Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo
Em sua obra, Vigotsky enunciou princípios que definem um aparelho conceitual a partir do qual se poderia pensar a psicologia. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento de Vigotsky.
I As funções mentais superiores não podem ser reduzidas a processos elementares, existindo diferentes níveis de funcionamento psicológico com características próprias e irredutíveis.
II O pensamento e a consciência não são uma emanação de características estruturais e funcionais internas, mas são, ao contrário, fortemente influenciadas por atividades externas e objetivas realizadas no ambiente social.
III Atividade é definida como uma unidade de análise que integra as características sociointerativas e individuais-cognitivas das condutas.
Assinale a opção correta.
Os estudos de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo lançam luz sobre o modo pelo qual as crianças percebem o mundo ao seu redor nas diferentes idades e estágios.
Considerando o estágio pré-operatório, segundo a teoria de Piaget, analise as características a seguir.
I. Animismo: atribuição de sentimentos humanos aos objetos;
II. Conservação: compreensão de que a quantidade permanece a mesma quando a aparência muda;
III. Egocentrismo: incapacidade de se colocar na posição de outra pessoa.
É (são) característica(s) do estágio pré-operatório:
Na teoria de Lev Vygotsky, a diferença entre o desempenho de uma criança sozinha e o desempenho do mesmo infante sob orientação de um adulto é explicada pelo conceito de:
Para Piaget, o estágio sensório-motor se caracteriza por ocorrer:
O psicólogo suíço Jean Piaget, importante teórico da Psicologia do Desenvolvimento, explica que o conhecimento em si constitui um repertório de ações físicas ou mentais, tais como olhar para algo ou segurar alguma coisa de determinada maneira, ou categorizar essa coisa, mentalmente, como uma bola, ou denominá-la com a palavra bola, ou compará-la com outra coisa. Piaget usou o seguinte termo para referir-se a tais ações:
Enumere conforme as especificações abaixo:
1- John Broadus Watson.
2- Jean Piaget.
3- Burrhus Frederic Skinner.
( ) Foi o fundador do movimento comportamentalista
e definiu a Psicologia como um ramo objetivo e
experimental das ciências naturais. Para ele, embora
o comportamento humano seja mais refinado, ele
pode ser explicado pelos mesmos princípios que o
comportamento de qualquer animal.
( ) Segundo esse pesquisador, aprendemos quando
ganhamos uma compensação por ter realizado
uma determinada ação. Assim, por exemplo, se
uma criança pequena, ao ceder um brinquedo
para a outra, é elogiada e beijada pela mãe ou
pela professora, sua tendência será repetir esse
comportamento, demonstrando ter aprendido uma
conduta socialmente aceita.
( ) Foi um incessante estudioso do desenvolvimento
humano que realizou uma carreira científica
extraordinariamente fecunda. Nasceu em
Neuchâtel, Suíça, em 1896 e morreu em 1980, aos
84 anos de idade. Desde criança, interessou-se por
questões científicas.
( ) Em seu início de carreira, interessou-se pela
Psicanálise e mudou-se para Paris, onde foi
convidado por Simon a fazer a padronização do
teste de inteligência de Binet e Simon (o famoso
QI).
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta, de cima para baixo:
Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia
e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
No que se refere aos estágios de desenvolvimento, a crise psicossocial de confiança básica versus desconfiança proposta por Erikson pode ser equiparada à fase oral postulada por Freud.
A emergência da discussão em torno da inteligência emocional desenvolveu-se juntamente com o avanço da neurociência que fundamentou muitas das assertivas em torno do modelo proposto por Goleman. Nesse modelo, são fundamentais quatro aspectos básicos denominados de domínios genéricos. Entre esses domínios EXCETUA-SE:
A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
A construção de relacionamentos significativos e a
possibilidade de equilibrar a vida pessoal, profissional e
familiar são fatores que enriquecem o processo de
desenvolvimento do potencial humano, especialmente no caso
de mulheres.
A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Atualmente, há uma tendência de desconstruir a ideia de que
a adolescência é uma fase do desenvolvimento marcada por
tensões e conflitos provenientes de alterações cognitivas,
sociais e de perspectiva de vida.
Leia as alternativas quanto à Dependência Virtual de Role-playing Games:
I- Apesar dos sintomas de abstinência não estarem presentes, são muito frequentes: mudança de humor, saliência e conflitos interpessoais familiares.
II- Adolescentes manifestam a tendência de não se distinguir do seu avatar, o que deve ser considerado na prática clínica, mesmo que também haja aspectos positivos quanto ao senso de eficácia e de autoestima.
III- A natureza complexa dos MMORPGs, incluindo o seu caráter constante, pois o jogador continua existindo mesmo desconectado, é um fator que influencia diretamente à presença prolongada e diária no jogo.
IV- Autoestima e autoeficácia mais baixas são fatores psicológicos fundamentais das propriedades dos jogos e da realidade virtual em si que predispõe à dependência.
Assinale as alternativas INCORRETAS:
Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia
e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
De acordo com a abordagem psicossocial eriksoniana, a saúde mental é garantida se os conflitos psicossociais de base forem resolvidos até a fase da adolescência, dado o período de maturação biopsicossocial necessário para a formação da personalidade.
Sobre a dimensão psíquica do envelhecimento na sociedade contemporânea, em uma perspectiva histórico dialética e subjetiva, assinale a alternativa correta.
Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia
e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Conforme a teoria psicossocial de Erik Erikson, os indivíduos desenvolvem-se determinados pelas pulsões sexuais e por aspectos socioculturais.