Baseado no princípio do direito de acesso à educação para todos, a educação inclusiva traz a discussão sobre preparo para atuação junto a crianças com deficiência no contexto regular de escolarização. Em relação à questão da deficiência intelectual, especificamente, segundo orientações da AAIDD (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities) a deficiência não representa um atributo da pessoa, mas um estado particular que requer, para definição da condição:
A professora Ana Maria entende que sua função junto aos alunos é apenas a de uma auxiliadora no processo, uma facilitadora da aprendizagem. Portanto, mantém com a turma uma relação horizontalizada, pois o aluno é o centro do processo. Seus métodos mais recorrentes são a solução de problema, a descoberta e o aprender fazendo, mediante vivências, pesquisas e projetos. Pode-se afirmar que a professora em questão segue a tendência liberal:
Para financiar a política de educação, em sua abrangência, missão e princípios, o Estado instituiu a estrutura e as fontes de financiamento no artigo 212 da CF/1988, vinculando recursos para a educação e garantindo percentuais mínimos da receita resultantes de impostos à manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). Os recursos públicos destinados à educação têm origem em, exceto:
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implantar Planos de Carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, de modo a assegurar, exceto:
Durante o processo de preparação das aulas, o(a) professor(a), muito atento(a) ao processo global de formação de seus(suas) alunos(as), estabeleceu estreita relação entre a avaliação e o conteúdo trabalhado, alcançando excelentes vias de aplicação, na vida cotidiana, dos conceitos estudados. Como forma de concluir adequadamente esse ciclo de trabalho, o(a) professor(a) não poderá se esquecer:
Uma professora conduziu uma espécie de "processo de investigação" que deveria ser todo realizado pelos alunos, permitindo-os viver interessantes e positivas experiências de "confrontos" com os colegas, de responsabilização por escolhas, reflexão sobre prazos e planejamentos. A avaliação dos resultados foi feita a partir de objetivos construídos de forma autônoma com suporte docente, visando solução ou amenização de problemas vividos realmente na comunidade. O conteúdo curricular, nessa ação pedagógica, ganhou profundo sentido, tornando-se ferramenta prática e não somente abstrações a serem decoradas para uma prova. Analisando a estrutura descrita, pode-se afirmar que a proposta apresenta grande afinidade com o modelo educacional proposto por:
A inclusão de crianças com deficiência na escola regular, para que tenham acesso à sua formação integral como todos os demais brasileiros, foi um grande ganho, visto que promoveu mútua oportunidade de aprendizado, ao proporcionar a real e diária convivência entre seres humanos separados a anos pelas "muralhas da divisão, do preconceito e do afastamento". Do ponto de vista docente, a inclusão demanda intensa reflexão sobre planejamento e prática de ensino, com vistas à plena inclusão, o que requer a busca incessante por atualização teórica e novas ferramentas. Um professor que recebe alunos surdo-cegos em sua turma, encontraria valoroso apoio em qual método de comunicação?
O Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica obrigatória é "direito público subjetivo". Analisando o conceito, a fim de melhor aplica-lo no cotidiano escolar, é correto afirmar que:
Durante uma aula de informática, no respectivo laboratório, um estudante abriu uma lata de refrigerante e começou a tomá-lo. O professor, percebendo a ação, solicitou que o estudante se dirigisse ao pedagógico ou setor responsável para que fosse registrada uma ocorrência disciplinar do tipo:
Teresa Cristina R. Rego, em seu texto “A indisciplina e o processo educativo: uma análise sobre a perspectiva vygotskiana" (1996), apresenta dados de uma pesquisa realizada por Galvão (1992): “Segundo esta pesquisa, o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado a uma série de aspectos associados à ineficiência da prática pedagógica desenvolvida" (p. 100).
Dos itens listados abaixo, marque a alternativa que NÃO faz parte destes aspectos relacionados pela autora:
Segundo Silva (2010): “Identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas e as famílias dos envolvidos possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying. Cada personagem dessa trama apresenta comportamento típico, tanto na escola como em seus lares." (p. 47).
Faça a relação entre personagem do bullying e sua respectiva característica, conforme a autora: ( V ) Vítimas. ( A ) Agressores. ( E ) Espectadores.
( ) Começam a apresentar diversas desculpas, inclusive sintomas de doenças físicas (que podem de fato existir), com o intuito de faltar às aulas.
( ) Estão sempre se envolvendo de forma direta ou velada em desentendimentos e discussões entre alunos ou entre alunos e professores.
( ) Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares, o que inclui também perdas constantes de seus pertences, especialmente materiais didáticos.
( ) Não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais frequente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo.
( ) Tendem, em ambos os ambientes (na escola e no lar), a se manterem calados sobre o que sabem ou presenciam.
( ) Não respeitam hierarquias, como a diferença de idade ou de força física, entre seus familiares.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Em cada instituição de ensino superior, a extensão deve estar sujeita à contínua autoavaliação crítica, que se volte para o aperfeiçoamento de suas características essenciais de articulação com o ensino, a pesquisa, a formação do estudante, a qualificação do docente, a relação com a sociedade, a participação dos parceiros e a outras dimensões acadêmicas institucionais.
Nesse contexto, e tendo por base as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:
De acordo com as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, presentes na Resolução 7/2018 do Conselho Nacional da Educação, analise as afirmações:
I. Todos os cursos brasileiros de graduação devem garantir pelo menos 10% da sua carga horária total em atividades de extensão.
II. Nos cursos não presenciais, as atividades de extensão devem ser garantidas a distância.
III. A prestação de serviços pode, enquanto modalidade de extensão, colaborar na integralização da carga horária de extensão presente no respectivo projeto pedagógico de curso.
IV. As diretrizes para a extensão na educação superior brasileira também devem ser direcionadas aos cursos superiores de pós-graduação.
V. As diretrizes para a extensão na educação superior brasileira também devem considerar prioritariamente os Planos de Custos Institucionais (PCIs) e os Projetos Padrões Educacionais (PPEs).
Assinale a opção CORRETA:
Avalie as afirmações relativas à Avaliação Institucional e marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) A avaliação interna das Instituições de Ensino Superior, também chamada de autoavaliação, deve estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e constituir um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação.
( ) A avaliação das instituições de educação superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES, tem por objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes.
( ) Em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) a avaliação das instituições de educação deve considerar diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes: a missão, o plano de desenvolvimento institucional, políticas de atendimento à comunidade e sustentabilidade financeira.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, diferentemente do modelo anterior, passou a combinar componentes relativos ao ensino, à pesquisa, à extensão, à responsabilidade social, ao desempenho dos alunos, à gestão da instituição, ao corpo docente, às instalações, dentre outros aspectos.
( ) A avaliação das Instituições Educação Superior constitui um instrumento de monitoramento da qualidade educacional, na medida em que combina os resultados de desempenho dos estudantes com a autoavaliação institucional e a avaliação externa realizada por especialistas, conforme prevê as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
A Lei 9.394/1996 – LDB, em seu Art. 36-C diz que a educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma integrada , concomitante ou subsequente. O Ifes oportuniza aos alunos a sua entrada na instituição a partir de processos seletivos. No caso dos cursos anteriormente citados, para o ingresso nestes é importante saber que: