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Para a formação de profissionais com múltiplas habilidades, há a necessidade de uma política de desenvolvimento organizacional e um novo conceito de treinamento e desenvolvimento. Em face dessa afirmativa, julgue o item subsequente  

Os processos de retenção e de generalização da aprendizagem são incompatíveis com as condições de aprendizagem informal

A Avaliação da Necessidade de Treinamento (ANT) é uma etapa capaz de otimizar recursos em capacitação em uma organização. Assinale a alternativa que indica a sequência para um modelo de ANT em que essa etapa seja adequadamente executada.

Ao final de uma ação de capacitação, é necessário coletar informações quanto à efetividade desta, isto é, fazer a análise do alcance dos resultados obtidos com ela. É correto afirmar que a etapa de avaliação que mais oferece resposta quanto à efetividade da capacitação é a

Para decidir o conteúdo de uma Universidade Corporativa (UC), uma organização deve pautar-se principalmente

A organização pública Alfa está planejando um programa de desenvolvimento de pessoal baseado em competências. Para que tenha êxito, os responsáveis pelo programa devem considerar, conforme as orientações constantes nos Manuais de Gestão de Pessoas, as competências:

Assinale a opção que corresponde a sequência correta das etapas de um treinamento de habilidades de negociar:

Para ganhar competitividade e otimizar os respectivos processos de gestão, organizações de grande porte acabam investindo nas Universidades Corporativas (UC) para capacitar o próprio corpo de funcionários. Por essa razão, o currículo de uma UC está predominantemente voltado para

O processo de desenvolver pessoas engloba o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional. Sabe-se que esse processo implica conceder informação, propiciar aprendizagens, aquisição de conhecimentos e de comportamentos, com o objetivo de que as pessoas se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Na moderna gestão de pessoas, busca-se desenvolver esses processos com base no modelo de gestão por competências. Sobre esse modelo, é correto afirmar:

A abordagem sistêmica de treinamento envolve as seguintes fases:

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.

A análise das necessidades organizacionais visa ao exame do ambiente, dos recursos e das estratégias da organização, com vistas a avaliar como as variáveis políticas, sociais, econômicas e tecnológicas influenciam a disponibilidade de pessoas qualificadas para o trabalho.

No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.

A sinergia entre programas de educação corporativa e projetos sociais estimula a formação de atores sociais dentro e fora das organizações.

Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Independentemente da ação planejada para o enfrentamento da resistência prevista, é fundamental que essa questão seminal não seja diretamente tratada junto dos servidores, sob pena de que disso resultem conflitos que dificultem ainda mais a ampliação da oferta dos treinamentos a distância ministrados por instrutores internos.

Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens seguintes.

Para fins de treinamento, entre as competências de maior importância devem ser priorizadas aquelas que forem de maior domínio pelos servidores em relação às de que eles tiverem menor domínio.

Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.

Do ponto de vista da psicologia, a aprendizagem ocorre nos níveis individual, coletivo e organizacional, sendo as organizações ambientes de aprendizagem multinível.

No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.

O papel do coach é prover estímulos e conselhos que auxiliem o coachee a expressar potenciais não desenvolvidos em sua vida.

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