Assinale o pronome contido na frase:
A professora perguntou quem havia chegado atrasado.
Qual palavra foi formada por derivação?
Com base nas ideias presente no texto 01, assinale a alternativa CORRETA.
A respeito das conjunções coordenativas, assinale a alternativa correspondente.
O processo de comunicação é extremamente importante para a vida em sociedade. assinale a alternativa CORRETA que mostre a sequência correspondente a esse processo.
Marque a opção em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas das orações abaixo de acordo com a norma culta padrão:
I) A gasolina está muito _______.
II) Os policiais estão ________.
III) Pimenta é ________ para comida.
IV) As cartas seguem em _______.
V) Era meio dia e ____ quando ela disse adeus.
Após a reforma ortográfica várias palavras perderam a acentuação, marque qual NÃO recebe mais acento.
A partir das informações presentes no texto, assinale a alternativa CORRETA.
Qual frase apresenta uma interjeição?
Em quais palavras o CH foi empregado corretamente?
Com base nas ideias presente no texto 01, assinale a alternativa CORRETA.
A articulação entre o sistema fonológico e o gráfico constitui um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Na imagem acima, vê-se um exemplo da interferência da modalidade falada da língua na escrita. Primeiramente, existe a forma verbal “tá" e, depois, os substantivos “pêxe" e “quêjo".
Tais fenômenos classificam-se, respectivamente, como:
Em uma sala de aula da primeira série do terceiro ciclo, o sexto ano do ensino fundamental, em uma atividade de compreensão escrita, coloca-se para os alunos este trecho de um conhecidíssimo conto de fadas: “Era uma vez, uma linda princesa chamada Branca de Neve. [...] (Branca de Neve e o príncipe) eram observados pela malvada madrasta de Branca de Neve, a Rainha" (http://disneyjunior.disney.com.br/a-historiade-branca-de-neve. Acesso em 15/09/17). Com base nesse excerto e em uma das estratégias de leitura, os alunos devem deduzir, por meio de alguns termos constantes desse fragmento, que, possivelmente, a mãe de Branca de Neve morrera e que esta era filha de um rei. Esse tipo de estratégia usada para se desenvolver a compreensão leitora é denominado: