Uma reta com coeficiente angular 3 intersecta uma reta com coeficiente angular 5 no ponto (5, 23).
A área do triângulo que essas retas formam com o eixo das ordenadas é
Considere a função real f definida por
e sua inversa f -1 .
Se f-1(2) = 5 , o valor de m é
Se 1002x . 10003x = 1004, então o valor de x é
A figura a seguir mostra a secante PAB e a tangente PT a uma circunferência. Sabe-se que, no triângulo PTB, tem-se PT = TB e que, na circunferência, os arcos AB e BT têm a mesma medida.

O ângulo APT mede
O quadrado ABCD tem lado de 2 unidades. Uma circunferência passa pelos pontos A e B e é tangente ao lado CD.
O raio dessa circunferência mede
Uma pirâmide quadrangular regular tem altura 30 e aresta da base também igual a 30.
A distância do centro da base dessa pirâmide a uma das suas faces laterais é
Um cone tem 10 cm de altura e base de área igual a 75 cm2. Um plano paralelo à base do cone e distando 4 cm dela determinou uma seção de área S.
O valor de S, em cm2, é
Em uma pesquisa sobre a preferência dos consumidores, quatro fragrâncias de um detergente foram apresentadas a um grupo de 200 pessoas: - lavanda - coco - limão - maçã Cada pessoa entrevistada teve de escolher as fragrâncias que julgava agradáveis, escolhendo, no mínimo, uma e, no máximo, as quatro. Tabulados os dados da pesquisa, concluiu-se que: - nenhuma pessoa entrevistada gostou de exatamente duas fragrâncias. - 120 das pessoas entrevistadas gostaram da fragrância de coco, mas nenhuma delas gostou apenas dessa fragrância. - 10 pessoas gostaram apenas da fragrância de lavanda e outras 10 gostaram apenas da fragrância de limão. - 85 das pessoas entrevistadas não gostaram da fragrância de maçã. - todas as pessoas entrevistadas que gostaram da fragrância de maçã gostaram, também, da fragrância de limão. - todas as pessoas entrevistadas que gostaram das fragrâncias de lavanda e coco não gostaram da fragrância de maçã. As duas fragrâncias mais escolhidas pelos entrevistados foram
Uma empresa vende sucos naturais de frutas do Norte em garrafas de 750 ml. Uma escola necessita de 30 litros de suco para o consumo dos alunos na próxima semana. O número de garrafas que devem ser compradas é:
O piso do pátio da escola será pintado com tinta antiderrapante. Na quinta-feira os operários realizaram a quarta parte do trabalho e, na sexta-feira, pintaram a terça parte do restante. A fração do trabalho que ficou para a semana seguinte foi:
Um professor faz uma avaliação on-line com os seus alunos por meio de questões objetivas. Cada vez que o aluno acerta uma questão, ele ganha três pontos. Por outro lado, cada vez que erra uma questão, ele perde um ponto. Em uma avaliação com 100 questões, um aluno obteve 192 pontos.
Nesse caso, o número de questões que esse aluno acertou foi:
Quais são os possíveis restos de uma divisão por 5?
Observe a sequência ... o próximo termo desta sequência é igual a:
No mercado municipal de Tangará existe a seguinte relação de vendas, para cada sorvete vendido, vende-se duas garrafas de água e para cada garrafa de água vendida, vende-se três garrafas de refrigerante. Em um determinado dia foram vendidos trinta sorvetes. Com base nestas informações o número de refrigerantes vendidos neste dia é igual a:
As matrizes possuem o mesmo determinante. Então o valor de x que aparece na matriz A e na matriz B é igual a: