O FUNDEB, criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, significa:
“É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos e sons permite o desenvolvimento de algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais e dessa forma, torna-se uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira."
A qual recurso de aprendizagem refere-se o excerto acima?
Ao elaborar o plano de aula o professor deverá observar os seguintes aspectos, EXCETO:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) são incumbências docentes, EXCETO:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação na perspectiva Construtivista.
Assinale a alternativa INCORRETA:
A transversalidade se apresenta nos parâmetros curriculares como, EXCETO:
Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidas:
Uma das atribuições do pedagogo que atua nas instituições que atendem os Programas Governamentais é elaborar e aplicar métodos e técnicas de pesquisas das características psicológicas dos indivíduos, de modo a:
Os recursos humanos constituem elemento fundamental para a efetividade do trabalho do CREAS. A vinculação dos seus profissionais com a família/indivíduo constitui:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNGEB) têm como um dos objetivos sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos naConstituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em:
A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, valorizando as raízes próprias das diferentes regiões do País. Essa concepção de escola exige:
De acordo com a legislação vigente a avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser:
As discussões relacionadas à Educação Inclusiva, a cada dia, tem ganhado bastante espaços nos âmbitos acadêmicos e políticos no Brasil. Nessa perspectiva, as escolas tem reunido esforços para que verdadeiramente o aluno com necessidade especial seja incluso no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, Mazzota (1996) define a Educação Especial como:
A Síndrome de Edwards, considerada a segunda alteração mais frequentes nos seres humanos e sua incidência é de 1:5.000 nativivos. O cariótipo dessa síndrome é caracterizado como 47, XX, +18 ou 47, XY, +1Na maioria dos casos de trissomia do cromossomo 18 é encontrado as seguintes características: