Os grupos terapêuticos passam a ser cooperadores da eficácia terapêutica de seus membros, no momento em que:
Um analista do setor financeiro de uma empresa foi encaminhado ao setor de Psicologia dessa empresa. Segundo seu superior hierárquico, o analista vinha apresentando poucos resultados no trabalho e estava desmotivado. Tal analista relatou que, nos últimos oito meses, tem sido constrangido repetitivamente por seus colegas que direcionam a ele e-mails e bilhetes hostis, o que o faz se sentir moralmente assediado. Considerando o caso em questão, assinale a alternativa correta acerca do assédio moral no trabalho.
Acerca das características individuais que facilitam a aprendizagem e sua transferência, assinale a alternativa correta.
A respeito dos vínculos dos indivíduos com a organização, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as assertivas, acerca da Psicodinâmica do Trabalho, e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O trabalho assume um papel fundamental na construção do sujeito, mediando o inconsciente e o campo social, o singular e o coletivo.
II. O sofrimento no trabalho não se resume ao sofrimento patológico, é também origem da mobilização da inteligência no trabalho.
III. A clínica em Psicodinâmica do Trabalho é feita em sessões individuais com os trabalhadores voluntários, privilegiando o cuidado ético no trato das informações.
IV. O método preconizado se desenvolve basicamente em três etapas: pré-pesquisa, pesquisa e validação-refutação.
O Sistema de Classificação de Bloom facilita o planejamento, a execução e a avaliação de ações voltadas à aprendizagem nas organizações. Sobre a taxionomia de objetivos cognitivos, é correto afirmar que
Sobre a utilização de testes no processo psicodiagnóstico, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Os testes psicológicos, por serem padronizados, refletem a objetividade que outras técnicas e ferramentas não possuem. Outra vantagem em sua utilização diz respeito à sua eficiência relacionada ao tempo e ao custo.
II. Por terem validade científica, os testes não são capazes de rotular as pessoas e, muito menos, fornecer resultados equivocados.
III. Comumente, os testes psicológicos são divididos em psicométricos e projetivos. O primeiro refere-se àqueles que se fundamentam na descrição linguística e nas interpretações qualitativas da amostra estudada, já o segundo é aquele que se fundamenta da teoria da medida, utilizando-se de números para descrever os fenômenos psicológicos.
IV. Há também os testes considerados expressivos, nos quais há o envolvimento de cópia de modelos ou repetição de traçados. Um bom exemplo de teste expressivo é o Palográfico.
V. Os testes escolhidos para uma específica situação de testagem devem ser adequados à demanda, independendo de idade e escolarização.
As equipes em que cada um dos membros é elemento estimulador aos demais, colocam em primeiro lugar os interesses dos clientes, fazendo com que os resultados esperados pela organização sejam alcançados, são denominadas equipes
A teoria que postula que a psicopatologia resulta da ausência de coragem, de sentimentos exagerados de inferioridade e de um desenvolvimento social subdesenvolvido é conhecida como
Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente medidas sócio-educativas. Marque a opção INCORRETA:
A paranoia é uma psicose, caracterizada por um sistema delirante e durável no qual o comportamento manifesto expressa:
O DSM-IV define e classifica os transtornos da aprendizagem em uma categorização. Sobre esses transtornos, é INCORRETO afirmar:
Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica em embasamento teórico, pois os aspectos conceituais dão o suporte à prática do ensinar e aprender. A psicopedagogia recorre a outras áreas. Julgue, sobre o assunto, as proposições abaixo:
I- Para Paín (1987) “nesse lugar do processo de aprendizagem coincidem um momento histórico, um organismo, uma etapa genética da inteligência e um sujeito associado a tantas outras estruturas teóricas, de cujas engrenagens se ocupam e preocupam a epistemologia, referimo-nos ao materialismo histórico, à teoria piagetiana da inteligência e à teoria psicanalítica de Freud, enquanto instauram a ideologia, a operatividade e o inconsciente".
II- Para Fernández (1985) “La epistemologia genética, así como el psicanalisis, som necessários para la teoria psicopedagógica". Portanto, tais teorias se confundem e se misturam.
III- Para Visca (1987) “A psicopedagogia foi se perfilando como um conhecimento independente e complementar, por assimilação recíproca das contribuições das escolas psicanalíticas, piagetianas e da psicologia social de Pichón-Rivière".
IV- As áreas destacadas de conhecimento respondem especificamente à problemática da aprendizagem humana, porém não fornecem meios para refletir cientificamente e operar no campo psicopedagógico.
Estão CORRETAS apenas
Sobre a elaboração de documentos escritos pelo Psicólogo, de acordo com a Resolução CFP n. 07 de 2003, analise as afirmativas e assinale com V as que julgar verdadeiras e com F as falsas.
( ) Atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas do acompanhante do atendido.
( ) Declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, como o registro de sintomas e estado psicológico.
( ) O Relatório ou Laudo Psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
( ) O Parecer é um documento que apresenta os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e a evolução do caso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do Psicólogo:
A. Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.
B. Sugerir serviços de outros Psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.
C. Fornecer, a quem de direito, informações pessoais, de pessoas, grupos e organizações a que tenha acesso no exercício profissional.
D. Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional.
E. Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefícios pessoais.
São CORRETAS quais alternativas: