Conforme nos relata Santos (2015, p.114), “no Brasil, o termo interpretação comunitária raramente tem sido empregado nas pesquisas sobre interpretação, quer seja de línguas orais ou de sinais”. Sobre a interpretação comunitária é CORRETO afirmar que
O reconhecimento linguístico das línguas de sinais perpassa pela identificação de propriedades que são comuns a todas as línguas naturais. É correto, portanto, afirmar que as línguas de sinais são verdadeiramente línguas, por apresentar as seguintes características, EXCETO:
Com relação à datilologia, é INCORRETO afirmar que
Analise as assertivas e marque a incorreta.
O regimento escolar:
I - é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da
instituição;
II - fundamenta-se nos propósitos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica da escola e na
legislação educacional;
III - contempla os objetivos da escola e os níveis de ensino que esta oferece;
IV - deve conter, entre outros, o processo de avaliação, a organização e desenvolvimento do ensino e a
organização da vida escolar.
Lendo o texto, conclui-se que são corretos os itens:
Um parâmetro marcante nas línguas de Sinais é o uso de expressões faciais e(ou) corporais. As expressões faciais podem ser separadas em dois grandes grupos: as expressões afetivas e as expressões gramaticais. Em relação a essa afirmativa, assinale a alternativa correta.
Considere o trecho a seguir. Ela envolve as línguas faladas/sinalizadas. Ocorre nas modalidades orais-auditivas e visuais-espaciais. Não envolve a escrita. O trecho acima refere-se à:
O decreto 5.626, de 2005, que regulamentou a Lei da língua de sinais, dispõe sobre o uso de LIBRAS para a pessoa surda e sobre seus direitos. O Capítulo IV do Decreto determina algumas ações na educação com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento às pessoas surdas. Assinale a alternativa que se refere a esse capítulo.
O decreto 5626/05, em seu capítulo V, artigo 17, refere-se à formação do profissional tradutor intérprete de LIBRAS. De acordo com este artigo, como deve ser a formação do profissional?
O Código de ética do profissional tradutor intérprete é um instrumento que o orienta na sua função. Assinale a alternativa correta em relação à postura adequada prevista no mesmo.
Em relação à Língua Brasileira de Sinais no Brasil, é improcedente afirmar que:
Todo o intérprete deverá sempre usar o bom senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. Sobre como deve ser a atitude do intérprete, analise as sentenças abaixo: I- Ser imparcial; porém poderá emitir opiniões ou comentários no que ele próprio está interpretando. Pois ele também está falando. Ele não é apenas a ponte de ligação entre os dois lados. II- Ser discreto em sua forma de atuar. Não mastigar chicletes nem usar roupas e adereços que distraem os que dependem dele não chamando a atenção para si mesmo dificultando a interpretação. III- Ter postura quanto ao local da atuação. Não sentar em cima de uma mesa, ou escorar-se em parede para traduzir ou ficar em uma posição desvantajosa para o surdo ou para o ouvinte. Se não souber, pergunte ao surdo. Ele é nosso cliente e sua opinião deverá sempre ser consultada. IV- Pode criar ou inventar sinais. Não precisa estar preso ao uso de sinais da comunidade surda local nem perguntar se o nível de interpretação está bom e claro para todos. Estão incorretas as seguintes sentenças:
Sobre as propostas e consequências da política neoliberal implantada na década de 1990 para a educação brasileira é INCORRETO afirmar que:
Segundo a lei que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE Lei 13.005/2014), são diretrizes do mesmo:
I- Erradicação do analfabetismo.
II- Universalização do atendimento escolar.
III- Superação das desigualdades sociais e de todas as formas de injustiça.
IV- Melhoria da qualidade da educação.
V- Promoção do princípio de gestão gerencial da educação pública.
São corretas as afirmativas:
Considerando-se as propostas da política neoliberal para a educação:
I- Focalização e redução dos gastos públicos;
II- Aumento dos gastos públicos com a educação pública;
III- Privatização dos sistemas educacionais;
IV- Descentralização e redução das responsabilidades da União quanto à manutenção dos sistemas;
V- Estado como mero regulador e avaliador dos sistemas.
São corretas as seguintes afirmativas: