O Modelo dos Esforços, proposto por Gile (1995), descreve o processamento cognitivo exigido durante a interpretação simultânea (IS). Nesse modelo, afirma-se a existência de três esforços principais: Recepção, Produção e Memória de Curto Prazo. Em 2015, o autor acrescenta mais dois esforços por considerar a IS entre uma língua falada e uma língua de sinais, que são:
Na atuação tradutória e interpretativa entre uma língua oral e outra de sinais, Carlos Henrique Rodrigues (2013) menciona, com base nos estudos de Isham (1994), que os intérpretes de línguas de sinais (ILS) tendem a cometer menos erros de compreensão e de tradução do que os intérpretes de línguas orais. Isso se deve à
Conforme afirma Carlos Henrique Rodrigues (2013), aos intérpretes de línguas de sinais é possível o emprego de elementos das duas línguas, a de sinal e a oral, simultaneamente (code-blend). Isso é possível porque os intérpretes intermodais
No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.
O educador ambiental deve ser um mediador na construção de referenciais ambientais, utilizando-os como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada na natureza.
No que se refere à educação ambiental, julgue o item subsequente.
A educação ambiental muitas vezes resulta em práticas ineficazes, por apresentar uma visão fragmentária, simplista e reduzida da realidade, reproduzindo esses referenciais em suas ações pedagógicas.
Assinale a alternativa incorreta. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
O ensino proposto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para:
I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Dos itens acima:
O trabalho de desenvolvimento da motricidade quando iniciado nos anos iniciais é capaz de evitar principalmente:
São características da Tendência Pedagógica Libertaria:
I – As práticas escolares são baseadas na democracia;
II – A metodologia está relacionada com a vivência;
III – O professor assume o papel de orientador, e não impõe suas ideias.
Dos itens acima:
Para a construção do Projeto Político Pedagógico é necessário um planejamento participativo, sendo que esse planejamento tem por característica:
Quanto a Educação Inclusiva é INCORRETO afirmar:
Nos últimos trinta anos, o conceito de alfabetização tem sido revisto, discutido e refinado entre aqueles que se dedicam a estudar o tema bem como entre os professores que atuam diretamente em sala de aula. Considerando alfabetização e letramento, leia as alternativas e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas: ( ) Ser alfabetizado é ser letrado. Um conceito é o mesmo que o outro e os utilizamos quando nos referimos àqueles alunos que dominam os conhecimentos essências de letras, nomes, formas e números descrevendo-os minimamente. ( ) Indivíduo letrado é aquele que possui o conhecimento de letras e sílabas no sentido restrito da palavra, compreende seu uso e função social. ( ) O exercício da alfabetização amplia-se a medida que a criança faz uso desta prática social. Este processo é interno, objetivo e avança conforme o sujeito usa estes conceitos essenciais. ( ) Alfabetizar e letrar são ações distintas, mas não são inseparáveis; o ideal na escola é alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Realizar uma avaliação coerente, que demonstre o conhecimento alcançado pelos alunos é um desafio para o professor. Leia as afirmativas que se referem à avaliação nos Anos Iniciais: I- A avaliação deve ter como foco o processo de construção do conhecimento do aluno. O que ele já sabia, como ele constrói o conhecimento, quais relações estabelece, como dialoga com o conhecimento e com os demais colegas frente aos desafios pedagógicos. II- Na avaliação devem prevalecer os aspectos quantitativos sobre os qualitativos; o percurso dos alunos deve ser observado pelo professor, percebendo o avanço e necessidade dos mesmos. III- No processo de avaliação é somente através da aplicação de provas e testes que o professor consegue mensurar o conhecimento dos alunos. Instrumentos distintos de testagem garantem ao professor tranquilidade quanto aos resultados obtidos pela turma. IV- No cotidiano escolar, a avaliação traz elementos de análise quanto ao desempenho do aluno bem como aspectos institucionais e de atuação do professor. Desta forma, a avaliação deve servir de indicativo para reflexões em todas as direções e não ser vista apenas como resultado obtido pelo aluno. Assinale a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS:
A indisciplina na escola e na sala de aula é fator de preocupação entre os educadores, entender suas causas e consequências é tema constante de estudos e reflexões. Leia as afirmativas quanto a indisciplina na sala de aula: I- Indisciplinado é aquele aluno que contesta o professor, que pergunta demais, que quer saber além do conteúdo proposto, pois assim atrapalha o raciocínio do professor. II- O trabalho para solucionar a indisciplina da sala de aula deve ser realizado pelo professor que se sente incomodado por ela; ser mais rígido e austero, baixar notas e aplicar provas resolve consideravelmente o problema. III- Tratar a indisciplina na sala de aula deve ser ação coletiva da escola como um todo, traçar metodologias assertivas, ouvir e compreender as necessidades dos alunos, aproximar a família do cotidiano escolar são bons exemplos de intervenções pedagógicas a serem realizadas. IV- É fundamental que professores e escola discutam as causas da indisciplina, as reais necessidades dos alunos e como aliar estas observações aos conhecimentos escolares. Garantir aos alunos espaço para reflexão e discussão, propor projetos alternativos e educativos possibilitam que o aluno se identifique com a escola e dê a ela importância necessária ao seu desenvolvimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:
As crianças da Educação Infantil vivenciam suas experiências de diferentes modos: num momento se tornam lobo mau ou gato; noutro são pais e mães de bonecas, médicos de bichos de pelúcia. O faz-de-conta abre espaço para criar, recriar e desvelar um mundo de imaginação. Este ambiente de fantasia, encantamento e brincadeira também recebe o nome de: