Em relação à educação inclusiva, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:
( ) A educação especial pode ser interpretada como o conjunto de conhecimentos, tecnologias, recursos humanos e materiais didáticos que devem atuar na relação pedagógica para assegurar resposta educativa de qualidade aos estudantes com deficiência.
( ) Escolas abertas às diferenças demandam uma ressignificação e uma reorganização completa dos processos de ensino e de aprendizagem.
( ) A escola inclusiva não prevê flexibilizações e adaptações curriculares, que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino, recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento do estudante com deficiência.
( ) A educação inclusiva não está limitada à inserção de estudantes com deficiência nas redes regulares de ensino, pois beneficia todos os alunos, com e sem deficiência.
( ) A educação profissional não se caracteriza direito do estudante com deficiência.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo os PCNs de Língua Portuguesa, o trabalho com produção de textos na escola tem como finalidade formar escritores competentes capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
A _____________ propõe uma educação focada no estudante, em que o professor se transforma em mediador do conhecimento, facilitador da aprendizagem, fazendo com que o aluno encontre nas propostas didáticas temas que venham ao encontro de suas experiências de vida. A avaliação se baseia na ______________ uma vez que o aluno é considerado a parte mais importante do processo de ensino-aprendizagem.
Para Piaget o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde acontece o desenvolvimento da:
A Declaração de Jomtien está em consonância com as diretrizes e objetivos traçados por organismos internacionais. Em relação ao artigo nº 03, universalizar o acesso à educação e promover a equidade, é correto afirmar que:
Analise as afirmativas abaixo em relação aos Parâmetros Curriculares:
I - Sua proposta é aproximar o ensino da vida cotidiana.
II - Foram elaborados para orientar os novos currículos.
III - Estabelece regras e conteúdos obrigatórios aos professores.
IV - Abordam os temas transversais.
Está correto o que se afirma em:
Na teoria desenvolvimentista, Gallahue e Donnelly (2008), demonstram um processo no qual a aprendizagem do movimento é diretamente relacionada a diversos fatores como afetividade e cognição. Neste mesmo processo, os autores descrevem também que as habilidades motoras fundamentais de base são expressas por meio de:
Na lei de diretrizes e bases da educação nacional, a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular:
A respeito do papel que deve ser desempenhado pelo professor de Língua Portuguesa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) As práticas de letramento têm a ver com o desenvolvimento de habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. ( ) Espera-se que o professor de Língua Portuguesa seja um educador a partir da visão "bancária" proposta por Paulo Freire. ( ) Na visão sócio-histórica de Vygotsky, a sala de aula é o local da sistematização de conhecimentos e o professor é o mediador. ( ) A elaboração didática proposta por Haltê aplica a teoria da transposição didática, que é o fato de transpor o conhecimento científico para o conhecimento aplicável, ou seja, o conhecimento que será ensinado aos alunos. ( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita, de modo que o aluno consiga ler e escrever. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
Os parâmetros responsáveis, em um aspecto morfológico, pela marcação do grau na LIBRAS são:
Leia atentamente o excerto abaixo:
[...] o trabalho de interpretação não pode ser visto, apenas, como um trabalho linguístico. É necessário que se considere a esfera cultural e social na qual o discurso está sendo enunciado, sendo, portanto, fundamental, mais do que conhecer a gramática da língua, conhecer o funcionamento da mesma, dos diferentes usos da linguagem nas diferentes esferas de atividade humana. Interpretar envolve conhecimento de mundo, que mobilizado pela cadeia enunciativa, contribui para a compreensão do que foi dito e em como dizer na língua alvo; saber e perceber os sentidos múltiplos expressos nos discursos [...] (LACERDA, 2009, p. 21).
Considerando a proposição da autora sobre o trabalho do intérprete, nota-se que, no excerto acima, Lacerda (2009) versa, ainda que não indicando nominalmente, sobre as seis categorias de análise do processo de interpretação apresentadas pela publicação do Ministério da Educação e Cultura (BRASIL, 2004), intitulada O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Sendo assim, selecione a opção em que estão representadas corretamente tais categorias:
Rigo (2014) versa sobre o processo de tradução de canção para a língua de sinais, a saber: "Entende-se que o texto original nas traduções de canções é compreendido de signos verbais e não verbais. Os signos verbais referem-se à língua na qual a letra da canção é escrita, ou seja, a língua fonte. Já os signos não verbais referem-se aos elementos semióticos da música: ritmo, melodia, harmonia, timbre etc. e nas substâncias acústicas [...]". Com base no trecho acima, pode-se dizer que o processo de tradução de canções para a língua de sinais dialoga com três tipos de tradução:
Nos termos da Lei 9394/05, NÃO é finalidade da educação superior:
“No Brasil, em meados da década de oitenta do século XX, surgiram os primeiros trabalhos envolvendo a interpretação da língua de sinais em instituições religiosas, e nas relações familiares e de amizades com surdos" (Masutti e Santos, 2008). A partir da referência citada, marque a opção CORRETA: