A propósito de mudança organizacional, assinale a opção correta.
Assegurado pela Constituição Federal e também
pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é
um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que
pretendem ter filhos e também quem prefere adiar
o crescimento da família. Acerca do Planejamento
Familiar é INCORRETO afirmar:
A terapia comportamental cognitiva como um conjunto de procedimentos clínicos de intervenção ............................ frente a transtornos psicológicos e/ou psiquiátricos em muito contribui para o tratamento de transtornos de humor (afetivos) unipolares: a ........................... Isoladamente, a terapia comportamental e a terapia cognitiva, ao mesmo tempo em que se desenvolviam proporcionaram, cada uma, .......................................................frente ao tratamento dos transtornos depressivos sem sintomatologia ............................, onde aspectos funcionais da depressão ou reguladores eram destacados. Complete as lacunas.
A terapia cognitiva comportamental para o tratamento de transtorno bipolar, é uma psicose bastante séria, conhecida por sintomas de oscilações de humor, requer sessões individuais, ao longo de um período de aproximadamente 6 meses. É sempre útil programar algumas sessões de reforço, após o período de tratamento ativo, a fim de facilitar a generalização. Qual é o mínimo aproximado de sessões no total da terapia?
É um sentimento demasiado de medo e aversão por algo ou por alguém. Frequentemente é tratada como uma patologia, considerada uma doença psicológica e que causa o medo mórbido, a repulsa e a angústia intensa de algo específico, um lugar, uma condição, um sentimento, é a definição de:
Relacione as alternativas abaixo com o modelo das abordagens terapêuticas interpretadas a seguir:
I- GESTALT-TERAPIA
II- COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
III- JUNGUIANA
IV-PSICODRAMA
V- HIPNOSE
( ) Terapia personalizada. Nesse modelo a interação e a interpretação que fazemos do mundo são únicas. É feita sob medida para cada indivíduo.
( ) Investiga as crenças negativas que as pessoas possuem sobre si mesmas, ajudando o indivíduo a corrigi-las, usando questionamentos.
( ) Esse modelo é indicado para indivíduos com traços ou transtornos de personalidade que causam prejuízos em suas relações pessoais.
( ) Modelo de terapia focada no “aqui e agora", sem muitas interpretações sobre o passado. Trabalha com as experiências de corpo, sentimento, sensações, emoções, pensamentos, sonhos e fantasias.
( ) Modelo que dramatiza os papéis que o indivíduo desempenha em seu dia a dia. Papéis como pai, mãe, filho.
Sobre a linguagem egocêntrica nos
intercâmbios verbais com o adulto e os
intercâmbios entre crianças, analise o quadro sobre
os ditos de Hans no curso de seu quarto ano de
vida apresentado por Piaget:
No total, e sem distinguir as relações com adultos e
com crianças, o coeficiente de egocentrismo passa,
no curso do quarto ano de vida, de:
Ao tratar da relação entre a teoria sociocultural e a educação escolar, Cubero e Luque partilham da opinião de que a construção do conhecimento na sala de aula é um processo social e compartilhado. E nesta perspectiva, o professor atua como guia para a aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo em que participa, junto com eles e lhes oferece vários tipos de ajuda, quais sejam: I Constrói pontes do nível de compreensão e de habilidade do menino e da menina até outros níveis mais complexos. II Estrutura a participação das crianças, manipulando a apresentação da tarefa de forma dinâmica, ajustando-se às condições do momento. III Transfere gradualmente o controle da atividade até que o próprio aluno seja capaz de controlar por si mesmo a execução da tarefa. IV Participa de atividades de lazer fora dos horários de sala de aula para promover a interação intergrupal e interpessoal. Dos itens mencionados, estão corretos somente:
Ao tratar a aprendizagem escolar do ponto de vista do aluno, Caban apresenta os enfoques de aprendizagem propostos por Entwistle: I No enfoque profundo, a intenção é cumprir a tarefa realizando um mínimo esforço para memorizar e reproduzir a informação. PORQUE II No enfoque estratégico, a ênfase se centra em organizar o tempo e o esforço da maneira mais efetiva em função de como são percebidas as demandas de avaliação. Considerando-se o exposto, pode-se dizer que:
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e
o burnout são patologias que têm acometido
trabalhadores de algumas categorias profissionais.
Sobre essas patologias, assinale V para verdadeiro
e F para falso nas afirmativas:
( ) São consideradas características do burnout: a
exaustão emocional, a despersonalização e a
baixa realização profissional.
( ) O Transtorno de Estresse Pós-Traumático
(TEPT) pode ocorrer mesmo quando não houve
um evento traumático antecedente às
manifestações clínicas.
( ) São considerados sintomas do TEPT: sintomas
de rememoração involuntária, fenômenos de
evitação (esquiva), hipervigilância e
hiperexitabilidade.
