Analise as sentenças abaixo, atentando para a concordância verbal e suas respectivas explicações ao lado.
I- “...falta-lhes organicidade e duração." (linha 7) – Com sujeito composto proposto ao verbo, este pode ficar no singular.
II- “As redes são antes..." (linha 12) – O verbo ser concorda com o predicativo.
III- “Como ocorreu duas vezes, somente na semana passada..." (linhas 16) – Está em desacordo com a norma, pois o sujeito plural deve levar o verbo também para o plural “ocorreram".
Está ão CORRETA s, apenas:
No texto 1, o vocábulo “que" grifado em “Viajar é apenas o tubo de oxigênio que nos permite mergulhar mais fundo na nossa estranheza e insegurança" (3º parágrafo) exerce a mesma função morfossintática que o vocábulo grifado em:
Julgue cada uma das afirmações abaixo acerca dos textos da página anterior e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Expressões como quebra da conduta ética, corrupção, desvios de verbas, furtos e demais crimes estão sugeridas e denunciadas nos três textos da página anterior, mais precisamente circunscritas no universo da política e em um período que se inicia precisamente no século passado (XX).
II- O discurso do pai, dirigido ao seu filho, presente na imagem do texto III, quando associado às pistas não-verbais presentes na própria imagem, denuncia as consequências cruéis do processo de corrupção que atinge, sobremaneira, pelas pistas sugeridas, os mais pobres.
III- Pelas pistas sugeridas no texto II a corrupção, roubos e outras mazelas que acometem o Brasil – quer seja enquanto Colônia, ou República - sobretudo na esfera da representação política, têm raízes longínquas, há mais de 300 anos.
IV- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade, que deveriam estar na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos, foram sepultados em nome dos seus interesses.
V- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade estão sempre na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos.
VI- As pistas sugeridas no texto II reforçam a tese da indistinção entre as categorias de ladrão.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Acerca das informações colhidas na imagem do texto I, e levando-se em conta as questões relacionadas aos recentes escândalos políticos que envolvem muitos de nossos representantes no Congresso Nacional, pode-se afirmar:
I- O Brasil atravessa uma crise de valores éticos marcada pelo descrédito, por parte da população, e corrosão moral da classe política.
II- O simbolismo do enterro da ética presente na imagem em nada compromete a reputação de nossos representantes políticos do Legislativo e do Executivo já que, na verdade, somos nós, os eleitores, os únicos responsáveis por este quadro corruptivo.
III- Deduz-se da imagem do texto I que o conjunto, formado pela presença da ética - enquanto conjunto de regras de conduta, que rege comportamentos e atitudes morais as mais diversas em todas as áreas da sociedade, neste caso na política, sendo tais comportamentos valorados a partir de parâmetros que envolvem verdade, honestidade, lisura, justiça, retidão, etc. – quando atrelado à representação do desenho do Congresso Nacional, na política, são importantes instâncias de representação da nossa democracia.
É VERDADE o que se afirma em
Assinale a alternativa que traz uma referência direta à “astronomia multimensageira” no texto 4.
Leia o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, considerando a norma culta da língua escrita quanto ao uso da concordância verbal.
I- Na publicidade do texto VI (uma batatinha surfando) apresenta-se a figura chamada prosopopeia ou personificação.
II- No diálogo que se desenrola entre Deus e Adão (Texto VII) pode-se deduzir a presença de características da antítese.
III- No diálogo que se desenrola entre Deus e Adão (Texto VII) pode-se deduzir a presença de características da comparação metafórica.
IV- Na publicidade do texto VI apresenta-se a figura chamada silepse de gênero.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Na sentença “Tudo precisa de um contraponto" (Texto VII) a classe gramatical a que pertence o sujeito “Tudo", destacado, é
Leia com cuidado a charge abaixo e em seguida responda ao que se pede:]
É CORRETO se afirmar com base no texto acima:
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo, de acordo com o texto 1.
Entre as razões expostas pelo pintor na carta a Theo para ter ido ao Midi, está…
Assinale a alternativa correta, considerando as frases em seu contexto (texto 2) e a norma culta da língua escrita.
Um dos recursos de coesão textual responsáveis por retomar termos ou expressões precedentes é o emprego de pronomes relativos, alguns deles vindo antecedidos de preposição necessária. Tendo isso em vista, estabeleça a conexão entre as informações no texto a seguir, utilizando esse recurso.
A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas com os pronomes relativos é:
Nos períodos abaixo estão em destaque orações que contribuem para a sequenciação lógica das ideias, promovendo, pois, a coerência textual:
I- Apesar de todos os participantes do estudo se mostrarem inicialmente saudáveis, os que estavam obesos apresentaram um risco de 96% maior de desenvolver “falência" cardíaca, 50% maior de apresentar doença nas coronárias e 7% maior de ter um acidente vascular cerebral. [...]
II- Para muitos especialistas, não adianta apenas monitorar diabetes, colesterol e hipertensão arterial sem buscar reduzir o peso de quem está obeso.
III- Para tentar controlar a obesidade, ainda não se inventou nada melhor que a combinação de uma alimentação adequada com o aumento da prática de atividades físicas.
IV- O médico pode optar por tratamentos complementares, mas a mudança de estilo de vida é central nessa história.
Marque a alternativa que apresenta o tipo de relação lógico-semântica inferido da combinação das orações:
No período abaixo exposto, que é o subtítulo do ensaio “A LUTA NAS EMPRESAS", uma estrutura se apresenta na voz passiva analítica: