No desenvolvimento das psicoterapias, os princípios de ideias fictícias, aspiração à superioridade, sentimento de inferioridade e de compensação, interesse social e estilo de vida, pertencem à psicologia individual de
O tempo despendido para completar os desenhos do teste HTP pode fornecer informações valiosas acerca dos significados dos objetos desenhados.
Os obsessivos-compulsivos, por exemplo, levam muito tempo por causa da sua tendência a produzir meticulosamente todos os detalhes relevantes.
O fato de o indivíduo não desenhar dentro de 30 segundos após receber as instruções é indicativo de:
No texto O mal-estar na civilização, uma técnica referida por Freud para afastar o sofrimento recorre a:
Segundo Denise Maurano, em seu livro A transferência, foi observando os impasses que levaram ao fracasso de Breuer no tratamento de Anna O. e investigando os afetos suscitados na relação da paciente com o médico que Freud percebeu a chave da invenção do método psicanalítico denominado:
Para a psicologia das organizações, as principais causas do absenteísmo numa organização são:
I. uma precária integração do trabalhador com as tarefas que lhe correspondem.
II. a diminuição da produtividade e, consequentemente, no lucro da organização.
III. problemas de transporte para que o empregado chegue ao seu trabalho.
IV. cúmplices ambientais internos, como cantinas, cafezinhos e áreas de lazer.
Para um comportamento em grupo mais eficaz, algumas tarefas e etapas são necessárias, entre elas estão:
Os profissionais da Psicologia em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos, entre outras tarefas, realizam psicodiagnósticos. Pode-se dizer que avaliação psicológica é um conceito muito amplo, desta forma, psicodiagnóstico se caracteriza como:
Referente às dinâmicas de grupos, qual teórico foi o precursor desta prática, assinale a alternativa CORRETA:
Conforme o disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005), é responsabilidade do mesmo:
Leia atentamente:
Desde os primeiros dias do desenvolvimento da criança, suas atividades adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, e sendo dirigidas a objetivos definidos, são refratadas através do prisma do ambiente da criança. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Essa estrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social. Analise as assertivas:
I. A importância das trocas entre os parceiros como momentos significativos no processo ensino-aprendizagem remete, à psicologia sócio-histórica.
II. É possível abordar a relação entre sujeito e objeto que se desenvolve na escola sem discutir seu papel enquanto promotora do conhecimento, tendo em vista seu lugar secundário.
III. De acordo com uma concepção sócio-histórica, a história de nossa vida caminha de forma a processarem todos uma história de vida integrada com outras muitas histórias que se cruzam naquele momento.
Assinale:
Alguns pesquisadores internacionais acreditam que um número significativo de crianças em idade escolar é diagnosticado com TDAH quando, na realidade, pode ser que sejam muito jovens para a série em que estão. Ou podem ter outras desordens parecidas com o TDAH. Um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde diz que, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos, o Brasil era, em 2010, o segundo maior consumidor de ritalina do mundo.
Leia e analise:
I. A ritalina, continua sendo um dos tratamentos mais usados em vários países para tratar o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e seu principal componente, o metilfenidato, da família das anfetaminas, tem a propriedade de estimular a concentração e reduzir a impulsividade.
II. No Brasil, a discussão sobre consumo excessivo da droga entre crianças ainda não ocorre.
III. Há estudiosos que consideram que esse transtorno está sendo diagnosticado de forma excessiva e que outros fatores são ignorados.
Assinale:
De acordo com o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (Resolução CFP N 007/2013), o psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. Ainda sobre esse tema, analise as assertivas a seguir.
I. Torna-se imperativo a recusa, sob toda e qualquer condição, do uso dos instrumentos, técnicas psicológicas e da experiência profissional da Psicologia na sustentação de modelos institucionais e ideológicos de perpetuação da segregação aos diferentes modos de subjetivação.
II. Na elaboração de documento, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
III. A comunicação deve apresentar como qualidades: a clareza, a concisão e a harmonia.
Assinale:
Leia e analise com atenção, tendo como referência as resoluções e outras normativas do Conselho Federal de Psicologia.
I. Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica.
II. O prazo de arquivamento de material proveniente de avaliação psicológica poderá ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.
III. Em caso de extinção de serviço psicológico, o psicólogo deve guardar os documentos em sua residência por tempo indeterminado.
Assinale:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069 de 1990, o poder familiar será exercido:
Leia com atenção as assertivas que versam sobre o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
I. O psicólogo não necessita preocupar-se com as relações de poder nos contextos em que atua, em razão de exercer trabalho neutro e científico, como recomenda o Código de Ética Profissional.
II. O psicólogo deve receber, pagar remuneração ou porcentagem por encaminhamento de serviços.
III. Ao psicólogo é vedado prolongar, desnecessariamente, a prestação de serviços profissionais.
Assinale: