Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo.
Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:
“Nos projetos pode existir maior chance de os alunos receberem diferentes estímulos para desenvolverem suas múltiplas inteligências, pois colocam-nos diante de diversas situações, diferentes desafios e solicitam a resolução de dezenas de situações problema" (NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Editora Érica, 2014) A Pedagogia de Projetos propõe uma reorganização curricular e metodológica das escolas, na medida em que a interdisciplinaridade passa a ser o eixo condutor das ações pedagógicas.
É uma das vantagens da Pedagogia de Projetos frente ao ensino tradicional:

O quadro “Operários", de Tarsila do Amaral, foi pintado em 1933 e busca representar, entre outras coisas, o crescimento urbano que o país experimentava à época.
No mesmo período, iniciou-se uma intensa expansão do número de vagas nas escolas públicas brasileiras, incentivada pelo:
A liderança pode ser entendida como “um conjunto de fatores associados, como por exemplo, a dedicação, a visão, os valores, o entusiasmo, a competência e a integridade expressos por uma pessoa que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingirem objetivos e metas coletivos e se traduz na capacidade de influenciar positivamente os grupos e inspirá-los a se unirem em ações comuns coordenadas". (LÜCK, H. et all. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2006).
Dentro dessa perspectiva, é uma característica que atrapalha o desempenho da liderança:
O inciso VIII do artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz a seguinte redação:
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
O gestor escolar, quando se vê diante de um aluno com muitas faltas, deve, primeiramente:
Julgue os itens abaixo relacionados, referente a função dos docentes.
I- Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II - Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
IV - Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
Estão CORRETOS:
Atualmente, com o conhecimento descentralizado e fluido a partir das diversas linguagens e meios de comunicação, espera-se que o professor assuma principalmente o papel de:
Adquirir conhecimentos por meio da interação do sujeito com o meio através de seu processo histórico social é enfatizado no pensamento de:
A interação significa uma relação recíproca onde cada fator é capaz de alterar o outro, a si próprio e também a relação existente entre eles. Sobre este tema assinale a opção correta:
O termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns. Sobre a inclusão escolar é CORRETO afirmar:
Os princípios que completam o enunciado a seguir são, exceto:
“As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: (...)."
Fonte: Resolução 4, de 2010,Art. 4º.
Há quem diga que a Secretaria é o coração da escola; sem ela não existe história do aluno, do corpo docente, dos funcionários e da instituição. Assim, compete ao Assistente de Educação - AE, exceto:
Identifique os parágrafos que complementam o artigo a seguir e assinale a alternativa correta.
“A autoridade que de qualquer modo tiver conhecimento de irregularidade no serviço público é obrigada a promover sua apuração imediata, pelos procedimentos previstos nesta Lei Complementar, assegurado ao acusado a ampla defesa". Fonte: Lei Complementar nº 491, artigo 3º.
I Caso a autoridade não tenha competência legal para determinar a instauração de processo para a apuração do fato, incumbe-lhe diligenciar, junto à autoridade própria, no sentido de que a providência se verifique.
II Mediante solicitação da autoridade referida no caput, a apuração dos fatos poderá ser promovida por servidor de órgão ou entidade diverso daquele em que tenha ocorrido a irregularidade, mediante delegação de competência específica para tal finalidade, no âmbito do respectivo Poder, Órgão ou Entidade, preservadas as competências para o julgamento que se seguir à apuração.
III A autoridade competente determinará a expedição de portaria de constituição de comissão que será previamente submetida ao respectivo órgão jurídico e, após, à Procuradoria Geral do Estado, para análise relativa ao cumprimento dos requisitos legais.
IV Incorrerá a autoridade em responsabilidade administrativa caso constatada a omissão no cumprimento da obrigação das disposições deste artigo.
Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto:
Perspectivando a ética na orientação educacional, Giacaglia e Penteado (2002, p. 10) explicitam que há que se considerar razões de natureza psicológica, o "efeito Rosenthal" ou "profecia auto-realizável", segundo a qual, quando um professor desenvolve expectativas de que um aluno ou grupo de alunos irá ter insucesso escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: