Freud ao longo da construção de sua teoria, a Psicanálise, teve como principal método de investigação os Estudos de Casos Clínicos. Um de seus estudos mais famosos foi o caso Ana O. referente a sua paciente Berta Pappenheim. Sobre a Teoria Psicanalítica de Freud, assinale a opção FALSA:
Quando o Sir Walter Raleigh introduziu o tabaco das Américas na Inglaterra, o Rei Jaime I escreveu em 1604: “um costume repugnante aos olhos, detestável ao nariz, nocivo ao cérebro, perigoso para os pulmões, e parecendo esse fumo preto, fedorento, a horrível fumaça infernal do abismo sem fundo”. Ainda hoje, apesar de diversas políticas de Saúde Pública, o Tabagismo ainda permanece como um problema de saúde pública, sendo um dos focos de estudo e intervenção da Psicologia da Saúde. É FALSO afirmar:
A prática de psicoterapia de grupo exige mais do terapeuta em recursos técnicos e teóricos do que a psicoterapia individual. Sobre a prática de psicoterapia de grupo é CORRETO afirmar:
I- Recomenda-se que o tempo de duração de uma psicoterapia de grupo seja de 120 minutos para possibilitar que todos os seus membros falem.
II- O paciente monopolizador é menos preocupante do que o silencioso, pois o silêncio do último indica uma insatisfação com o processo do grupo.
III- A existência de subgrupos é algo sempre maléfico ao grupo por possibilitar um processo de exclusão de membros.
Assinale a opção CORRETA:
Tendo em vista as características próprias de cada indivíduo, um dos grandes desafios para os profissionais de recursos humanos é:
Cada contexto histórico-político teve sua psicopatologia, ou seja , suas tentativas de "decompor" o sofrimento psíquico em seus elementos de base para compreendê-los, classificá- los, estudá-los e tratá-los. Assinale a alternativa que apresenta estudiosos que se dedicaram a essa tarefa.
De acordo com Canguilhem, "Não existe fato que seja normal ou patológico em si. A anomalia e a mutação não são, em si mesmas, patológicas. Elas exprimem outras normas de vida possíveis. Se essas normas forem inferiores às normas anteriores, serão chamadas patológicas. Se, eventualmente, se revelarem equivalentes - no mesmo meio - ou superiores - em outro meio - serão chamadas normais". Esse trecho exprime algumas ideias que levaram o autor a propor o conceito de:
A noção de equipe está associada à realização de tarefas, de trabalhos compartilhados entre indivíduos que de seu conjunto de coletivo extraem o sucesso para realização pretendida. São condições para um bom trabalho em equipe multidisciplinar:
São considerados desafios para a Política Nacional de Saúde do Idoso o( a):
Na atuação em instituições de Educação, os psicólogos necessitam de subsídios teóricometodológicos que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, considerando as diferenças individuais e a promoção da inclusão. Nessa perspectiva, analise as seguintes assertivas:
I. Mesmo sem laudo emitido por profissionais externos, a Instituição Federal de Ensino pode fornecer planos de estudo adaptados às necessidades especiais na aprendizagem.
II. É importante que o psicólogo escolar concentre seus esforços no diagnóstico e tratamento dos transtornos da aprendizagem.
III. Educação Especial e Educação Inclusiva podem ser considerados conceitos equivalentes, pois, em ambos, existe uma iniciativa de assegurar condições de aprendizagem para estudantes com necessidades educacionais especiais.
IV. O termo "Pessoa com Deficiência" é mais adequado que "Pessoa Portadora de Necessidades Especiais" para referir-se aos sujeitos com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) assertiva(s) CORRETA(S):
Considerando a concepção, elaboração e realização de projetos de pesquisa em Psicologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) As perspectivas com viés crítico afirmam que pesquisa e política são indissociáveis. Essas abordagens são usadas na pesquisa educacional, inclusive na interface com a Psicologia.
( ) O termo "experimento verdadeiro" é utilizado equivocadamente nas pesquisas quantitativas, uma vez que não há verdade absoluta em nenhuma pesquisa.
