O processo de avaliação se aplica aos sujeitos, mas também às condições oferecidas para que isso ocorra.
Para se avaliar a empresa em sua globalidade é necessário, não só avaliar os processos institucionais, como também realizar a
avaliação de desempenho de cada membro da instituição. Denominamos todo esse processo de avaliação
Aquilo que se ensina em sala de aula e, mesmo no espaço externo à sala de aula, na escola, como seus ritos e rituais, é denominado pela Teoria Crítica do Currículo de
Na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, os Ginásios Experimentais Olímpicos (GEOs) vêm desenvolvendo currículos que objetivam a formação de alunos-atletas-cidadãos. Nessa perspectiva, os alunos têm um currículo organizado com oferta de diversas modalidades esportivas e, também, aulas de Educação Física. Essa oferta busca atender as seguintes orientações emanadas pelo Parecer 04 CNE/SEB/98:
De acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.
Analise os fragmentos I e II a seguir.
I. A interdisciplinaridade do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende, em sala de aula, tem aplicação prática. A contextualização utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes.
II. A interdisciplinaridade e a contextualização permitem ao aluno sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas, em várias áreas do conhecimento.
Considerando-se os fragmentos apresentados, pode-se afirmar que
A avaliação educacional é uma tarefa didático-pedagógica permanente no trabalho do professor e deve acompanhar todos os passos do processo de ensino-aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.
De acordo com o conceito de avaliação apresentado e com base em leituras a respeito do tema, a primeira fase do processo de avaliação consiste em
A globalização é um processo que se acentuou ao longo da segunda metade do século XX, tendo como características marcantes a instantaneidade das informações, das comunicações, a padronização dos meios técnicos e a interconexão das economias de diferentes países. Sobre a globalização, é correto afirmar:
Piaget considera que cada fase do desenvolvimento prepara a fase seguinte de tal forma que as aquisições ocorridas em uma fase ou período constituem pré-condição para a seguinte.
Em relação à teoria de Piaget, analise as afirmativas a seguir e assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O primeiro período é designado de pré-operatório e nele a criança é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
( ) No estágio sensório-motor, mais ou menos de zero a 2 anos, a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos.
( ) No estágio das operações concretas, que engloba mais ou menos dos 5 aos 6 anos de idade, a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados, entretanto a criança ainda não é capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos.
( ) No estágio das operações formais, mais ou menos dos 12 anos em diante, ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato, a criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora com a forma (em contraposição a conteúdo).
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Segundo Ferreira-Brito (1990), a LIBRAS
tem sua estrutura gramatical organizada a partir de
alguns parâmetros que estruturam sua formação
nos diferentes níveis linguísticos. Três são seus
parâmetros principais ou maiores; e outros três
constituem seus parâmetros menores. Marque
a alternativa CORRETA para os parâmetros
menores.
FERREIRA-BRITO, L. Uma abordagem fonológica dos
sinais da LSCB. Espaço: Informativo Técnico-científi co do
INES, Rio de Janeiro, v.1, p.23-43, 1990
Segundo os deveres do intérprete, elencados no código de ética presente no Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes (FENEIS), aprovado por ocasião do II Encontro Nacional de Intérpretes - Rio de Janeiro/RJ/Brasil - 1992, assinale a opção que melhor soluciona a problemática relatada por Rodrigues.
Em relação à questão de neutralidade
do tradutor/intérprete da língua de sinais, tendo
como base os modelos propostos por Emeli
Leite, (2004) citado por Marques, (2012) em Os
papéis do intérprete de Libras na sala de aula
inclusiva, marque (V ) para VERDADEIRO ou (F )
para FALSO.
( ) No “modelo ajudador”, adota-se uma
postura assistencia lista, caritativa, que
surgiu antes que a interpretação fosse
encarada como profi ssão. Nessa época,
a maioria dos intérpretes eram amigos,
professores, religiosos ou familia res de
pessoas surdas.
( ) No “modelo ajudador”, os intérpretes
não possuíam uma formação especifi ca
e utilizavam a interpretação simultânea,
para resumir ou modifi car o que julgava
estar além da compreensão das pessoas
surdas.
( ) No “modelo de condutor”, o intérprete é
visto como máquina; o intérprete teria que
ser como um telefone, apenas “passando”
a informação de um lado para o outro,
sem se envolver e sem manifestar sua
subjetividade
( ) No “modelo de condutor”, os intérpretes
queriam um tratamento mais profi ssional
e se achavam na obri gação de serem
invisíveis, neutros e distantes.
( ) No “modelo de especialista bilíngue e
bicultural”, a cultura das partes envolvidas
no processo comunicativo não é levada
em consideração e também encarada
como relevante a situação ou o contexto
em que esse processo se dá.
( ) No “modelo de especialista bilíngue
e bicultural”, o intérprete deveria “ser
assistencial, também, com os ouvintes”.
E o grande perigo seria esse sujeito tentar
acumular “funções na tentativa de ser
especia lista em tudo, além de tradução:
pedagogia, antropologia, sociologia,
psicologia etc”.
Assinale a assertiva que apresenta a sequência
CORRETA.
Santaella (1986) descreve que a língua é a parte fi xa da linguagem e a linguagem é a língua em movimento, de modo que o ato de compreender, interpretar, traduzir um pensamento em outro, forma um ciclo em movimento ininterrupto. Nessa perspectiva, a linguagem é estabelecida através da associação entre as coisas que são percebidas e as lembranças de sensações, sentimentos e ideias despertadas pela percepção. Na Libras, esse movimento se desdobra por meio da via estrutural de aspectos da iconicidade e da arbitrariedade. Analise as alternativas abaixo, e assinale a única afi rmativa CORRETA em relação aos aspectos básicos da iconicidade e arbitrariedade na LIBRAS:
Em uma discussão sobre os direitos da criança e do adolescente,
previstos na Lei Federal n 8.069/90, Estatuto
da Criança e do Adolescente, uma professora do 4 ano
de uma escola Municipal de Guarulhos expressa à Assistente
de Gestão Escolar sua indignação por ter uma
criança portadora de deficiência em sua sala regular. Alega
a professora que ela não tem condições de atender a
todos os alunos e que essa criança lhe dá muito trabalho.
A Assistente explica à professora que, com base no artigo
54 do ECA,
As afirmações abaixo são feitas a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à avaliação. Todas estão corretas, EXCETO)
A Capitania de São José do Piauí foi criada em 1718, embora só venha a ser instaurada definitivamente em 1758. O seu primeiro governador foi:
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Émile Durkheim, a educação é um processo social que propicia a convivência em sociedade; portanto, educação é socialização.