No fragmento textual abaixo exposto, são recorrentes alguns itens cuja função é encadear as informações, estabelecendo entre elas diferentes relações de sentido:
Ou seja: pouca gente aqui abre um negócio porque quer. Abre porque precisa. A cada pessoa que decide iniciar um negócio por ter encontrado uma oportunidade, 1,4 abrirá suas empresas (na maior parte, negócios individuais), ou porque está desempregado ou porque o emprego atual não paga as contas. Nos EUA é o contrário: [...]
O Brasil, como se diz por aí, não tem exatamente um empresariado. [...]
Assinale a alternativa que indica os sentidos expressos pelos itens OU SEJA, PORQUE, OU e COMO, respectivamente:
Feita a leitura dos fragmentos expostos de I a V abaixo, responda ao que se pede.
I- “Quer ver desejo? / É o desejo tando desejando/ Alua olhando esse amor na brecha do telhado" (Jessier Quirino)
II- “Dois risquin de sobrancelha, os ói azul festejado/ Platibandinha de testa, sem franzido ou pinicado/ Linda não, aquelas tuia/ Dei dois viva de aleluia, nesse sonho iluminado". (Linda não, aquelas tuia. Jessier Quirino).
III- “Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não". (Arte de Amar. Manuel Bandeira).
IV- “Tenho em mim todos os sonhos do mundo". (Fernando Pessoa)
V- “O ex-secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro Régis Fichtner foi preso nesta quinta-feira (23) em mais uma etapa da Operação Lava Jato realizada em território fluminense. "
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-notic.... Data da consulta: 22/11/2017.
Há registros de conotação apenas nos fragmentos
Avalie as assertivas abaixo, referentes ao enunciado “Use nossas impressoras e descubra por que temos inimigos", na publicidade acima, e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Há equívoco na grafia da palavra “por que", já que esta deveria ser escrita, de acordo com a norma culta, e nesta situação comunicativa, da seguinte forma: “porque".
II- A estratégia criativa, proposta na publicidade, de afirmar que “temos inimigos" pode se referir à tese de que a qualidade do produto, sendo incomparável, poderia gerar inveja, perseguição, e, com efeito, inimizade do produto concorrente.
III- Os verbos “use" e “descubra", nestas circunstâncias frasais, estão em plena harmonia, em termos de uso das pessoas gramaticais, já que ambos estão conjugados na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Dadas as orações:
I- Aqueles meninos não lêem muito bem.
II- É sabido que todos creem no Santíssimo.
III- Este livro contêm todo o conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta erro de acentuação:
Em: “Zélia Gatai e Jorge Amado fizeram as pazes conosco", o termo em destaque tem função sintática de:
De acordo com as ideias da autora, presentes no Texto 1, o mercado de trabalho é muito exigente e o jovem deve estar atento às oportunidades. Nesse sentido, ela argumenta que
As figuras de linguagem são definidas como variados recursos expressivos e de estilo, que se manifestam através da linguagem figurada (conotativa), fazendo com que os enunciados adquiram novos e criativos significados. Nesse sentido, podemos afirmar que elas apresentam uma existência vinculada ao seu uso, já que se trata de uma atividade humana que pode ser manipulada a partir das intenções específicas do ato comunicativo. A partir dessa afirmação, observe os Textos 3, 4 e 5.

Partindo dos conhecimentos sobre linguagem conotativa, nas tirinhas apresentadas (Textos 3, 4 e 5) se manifestam, respectivamente, as seguintes FIGURAS DE LINGUAGEM:
Quanto ao aspecto morfológico, os vocábulos em destaque, no Texto 7, classificam-se, respectivamente, como
O fragmento acima (Texto 11) foi retirado do capítulo 1 de “São Bernardo”, romance de Graciliano Ramos. De acordo com o fragmento, podemos concluir que
Dadas as orações:
I- Depois do almoço, sempre tomo um cafézinho.
II- Já me acostumei com a solidão. Até prefiro ficar sozinho.
III- É preciso saber a que horas ele vêm.
A alternativa que possui erro de acentuação é:
Em: “Zélia Gatai e Jorge Amado fizeram as pazes conosco", o termo em destaque tem função sintática de:
Leia o texto abaixo com atenção para o tipo de violência nele retratado.

De acordo com o texto, a violência praticada nesses ataques é popularmente classificada como:
Sobre o texto é correto afirmar que o amante serial do texto:
I. possui uma personalidade para o contato, parece uma pessoa normal, atraente, mas de muito mau gosto.
II. apresenta comportamento delitivo intuitivo, pois não há indícios de que planeja o crime nem, tampouco, de que tinha razões para cometê-lo.
III. parece cometer seus atos utilizando-se de seu livre-arbítrio, ou seja, age de modo consciente, demonstrando tranquilidade ao cometer a ilicitude.
Está correto o que se afirma apenas em:
O tempo da narrativa é estabelecido pelo uso de tempos verbais. Sobre eles só é correto afirmar que:
O trecho destacado em “Não se pode dizer que é UM CARABONITO” é um elemento da oração que exerce a função de: