De acordo com Vygotsky, antes mesmo de dominar a linguagem, a criança demonstra capacidade de resolver problemas práticos. Essa ideia assemelha-se ao que Piaget considerava:
O principal fundamento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental diz respeito ao direito à educação de qualidade, tendo como um dos seus objetivos o(a):
A história e as culturas indígena e afro-brasileira deverão ser apresentadas aos alunos, de maneira a reconhecer a importância desses povos para a nação. Tais conteúdos deverão estar presentes no âmbito de:
Lent declara que existe um período crítico ou janelas de oportunidades de desenvolvimento do cérebro, o qual compreende a primeira infância até os 10 (dez) anos de idade. Segundo Pinheiro, o cérebro em desenvolvimento é capaz de reorganização de padrões e sistemas de conexões sinápticas com vista à readequação do crescimento do organismo às novas capacidades intelectuais e comportamentais da criança. [...]. Considera-se que os neurônios em desenvolvimento apresentam uma maior capacidade de adaptabilidade do que as células já maduras, e, durante o período crítico, uma mais acentuada:
(Rodríguez-Marín) Em Psicologia da Saúde, os atendimentos não precisam ser motivados, necessariamente, por algum transtorno psicológico. É um campo diferenciado de outras áreas da Psicologia, considerando que seus usuários têm, em geral, algum problema ligado à saúde física, que apresentam diferenças quanto à forma ou à gravidade. Usualmente, refere-se a um indivíduo que sofre com algum problema orgânico podendo ser causa ou consequência desta relação tanto a dificuldade orgânica como os aspectos:
O Transtorno do Espectro Autista é um novo transtorno do DSM-5 que engloba o Transtorno Autista (autismo), o Transtorno de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância, o Transtorno de Rett e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação do DSM-IV. Ele é caracterizado por déficits em dois domínios centrais, na:
A contribuição da Psicologia no contexto da saúde, especialmente na área hospitalar, foi de extrema importância nos últimos anos, na medida em que buscou resgatar o ser humano para além de sua dimensão físico-biológica, situando-o em um contexto maior de sentido e significado nas suas dimensões:
A problemática encontrada na educação de surdos brasileira são as diferentes ideologias escolares: escola especial, escola inclusiva e escola regular. A primeira adota o Português como língua principal, apesar da Língua de Sinais ser utilizada, a falta de conhecimento e limitação por parte do professor torna a escola fraca do ponto de vista Bilíngue. As escolas inclusivas em que o modelo do aluno surdo são professores e intérpretes sem qualificação profissional, fazem do processo educativo algo sem credibilidade. E por último, a escola regular que tem na Língua Portuguesa a única forma de:
A aquisição de Português escrito por surdos vem expor uma situação que requer ações especificas e especializadas. Se por um lado, têm-se os fenômenos ti picos da aquisição de segunda língua, o que desmistifica visões alarmistas, por outro lado, são inegáveis as especificidades da situação de aquisição da (modalidade escrita da) língua oral pelo surdo, o que torna imprescindível o oferecimento de condições adequadas ao seu desenvolvimento:
Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:
Para a garantia do direito à Educação Básica e, especificamente, à Educação Profissional , preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado complementar e o:
Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:
O brincar alegra e motiva as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito depressa e as que não podem correr. As crianças precisam brincar independentemente de suas condições:
“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
No decorrer da década de 70, o Paradigma da Institucionalização, vigente no País desde o período imperial, começou a dividir o espaço com um novo conjunto de ideias. Nesse ponto da caminhada, o País, sob influências provenientes de diferentes direções, passou a assumir:
I. O Paradigma de Serviços.
II. O Princípio da normalização.
III. O Dilema institucional.
De acordo com o Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, indique qual das alternativas acima está incorreta: