O eixo autonomia na escola é parte da determinação do Banco Mundial para a descentralização da política educacional no Brasil. Essa política está sendo proposta, principalmente, por intermédio do projeto de repasse de dinheiro para a escola (PERONI, V. Política educacional e papel do estado, 1990). Neste sentido é correto afirmar que:
I - O Programa Dinheiro direto na escolaPDDE, do fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) visa ao repasse direto, às escolas públicas de ensino fundamental e a organização não governamentais sem fins lucrativos que atuem com educação especial, de “dinheiro para custeio e manutenção de suas atividades”.
II - Os recursos para financiar esse programa são provenientes do salário-educação e são distribuídos pelo FNDE de acordo com o número de alunos do estabelecimento (BRASIL, 1997c).
III - Com esse dinheiro a escola pode adquirir material permanente, fazer a sua manutenção e conservação, capacitar e aperfeiçoar os profissionais da educação, fazer avaliação da aprendizagem, implementar seu projeto pedagógico e desenvolver atividades pedagógicas diversas.
IV - Para se ter acesso a esse programa as escolas têm de criar uma unidade executora, a qual, segundo a resolução no 3/97, é uma “entidade de direito privado, sem fins lucrativos, representativa da comunidade escolar (APMF, Conselho escolar, etc...)” Dentre os itens mencionados acima, estão corretos:
A reprovação traz prejuízos à sociedade, ao sistema de ensino, à escola e, principalmente, ao aluno. A Lei 9394/96 (LD(B), prevê várias alternativas para diminuir os elevados índices de reprovação, dentre elas pode-se destacar:
O Projeto PolíticoPedagógico (PPP) do Setor Litoral da UFPR tem como intencionalidade superar os pressupostos da modernidade e lançarse na construção de um projeto inovador e emancipatório. Diante da intencionalidade do PPP, você, servidor desta Universidade, deverá buscar:
O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que:
Com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), que prevê que os estabelecimentos de ensino elaborem e executem sua proposta pedagógica, deixou explícita a ideia de que a escola não pode prescindir da reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Assim sendo, o Projeto Pedagógico (PP) passou a ser objeto prioritário de estudo e discussão. Acerca desta premissa, NÃO é correto afirmar que:
A escola contemporânea precisa voltar-se para as novas realidades, ligar-se ao mundo econômico, político, cultural, mas precisa ser um baluarte contra a exclusão social. Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão da singularidade dos seres humanos. Considerando o enunciado, é correto afirmar que:
O Conselho Escolar é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na escola e sua implantação está prevista na atual Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/1996. Acerca disso, está INCORRETO afirmar que:
Para construir um currículo intertranscultural como fundamento da educação integral propõe-se:
I. Dar ênfase à diversidade cultural na organização de toda ação educativa, e essa diversidade carregar em si mesma diferentes divergências e múltiplas semelhanças.
II. Aplicar a prática do pragmatismo, ensinando os alunos um conceito de ciência que implica respostas certas e precisas, tanto nas práticas escolares quanto para a investigação empírica dos fatos que cercam estas mesmas práticas.
III. Ter uma visão de totalidade das ações propostas nos processos educativos, mesmo reconhecendo a complexidade dos mesmos, tendo como ponto de partida as pessoas, os coletivos humanos e as relações que se estabelecem entre si e com o mundo em que vivem.
IV. Educar e tentar superar as dicotomias que resultam da desinformação, do fundamentalismo de todo tipo, das incertezas ou das certezas absolutas no campo das ciências, das artes, da religião e da política.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Dentre as alternativas abaixo, qual a recomendada como critério a ser observado na organização sequencial dos conteúdos?
Qual das alternativas abaixo é incompatível em relação às formas de integrar o currículo?
Quando se fala sobre agentes de mudança, o profissional que pretende trabalhar neste contexto deve apresentar certas habilidades como:
Concepção que prioriza os processos de mudança e tem como visão de homem um ser produtor de si mesmo, um ser em transformação, um ser da práxis, que só pode ter lugar na história e a sua mediação é realidade material. Esta é a definição para pedagogia:
O processo de construção do conhecimento dentro do contexto atual exige que os profissionais sejam capazes de constantemente aprender a aprender. Elabore a sequência correta para a construção desta habilidade. 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.
I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.
II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.
III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.
IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.
São coerentes APENAS os procedimentos