( ) O burnout é uma síndrome de esgotamento
profissional que atinge exclusivamente
trabalhadores de educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
A Psicodinâmica do Trabalho (PDT), abordagem de
origem francesa preconizada por Christophe
Dejours, vem se desenvolvendo no Brasil, em
especial a partir dos anos 90. Sobre essa
abordagem teórica e metodológica, assinale V para
verdadeiro e F para falso nas afirmativas:
( ) A PDT é considerada uma abordagem Clínica
do Trabalho.
( ) A Organização do Trabalho (OT) constitui-se
como conceito relevante para análise em
psicodinâmica do trabalho, pois engloba e
articula o trabalho prescrito às vivências
concretas do real do trabalho.
( ) A PDT introduz as concepções de sofrimento
patogênico e sofrimento criativo, referindo que o
sofrimento no trabalho pode tanto se
intensificar, chegando ao adoecimento e até ao
suicídio, como pode ser criativo, conduzindo ao
sentido e prazer no trabalho.
( ) Na PDT a forma de reconhecimento
considerada mais relevante à atribuição de
sentido ao trabalho é o reconhecimento que o
trabalhador profere sobre seu próprio trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
O nexo causal entre os transtornos mentais e os
aspectos relacionados ao trabalho é um grande
desafio que se apresenta ao psicólogo. Sobre
situações em que é possível o estabelecimento do
nexo, assinale V para verdadeiro e F para falso nas
afirmativas:
( ) É possível estabelecer o nexo quando o
trabalho pode ser causa necessária para o
adoecimento. Por exemplo: casos de exposição
a substâncias tóxicas que podem comprometer
funções cognitivas e levar ao quadro de
transtorno orgânico de personalidade; ou a
exposição a um evento ou situação estressante
de natureza excepcionalmente ameaçadora que
pode desencadear o quadro de Transtorno de
Estresse Pós-traumático.
( ) É possível estabelecer o nexo quando o
trabalho pode ser fator contributivo, mas não
necessário, por exemplo, no caso de
esgotamento profissional em um contexto de
estresse laboral prolongado, que pode
desencadear a síndrome de Burnout ou a
neurose profissional, nas quais o trabalho pode
ser considerado fator de risco no conjunto de
fatores de risco associados à etiologia da
doença.
( ) É possível estabelecer o nexo quando o
trabalho se apresenta como provocador de um
distúrbio psíquico latente ou agravador de
doença já estabelecida. Nesse caso, mesmo a
doença já existindo previamente, pode ser
considerada como relacionada ao trabalho.
( ) É necessária atenção especial dos psicólogos
em relação ao trabalho desenvolvido pela
pessoa que está sendo atendida, para não
atribuir o problema de saúde apresentado pelo
trabalhador unicamente a fatores individuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
De acordo com Paul Spector (2005), avaliação de
desempenho é um processo de duas etapas, em que
primeira é a definição do que significa bom
desempenho (desenvolvimento do critério), seguida
pela implementação de um procedimento para
avaliar os funcionários, determinando o quanto eles
satisfazem tais critérios. A partir dessa perspectiva,
assinale V para verdadeiro e F para falso nas
afirmativas:
( ) As avaliações de desempenho podem ser
utilizadas para efeito de decisões
administrativas, desenvolvimento de feedback
aos funcionários e também na pesquisa para
determinar a eficiência das práticas e dos
procedimentos organizacionais.
( ) A Avaliação de Desempenho considera as
metas estabelecidas e os resultados
alcançados.
( ) O feedback é parte central do processo de
avaliação de desempenho.
( ) No feedback 360° o trabalhador é avaliado
exclusivamente por seu superior hierárquico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
Sobre a avaliação psicológica em Psicologia
Organizacional, assinale V para verdadeiro e F para
falso nas afirmativas:
( ) Os testes psicométricos podem ser utilizados
como uma medida de desempenho.
( ) Pode-se utilizar testes psicológicos, entrevista
psicológica, provas situacionais e dinâmicas de
grupo para a realização de uma avaliação
psicológica.
( ) No processo de seleção de pessoas, é
necessário o uso de instrumentos reconhecidos
pela comunidade científica e escolhidos com
base no perfil profissiográfico do cargo
pretendido.
( ) Os testes de personalidade são bons preditores
de riscos das situações de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:
De acordo com Guareschi (2008), a Psicologia
Social crítica surge trazendo como um dos seus
principais pressupostos de pesquisa o de mostrar a
falsa neutralidade do experimentalismo e o de
buscar desenvolver uma produção de conhecimento
em que o sujeito seja um agente ativo dessa
produção, mostrando, portanto, que não há
separação entre sujeito e objeto e
pesquisador/pesquisado. Podem ser considerados
aspectos priorizados nas pesquisas da Psicologia
Social crítica:
I. O ser humano na contemporaneidade.
II. Investigação de contextos históricos, sociais,
econômicos e culturais dos sujeitos pesquisados.
III. Diálogos com áreas vizinhas, como a Sociologia,
Antropologia e Educação.
IV. Estratégias de mensuração de atitudes.
V. Atração e repulsa interpessoal.
Assinale a alternativa correta: