“O cérebro trabalha melhor, o pensamento é mais lúcido, o humor mais alegre e a vulnerabilidade à doença diminui se estivermos fisicamente em forma” (Diamond, 2007, p. 153). O desenvolvimento humano trata-se de ciclos que perpassam por uma construção social. Além disso, estudar como o ser humano se desenvolve ao longo de suas idades pressupõe realizar conexões constantes entre desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial. Sobre os principais desenvolvimentos típicos dos ciclos de vida do ser humano, é correto afirmar:
O art. 7º, inciso XIV, da Lei 8.080 de 1990, traz que um dos princípios da referida Lei é a organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros:
A American Psychological Association (APA) elaborou, em 2004, um conjunto de recomendações para os psicólogos adequarem sua assistência à população mais velha.
Em 2013, diretrizes revisadas foram adotadas pela APA (2014), Em relação aos complementos que incentivam os psicólogos podemos citar alguns deles:
Ao observar crianças de 4 anos conversando entre elas, verifica-se que cada uma pode emprestar definições diferentes às mesmas palavras, e que não procuram avaliar essa diferença. Verifica-se a mesma coisa no jogo de regras: cada uma segue as suas próprias, sem parecer sentir necessidade de regular as diferentes condutas a partir de uma referência única. Piaget, define esta fase como:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, ao psicólogo é vedado:
“Pode-se dizer que existe, mas não é dito, porque não é percebida a sua existência por quem o detém. Podemos pensar em pessoas que não se identificam com o trabalho que executam, mas não têm consciência disso, então chegam atrasados todos os dias, faltam ao trabalho por adoecerem frequentemente, sem aparente razão para a incidência de doenças. O conflito está lá, mas escondido, não é percebido nem sentido ainda."
Com relação aos tipos de conflitos grupais, o texto discorre sobre:
Considere a tabela a seguir sobre os tipos de estereótipos e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Assinale a alternativa INCORRETA sobre alguns passos mínimos para se fazer avaliação psicológica:
Os Transtornos de Ansiedade são as enfermidades mentais que ocorrem com maior frequência na população geral. Sendo a Fobia Específica uma dessas enfermidades, assinale a alternativa CORRETA sobre um critério diagnóstico desse transtorno:
Responda verdadeiro “V” ou falso “F” com relação à Teoria da personalidade Rogeriana: ( ) A teoria da personalidade rogeriana tem como postulado fundamental a tendência atualizante. Para Rogers este conceito corresponde à seguinte proposição: "todo organismo é movido por uma tendência inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolvê-Ias de maneira a favorecer sua conservação e seu enriquecimento." ( ) Rogers acredita que todo ser humano tem um potencial de crescimento pessoal natural, que lhe é inerente e que ocorrerá desde que lhe sejam dadas as condições psicológicas adequadas para tal. ( ) Para Rogers, "o indivíduo não possui dentro de si recursos para a autocompreensão, para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo". Esse ponto de vista leva a Abordagem Centrada na Pessoa a ter como hipótese central a concepção de natureza humana como fundamentalmente desconstrutiva e autorreguladora. Agora, assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por
Compreender o conceito de Tendência Atualizante é fundamental para entender a base da Psicoterapia Humanista Centrada na Pessoa. Das alternativas a seguir, assinale a que melhor demonstra esse conceito.
Sobre as Teorias do Desenvolvimento apresentadas nas proposições a seguir.
I. Psicogenética (Piaget).
II. Psicossocial (Erikson).
III. Histórico-cultural (Vygostky).
É CORRETO apenas o que se afirma em:
A respeito de Alienação Parental, é CORRETO afirmar sobre sua origem:
Para Piaget “Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores.” (Piaget, 1964/1987, p. 13). Durante o banho João diz que o sabonete está cansado, pois mergulhou na banheira. Quando os pais estão conversando, João chora e cria situações para que interrompam a conversa e deem total atenção para ele. Pedro, por sua vez, espera a sua vez para falar, presta atenção ao diálogo dos pais, mas não consegue compreender a discussão dos pais sobre o futuro do país de como será a economia e as possibilidades de reformas políticas. O estágio do desenvolvimento cognitivo em que João e Pedro se encontram é, respectivamente,