Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6839 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Ainda segundo o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, (Resolução CFP N 007/2013) são documentos produzidos pelos profissionais psicólogos, exceto:

É um documento que visa a informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; b) Acompanhamento psicológico do atendido; c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários). Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos.

O texto versa sobre qual documento emitido por psicólogo?

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069 de 1990:

I. Considera-se criança, para os efeitos da Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

II. A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

III. As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

Marque:

Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10.741, de 2003:

I. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

II. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

III. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.

Marque:

Ao psicólogo, quando do exercício de suas funções profissionais, não é vedado:

A forma como o trabalho está organizado e o contexto em que está inserido determinam as exigências das atividades realizadas pelos trabalhadores visando alcançar os objetivos organizacionais. Para mapear as exigências requeridas em seus diversos níveis e graus ao longo do processo produtivo são necessárias informações referentes:

O psicodiagnóstico é um processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. Uma de suas etapas características é:

De acordo com art. 7º. do atual Código de Ética Profissional do Psicólogo, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos efetuados por outro profissional quando:

Um dos grandes problemas de saúde mental é a dependência química. Em 2015, o Ministério da Saúde elaborou um Guia Estratégico estabelecendo propostas para enfrentar esse problema. Com relação à proposta teórico-prática contida na obra citada, considere as seguintes afirmativas:

1 - O tratamento deve ser construído com usuários e familiares sem a definição de uma forma tipo.
2 - Há uma relação inversamente proporcional entre coerção e coesão social da comunidade.
3 - A resiliência aos problemas relacionados à droga está diretamente ligada a coerção social da comunidade.
4 - O profissional de saúde deve oportunizar a promoção do protagonismo do usuário em contraposição ao assistencialismo.

Assinale a alternativa correta.

O exame de estado mental, utilizado pela psiquiatria, descrito por Sadock no “Compêndio de Psiquiatria", é um instrumento útil para avaliação de pacientes em ambulatórios. Com relação à utilização desse instrumento e seus resultados, identifique como verdadeiras [V] ou falsas [F] as seguintes afirmativas:

( ) Os dados para análise do exame do estado mental são obtidos durante toda a entrevista e levam em consideração o vestuário do paciente.
( ) A sensopercepção é avaliada nesse exame e a despersonalização é uma de suas alterações.
( ) Ao constatar a presença de ideias fixas, falsas, não compartilhadas, o clínico, identifica a presença de um delírio.
( ) O exame do estado mental é completo, pois explora todas as áreas do funcionamento psíquico, demonstrando as evidências da doença mental.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Dunker e Kyrillos, ao analisarem a reforma psiquiátrica na Itália e também no Brasil, no trabalho, “Sobre a retórica da exclusão: a incidência do discurso ideológico em serviços substitutivos de cuidado a psicóticos”, demonstram os efeitos da ideologia e da política no destino do tratamento dos pacientes. Com base nesse trabalho, os autores:

O sofrimento inconsciente do adolescente manifesta-se de maneiras e intensidades diferentes, segundo, J. D. Nasio, em seu livro “Como agir com um adolescente difícil”. Enfocando esses aspectos, assinale a alternativa correta.

O desenvolvimento de uma criança pode ser avaliado através de escalas. O psicólogo que trabalha com crianças encontra várias formas de mensurá-lo. Sadock, em seu “Compêndio de Psiquiatria”, apresenta uma tabela adaptada da obra de Arnold Gesell, teórico americano do desenvolvimento infantil. Com base nos comportamentos esperados no desenvolvimento normal de uma criança apresentados na tabela de Sadock, assinale a alternativa correta.

A partir dos Princípios que norteiam as Políticas de Assistência Social entre eles: Universalidade, Direito a Dignidade da Pessoa, Equidade... referente as atuais questões de inclusão de crianças e adolescentes especiais, demandas de usuários também acolhidos pelo Programa de Atenção Integral a Familia-PAIF, é correto afirmar:

Maria tem 26 anos, mora sozinha e trabalha como agente de viagens. Os pais se divorciaram quando ela tinha 12 anos, pois seu pai era dependente de álcool e batia regularmente nela e na mãe. Maria tende a manter relacionamentos turbulentos, receia o abandono e não tem controle de suas emoções. Frequentemente demonstra comportamento suicida e/ou de automutilação: corta-se, queima-se ou agride-se. Maria muitas vezes age com extremismo, vai da raiva à depressão grave em pouco tempo, além de ser abatida com a sensação de vazio e ter dificuldades com sua própria identidade. Os sintomas descritos na situação hipotética correspondem ao Transtorno:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282