O Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP destaca que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à
interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender. Segundo as orientações dos PCNs, o currículo está sempre
em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.
É correto afirmar que os PCNs, 1º e 2º ciclos foram lançados no ano de:
O processo de elaboração de um projeto político-pedagógico (PPP) não se constrói sem a participação do coletivo da escola, seus
agentes sociais e uma direção política consciente do papel da escola na contemporaneidade. A estudiosa Ilma Passos (2002) afirma que a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Assinale a ÚNICA opção que não contém um desses princípios.
A prática pedagógica de uma professora que trabalhe com os fundamentos da Pedagogia de Célestin Freinet contemplará, além do
princípio da cooperação que exige a criação de um ambiente na sala de aula em que existam elementos mediadores na relação professor-aluno, tendo um caráter emergente e participativo, o uso de técnicas criadas por ele e que até hoje são trabalhadas no Brasil.
Marque a opção que contém apenas as técnicas desenvolvidas por Freinet.
Conforme Ferreira (2010) os componentes não manuais são muito importantes ao lado dos parâmetros primários e secundários. Assim a expressão facial ou o movimento do corpo tem sua importância para diferenciar significados, neste caso marque os exemplos abaixo em que suas diferenças são dadas apenas pelos componentes não manuais.
Marque abaixo a afirmativa correta. Na Libras quando numa narrativa existem mais de duas pessoas como estas podem ser representadas no discurso:
Na Língua Brasileira de Sinais, assim como nas demais línguas de sinais existentes no mundo a realização de Sinais no espaço possibilita que as relações sintáticas aconteçam, pois desta forma, produzem – se os textos em Libras. Assim o valor semântico de cada sinal dependerá:
Nas línguas de sinais os classificadores utilizam configurações de mãos que representam alguma propriedade física de uma classe. Na Libras encontramse os seguintes tipos de classificadores:
O sujeito desta sentença é omitido, é um argumento implícito, porque, em LIBRAS, assim como em português, o sujeito em geral é pressuposto pelo contexto ou, quando referindo-se à primeira pessoa é sempre pressuposto como conhecido pelo interlocutor. Assim, se no contexto não está evidente que uma outra pessoa além da primeira deve ser o sujeito, este será a primeira pessoa. Então, apesar de estarem explícitos apenas o verbo e o objeto da segunda sentença, sabemos que a ordem é SVO. Estes dados reafirmam nossos estudos anteriores, assim como o fato de que quando temos um verbo flexionado na sentença a ordem é muito restrita. Assinale a sentença que melhor se encaixa de acordo com o descrito acima:
Sobre as políticas públicas para o surdo no Brasil, analise as seguintes sentenças: I-O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura a educação aos deficientes como obrigação do Estado e ao se considerar também o inciso IV, nota-se que esta educação deve se iniciar logo após o nascimento. No que se refere à criança surda é primordial às que nascem em lar de ouvintes em que os pais não têm a Libras como sua segunda língua, que iniciem a vida escolar ainda na sua tenra idade em escolas que ofertem a elas a língua de sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. II-A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 58, define a educação especial e especifica como deve ser esse atendimento e, reforça, também, o fato de que ele deve acontecer desde a mais tenra idade da criança; e, em seu artigo 59 estipula métodos e técnicas para esse atendimento. III- Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao longo de seu texto, faz menção à inclusão de alunos com necessidades especiais e define as adaptações curriculares. Referente ao aluno surdo as adequações são inúmeras, sendo de suma importância a que se refere à dificuldade de comunicação e à importância da utilização da língua de sinais. Há a específica observância quanto às singularidades linguísticas que o aluno surdo possui para a comunicação e expressão, sendo, para tanto, necessários métodos diferenciados e direcionados para seu ensino e aprendizagem. IV-A lei de nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, institui o dia 26 de setembro como o Dia Nacional dos Surdos, data em que foi criada, no Brasil, a primeira escola para surdos, o Imperial Instituto de Surdos Mudos, hoje, Instituto Nacional de Educação para Surdos – INES. Estão corretas as sentenças:
A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS,
assim como as línguas orais, também apresenta
unidades mínimas, que se combinam para a
formação de elementos com signifi cado. Nas
línguas de sinais, as confi gurações de mãos
juntamente com as localizações em que os sinais
são produzidos, os movimentos e as direções são
as unidades menores que formam as palavras.
Alguns sinais apresentam apenas um traço
distintivo, ou seja, modifi cação em apenas uma
unidade que implica em mudança de signifi cado.
Os Sinais que apresentam essa única distinção
são chamados de :
A direção do olhar, na LIBRAS, é explorada
gramaticalmente para:
I. Distinguir entre singular e plural .
II. Distinguir entre os pronomes de 2ª e 3ª pessoa.
III. Contribuir para o estabelecimento de
concordância verbal.
IV. Formar substantivos compostos.
Estão CORRETAS as assertivas:
Assinale a opção em que a nomenclatura destas identidades aparece, RESPECTIVAMENTE, conforme o quadro acima.
Na Lei nº 12.319/2010, que regulamenta
a profi ssão de Tradutor e Intérprete da Língua
Brasileira de Sinais - LIBRAS, dois artigos foram
vetados, tendo como justifi cativa ofi cial:
O projeto dispõe sobre o exercício da
profi ssão do Tradutor e Intérprete de LIBRAS,
considerando as necessidades da comunidade
surda e os possíveis danos decorrentes da falta
de regulamentação. Não obstante, ao impor
a habilitação em curso superior específi co
e a criação de conselhos profi ssionais, os
dispositivos impedem o exercício da atividade
por profi ssionais de outras áreas, devidamente
formados nos termos do Art. 4º da proposta,
violando o Art. 5º, inciso XIII da Constituição
Federal.
Assinale a opção que apresenta os referidos
artigos vetados:
Os deveres do intérprete foram elencados
no Código de Ética presente no Regimento
Interno do Departamento Nacional de Intérpretes
(FENEIS), aprovado por ocasião do II Encontro
Nacional de Intérpretes - Rio de Janeiro/RJ/Brasil- 1992
Assinale a opção que NÃO consta no referido
Código de Ética.
A pesquisadora surda Karin Strobel define cultura surda como “o jeito de o surdo entender o mundo e de modificá-lo, a fim de torná-lo acessível e habitável" (STROBEL, 2008, p. 22).
Com base nas discussões trazidas pelas autoras GladisPerlin e Karin Strobel no texto “História cultural dos surdos: desafio contemporâneo", é INCORRETO afirmar que