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Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Se a pesquisa-ação for a opção, então o processo de trabalho deverá considerar que análises situacionais devem subsidiar o planejamento, o monitoramento e avaliação das ações de mudança, que a pesquisa deve ser cíclica e repetitiva, que a reflexão deve permear todas as etapas de investigação e que os servidores podem ser obrigados ou cooptados a participar da pesquisa.

Julgue os seguintes itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

Ações de gestão do conhecimento realizadas por profissionais de uma instituição fazem parte do contexto dos programas educacionais para desenvolvimento de competências.

Julgue os seguintes itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

A identificação de lacunas de competências dos servidores para fins de treinamento deve ser realizada de maneira independente da avaliação de desempenho, para evitar desvio de finalidade.

Para se realizar um diagnóstico de necessidades de treinamento desenvolve-se uma pesquisa em três níveis: análise organizacional, análise das tarefas e análise

Sobre a avaliação das necessidades de treinamento, assinale a alternativa correta.

Um programa de treinamento comportamental deve ter uma avaliação de sua eficiência, que necessita considerar dois aspectos: verificar se o treinamento produziu as modificações desejadas no comportamento dos empregados e se os resultados do treinamento apresentam relação com o alcance das

Uma das condições necessárias para o estabelecimento de um contexto capacitante, essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e para a aprendizagem organizacional, consiste no fortalecimento da

Na avaliação de programas de treinamento, a avaliação de impacto mede

Treinamento, segundo Chiavenato, é um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Assim, o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. Com a realização do treinamento, funcionário e empresa ganham com a aprendizagem que irão adquirir durante este processo. O treinamento dentro de uma organização percorre um processo cíclico e contínuo que compõe quatro etapas. As etapas do treinamento são:

Leia o seguinte trecho de artigo de revisão e responda à

pergunta que se segue.

Esta forma descrita de avaliação de treinamentos

denomina-se Modelo

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

Para identificar os efeitos diretos e indiretos dos

conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no trabalho

e nos resultados da organização, os psicólogos avaliam o

aprendizado e o comportamento resultantes dos treinamentos.

Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber

e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação

continuada.

O treinamento pode ser considerado uma ação intencional e planejada para aquisição e modificação do desempenho no trabalho.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

Na hipótese de um psicólogo determinar os resultados que

espera serem atingidos em um programa de treinamento, é

correto afirmar que os objetivos instrucionais foram

estabelecidos para a ação de aprendizagem.

Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber

e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação

continuada.

O Modelo de Avaliação Integrado Somativo (MAIS), utilizado como referência para o desenvolvimento do plano de gestão de treinamento, desenvolvimento e educação, contém como componentes e indicadores os moderadores de cenário, as ações, os insumos e os sistemas e processos.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

Ao analisar tarefas e identificar o ambiente, as estratégias e os

recursos para se determinar onde, quem e o que precisa ser

treinado nas organizações, o psicólogo realiza levantamento de

necessidades de treinamento.

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