Tão importante quanto conhecer o funcionamento do sistema de escrita é poder se engajar em práticas sociais letradas, respondendo aos inevitáveis apelos de uma cultura grafocêntrica. Tais ideias estão atreladas aos conceitos de alfabetização e de letramento. Associe a segunda coluna relacionando-a aos termos apresentados na primeira:
1 Alfabetização.
2 Letramento.
( ) Estado ou condição que assume o indivíduo que sabe ler e escrever.
( ) Estado ou condição do indivíduo que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
( ) Entendida como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafem as. A consciência fonológica que permite aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases) é suficiente para os indivíduos participarem das práticas sociais letradas.
( ) É a capacidade de informar-se através da leitura, de buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama.
A sequência CORRETA dessa associação é
De acordo com o Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as afirmações abaixo com relação à garantia de prioridade prevista no ECA: I- Em caso de acidentes e catástrofes naturais, os primeiros a serem socorridos e receberem cuidados médicos devem ser as crianças e os adolescentes. II- Todos os serviços públicos ou de relevância pública devem se adequar ao atendimento prioritário (e em regime de prioridade absoluta) a crianças e adolescentes, para tanto melhor organizando as estruturas já existentes e/ou criando novas, contratando e capacitando pessoal etc. III- A garantia de prioridade absoluta à criança e ao adolescente já começa quando da elaboração das políticas sociais básicas (saúde, educação, habitação, saneamento etc) Está(ão) CORRETA(s)
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos objetivos de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ( ) Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a em ação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas ( ) Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias. ( ) Tomar o aluno exigente e crítico em relação à própria produção, justamente porque nesse momento de seu desenvolvimento já pode compará-la, de modo mais sistemático, às do círculo de produção social ao qual tem acesso. ( ) Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista. Marque a sequência CORRETA:
Segundo Paro, a administração estará tanto mais comprometida com a formação social quanto mais os objetivos com ela perseguidos estiverem articulados com essa transformação. Assim sendo, no caso da administração escolar, a análise de suas relações com a transformação social deve passar, necessariamente, pelo:
De acordo com o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo a eles assegurado:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
Perrenoud apreende o movimento da profissão de professor em dez grandes famílias de competências. A alternativa que mostra uma dessas famílias de competência é:
Mediante a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. § 1º O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: EXCETO:
Acerca da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: Referente ao I – professores habilitados em nível médio ou superior:
Sobre a história da Educação de Surdos é possível afirmar: Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I) O pedagogo pioneiro da educação de surdos no Brasil foi Ernest Huet.
II) O Decreto nº 5.626/2005 regulamenta a Lei das Libras de nº 10.436/2002.
III) O INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundado em 26 de setembro de 1857 e servia como um asilo para meninos surdos.
De acordo com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva o atendimento às pessoas com deficiência teve início a partir da criação das Instituições: Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre os alunos público-alvo do AEE é CORRETO afirmar:
Durante o período do processo de reconhecimento de palavras, a leitura das palavras, podem ocorrer durante o processo em que o leitor coloca ação em um sistema de reconhecimento na qual faz a integração entre três componentes importantes para o seu processo de escrita, com isso é CORRETO afirmar que:
I) A escrita pode acontecer pelos seguintes componentes Ortográficos, Fonológicos e os Semânticos.
II) Podem ser acrescentados apenas através da fala e escrita.
III) Se adequam quando utilizamos os três elementos juntos Ortográficos, Fisioterapêuticos e semânticos.
Há várias tendências ou propostas didático-pedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são:
Aquilo que um menino ou menina sabe fazer em determinado momento depende de múltiplos fatores. Em termos gerais, pode-se dizer que as capacidades atuais de uma criança estão definidas pela interação entre a maturação psicofísica e as possibilidades que lhe foram oferecidas pelo contexto nesse momento. Assim sendo, os traços gerais da evolução da criança durante a etapa da educação infantil são indicados em três áreas do desenvolvimento. Estas áreas são: