De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,
As sugestões acima servem, mais especificamente, para trabalhar com os alunos o tema
Na publicação referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está escrito no item referente à caracterização da área de Geografia:
É importante lembrar que para La Blache a Geografia não era ciência dos homens, mas dos lugares. O lugar e a região eram sempre vistos como dimensões objetivas resultantes das interações entre o homem e a natureza. Atualmente a categoria de lugar, assim como a de paisagem estão sendo recuperadas pela nova Geografia, em uma nova dimensão.
Nesse sentido, na atualidade, o lugar, enquanto espaço apropriável para a vida, passa a incorporar, juntamente com a sua materialidade, especial e, principalmente,
A tabela periódica, elaborada por Mendeleiev, é um instrumento de estudo e organização dos elementos químicos. A história da construção desse instrumento vem sendo incorporada aos currículos de Ciências no Ensino Fundamental por associar o aprendizado de um dado científico às noções de natureza da ciência. Essa abordagem, que permite ensinar o processo pelo qual foi possível chegar ao modelo de tabela adotado hoje, está de acordo com o que sugerem os PCN, pois mostra a(o)
A transformação da escola historicamente conservadora e racional em escola reflexiva e emancipadora, é um processo em construção e não ocorre sem rupturas. Assinale a afirmativa INCORRETA:
A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo. Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora.
( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.
( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos.
( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno.
( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno.
A sequência está correta em:
Bourdieu e Passeron (1992), concebem a escola como uma instituição que consegue melhor do que qualquer outra, dissimular as suas verdadeiras funções sociais, o que motiva as classes dominantes a delegar-lhe cada vez mais o poder de seleção, como se ela fosse uma instância neutra. Referem-se eles, que a escola possui:
Pode-se considerar que a ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para 9 anos de duração se constitui:
Um bom Gestor deve:
A confiança é a essência de uma equipe coesa. Semela, é impossível trabalhar emequipe. A capacidade de prever o comportamento de uma pessoa com base na experiência passada é um aspecto da confiança. Na construção de uma equipe, confiança significa que os membros da equipe sabem que seus colegas não usarão sua vulnerabilidade contra eles. (Lencioni, 2009 ).Apartir de tais reflexões, podemos considerar que:
A comunicação é fato de primordial importância no contexto empresarial. Entretanto, neste ambiente há que se ter o cuidado de oferecer ao receptor o mecanismo de funcionamento do código damensagem, sob pena de prejudicar sua interpretação, assimcomo evitar a perda de tempo. Existe no processo de comunicação um problema a ser enfrentado que pode provocar distorções/barreiras entre gestores e funcionários. Estamos nos referindo:
O ser humano desde que nasce entra em processo de aprendizagem e esta se manifesta em diferentes espaços e momentos. Nesse contexto, o pedagogo empresarial tem um papel cada vez mais significativo em função da influência da ação educativa que exerce no contexto empresarial. Sua intervenção educativa se caracteriza pela:
Partindo do perfil necessário ao pedagogo que atua em empresa na sociedade atual, tomamos como referência as contribuições de Perrenoud (2000 e 2002) em que o autor destaca a importância de uma formação pautada no desenvolvimento de competências e habilidades. Apartir de suas ideias, pode-se inferir que uma das metas principais das organizações diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de resolução de situações problema. Considerando-se que, por outro lado, competência remete à ideia de pessoalidade, é necessário que o pedagogo empresarial compreenda que:
A pedagogia nas Empresas é uma das possibilidades de formação e atuação do pedagogo bastante recente no contexto brasileiro. Seu surgimento vincula-se à ideia de necessidade de formação dos recursos humanos.Desta forma:
O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico
oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a
de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências: