“O educador, numa postura atual, compreende que não é ele que deposita o conhecimento na cabeça dos alunos. Por outro lado, sabe também que não é deixando o educando sozinho que o conhecimento brotará de forma espontânea.” (Celso Vasconcellos) Quem constrói o conhecimento é o sujeito, mas:
Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: a a alfabetização e o letramento. b o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, da Literatura, da Música e demais Artes, da Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia. c a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. (Parecer CNE/CEB 11/2010) Para tanto, é necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental voltados para ampliar as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, a todos os alunos. E, ainda, devem ser considerados como:
“A maior parte da aprendizagem ocorre casualmente e, mesmo, a maior parte da aprendizagem intencional não é resultado de uma instrução programada. As crianças normais aprendem a sua primeira língua casualmente, ainda que mais rapidamente quando seus pais se interessam. A maioria das pessoas que aprende bem outra língua, conseguem-no por causa de circuntâncias especiais e não de aprendizagem sequencial. Vão passar algum tempo com seus avós, viajam ou se enamoram de um estrangeiro. A influência na leitura é também, quase sempre, resultado de atividades extracurriculares. A maioria das pessoas que lê muito e com prazer, crê que aprendeu isso na escola; conscientizadas, facilmente abandonam essa ilusão. (...)” Essa crítica radical à instituição escolar é feita por:
Anton Makarenko (1888-1939) é considerado
um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos
expoentes da história da educação socialista. Criou,
talvez, a mais elaborada e completa proposta
educacional, comprometida com a construção da
sociedade socialista.
Ainda hoje, os princípios pedagógicos de
Makarenko são debatidos. Para o autor, não
poderia haver educação senão:
Leia o seguinte fragmento do Art. 14 da
Portaria FME N˚ 085/2011,
Estes itens fazem parte dos:
Na Portaria FME 087/2011, em seu Art. 17, está enunciado que: compete ao Pedagogo, ao Orientador Educacional e/ou ao Supervisor Educacional:
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever
uma rotina de atividades que precisa ser organizada de forma
a respeitar as diferentes necessidades da criança.
Nessa organização, deve ser considerado de fundamental
importância para assegurar a qualidade do trabalho
desenvolvido:
Compreender o ato de planejar numa perspectiva pedagógica transformadora pressupõe reconhecer os princípios, os
fundamentos que devem orientar esta prática.
A alternativa que apresenta as orientações fundamentais para a prática do planejamento é:
O plano que registra a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em determinada disciplina ou área de estudo, em uma dada realidade, e pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida, é denominado:
A Pedagogia marcada pela ideia de que a transformação do modelo social virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientiza- ção cultural e política fora do muro da escola, foi fundada e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor
A proposta pedagógica inclusiva, de acordo com as discussões e publicações sobre o tema, deve
O primeiro ano de vida do bebê é marcado por uma dependência total ao adulto. Assim, seu contato com a realidade é mediado por este. Mediação esta que resultará na formação de sua psique, auxiliando e propiciando o desenvolvimento do sistema nervoso. Não se pode esquecer que, segundo Elkonin (1969), o desenvolvimento psíquico infantil prescinde do sistema nervoso. Acerca da atividade principal que marca o período compreendido aproximadamente entre o 1º e o 3º, segundo Elkonin, assinale a alternativa correta.
Sobre o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, realizado em 1880, é CORRETO afirmar que
Em 1999, ocorreu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, em Porto Alegre. Nesse encontro, foi elaborado o documento intitulado “A educação que nós, surdos, queremos”. São metas propostas por esse documento, EXCETO:
Com relação à profissão de tradutor, é CORRETO afirmar que