( ) No método quantitativo, não existe interferência da subjetividade do pesquisador.
( ) Ao elaborar um projeto de pesquisa, é fundamental encontrar a(s) perspectiva(s) teórica(s) por trás da metodologia a ser empregada. Quanto mais perspectivas forem usadas, mais embasada será a pesquisa.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Sob a perspectiva do pensamento sistêmico, a escola é um sistema aberto, ou seja, os comportamentos de uma pessoa influenciam e, concomitantemente, são influenciados pelos comportamentos de todas as outras pessoas que participam desse sistema. Nessa linha de pensamento, o desenvolvimento humano pode ser entendido pelo Modelo Bioecológico proposto por _______ , que busca uma visão mais integrada do ser humano, de seu contexto, de sua história de vida, das rotinas e processos de seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
Promover a qualidade de vida dos servidores é um dos objetivos estratégicos do Instituto Federal de Santa Catarina. De acordo com Lipp, 1996, os estudos e as publicações sobre stress e seus efeitos abrangem não só as consequências do stress no corpo e na mente humana, mas também suas implicações para qualidade de vida da humanidade.
Associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com as definições de estresse e agentes estressares apresentadas abaixo.
I. É um processo temporário de adaptação que compreende modificações físicas e mentais.
II. sentimentos como perda, medo, ira, entre outros, ou acontecimentos como casamento, divórcio, mudanças (de casa, escola, cidade, etc.), em que o componente afetivo se faz mais proeminente.
III. são avaliados como ameaçadores à integridade do indivíduo ou a seu patrimônio (físico ou psicossocial), tais como a iminência ou a vivência de um assalto, envolvimento em uma discussão, seleção a um emprego, provas, etc.
IV. são provenientes do ambiente externo tais como ruídos, frio ou calor intenso e/ou persistente, acidentes, fome, dor, etc., ou que interferem predominantemente no corpo do indivíduo, como excesso de exercícios físicos, alimentação pesada, utilização de drogas, etc.
( ) Estresss
( ) Estressares emocionais
( ) Estressares físicos
( ) Estressares cognitivos
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente a lacuna:
A ______, como princípio do SUS, é um desdobramento da ideia de universalidade, assegurando que a disponibilidade dos serviços de saúde considere as diferenças entre os diversos grupos de indivíduos. Desta maneira, ela consiste em “assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira" e afirma que “todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades."
Considere os itens a seguir sobre os Agentes Sociais que atuam em Consultórios de Rua:
I - Profissional de nível médio que desempenhe atividades que visam garantir a atenção, a defesa e a proteção às pessoas em situação de risco pessoal e social, assim como aproximar as equipes dos valores, modos de vida e cultura das pessoas em situação de rua;
II - É necessário ter habilidades e competências para: trabalhar junto a usuários de álcool, crack e outras drogas, agregando conhecimentos básicos sobre Redução de Danos;
III – São profissionais que devem ter habilidade de realizar atividades educativas e culturais; dispensação de insumos de proteção à saúde; encaminhamentos/mediação para Rede de Saúde e intersetorial; acompanhar o cuidado das pessoas em situação de rua.
Está correto o que se afirma em:
Sobre o Relato de Caso ao final da Entrevista em Saúde Mental, considere os itens a seguir:
I - Ao final da entrevista, forma-se o esboço do caso na mente do entrevistador. O estado mental foi observado durante toda a coleta dos dados, surgindo, dessa forma, a síntese do estado mental do paciente para o profissional;
II - O relato do caso por escrito deve conter, de preferência, as palavras entendidas pelo entrevistador traduzindo os dizeres interpretados do paciente e, também, relatos dos informantes ao descrever os sintomas mais relevantes do paciente;
III - O uso de termos técnicos deve ser sóbrio e proporcional ao grau de conhecimento que o profissional obteve do caso. Já a caligrafia deve ser legível, e o estilo, claro, preciso, com frases e parágrafos curtos.
Está correto o que se afirma em: