Acerca da atuação do psicólogo nas equipes multidisciplinares para implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
A responsabilidade principal do psicólogo nas equipes multiprofissionais é contribuir para a transferência de tecnologias de gestão gerencialista de pessoas e de gestão social da saúde - dimensão a ser considerada na implantação das políticas de prevenção da saúde do trabalhador.
Acerca da atuação do psicólogo nas equipes multidisciplinares para implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue os itens subsequentes.
Na gestão da organização do trabalho, o foco da atuação do psicólogo será, exclusivamente, o reconhecimento das variabilidades individuais.
Em um mundo altamente competitivo e em transformação contínua, a gestão do conhecimento e a gestão por competências são buscas constantes das empresas, até mesmo em razão da sobrevivência e do sucesso. No que diz respeito a esse assunto, julgue o item abaixo.
A gestão do conhecimento está vinculada à decisão sobre o quão importante é o conhecimento crítico para a organização e que resultados ele poderá proporcionar; a gestão por competências procura substituir o levantamento das necessidades de treinamento por uma visão das necessidades do negócio e de como as pessoas poderão agregar valores à empresa.
A respeito de índice de rotatividade de pessoal e absenteísmo, julgue o item abaixo.
Rotação de pessoal e absenteísmo, assim como acidentes, queixas e reclamações, são aspectos interligados, daí a importância de uma avaliação integrada de gestão de pessoas para identificação das causas desses processos.
A teoria da expectativa é baseada no relacionamento entre o esforço (E) e o desempenho (D) do indivíduo e o desejo pelos resultados (R) associados com o alto desempenho. A expectativa D → R consiste em determinar se o desempenho
Em um programa típico de Desenvolvimento Organizacional, a etapa de retroinformação de dados e confrontação designa grupos de trabalho para
Idalberto Chiavenato menciona que recrutar e selecionar candidatos requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe à pessoa que irá executá–la. Quando o cargo não foi ainda preenchido, a situação se complica, pois requer uma visão antecipada da interação entre pessoa e tarefa. Quase sempre, as características individuais estão relacionadas com três aspectos principais: execução da tarefa em si; interdependência com outras tarefas e interdependência com
Um projeto ergonômico de uma empresa deve levar em conta parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho
Para Christophe Dejours (1994), em termos econômicos, o prazer do trabalhador resulta da descarga de energia psíquica que a tarefa autoriza, o que corresponde a uma
De acordo com Mischkinde Meltzeri Sirota (2005), são três os fatores que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima altamente positivo:
Em uma negociação entre companhias telefônicas, uma
comissão de empresas de serviço público e grupos de
consumidores sobre o preço das ligações interestaduais,
todas as partes concordam que o serviço telefônico universal
deve ser mantido. Esse acordo tornou-se a base
para um item da agenda em que os negociadores discutiriam
como o serviço universal poderia ser financiado.
Esse é um exemplo de abordagem para o desenvolvimento
de uma agenda de negociações, denominada
Texto para os itens de 51 a 61
Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha
primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove
anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos
relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento,
ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do
seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como
alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e
angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela
jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de
projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e
preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber
cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir,
à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e
das abordagens teóricas da psicologia.
A jovem estabeleceu relação simbiótica com sua mãe, sendo
esta a causa principal de sua dificuldade em desenvolver
protagonismo e autonomia, características essenciais para o
desenvolvimento da vida adulta.
Texto para os itens de 51 a 61
Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha
primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove
anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos
relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento,
ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do
seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como
alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e
angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela
jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de
projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e
preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber
cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir,
à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e
das abordagens teóricas da psicologia.
Dependendo da forma como foi adquirido, o comportamento
dependente da jovem poderá ser moldado em situações sociais,
conforme atestam teorias da psicologia comportamental.
Ainda com base no caso clínico apresentado e considerando o
Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais
(DSM-IV), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e
as abordagens psicoterápicas, julgue os itens subsequentes.
Em face dos sintomas apresentados pela jovem, é correto
afirmar que ela não apresenta transtorno da personalidade
esquiva.
Com base nas contribuições psicanalíticas, julgue os próximos
itens.
Neurose, psicose e perversão são possibilidades de
estruturação subjetiva decorrentes da maneira como o sujeito
lida com a função materna.