Em relação ao emprego adequado da regência verbal e nominal no estilo formal da língua:
I. O professor deve enviar o plano de aula do seu componente curricular ao coordenador do respectivo curso até a segunda semana de aula. Isso para que o coordenador possa analisálo com o propósito de depreender se os procedimentos didático-pedagógicos presentes no plano estão de acordo com a ementa presente no Projeto Político Pedagógico do curso.
II. De acordo com as presentes leis, tais direitos pertencem aos estudantes. Insistimos na ideia de que esses direitos lhes pertençam.
III. Temos a certeza de que todos os pedidos serão atendidos conforme as verbas forem liberadas por meio dos respectivos editais.
IV. Chegarei a cidade na próxima semana, quinta-feira, por volta das 13h. Peço aos Senhores que reservem um carro com motorista para me apanhar no aeroporto.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS
Leia o fragmento.
“A ideia freireana nos mostra uma maneira simples, porém muito significativa da aprendizagem da leitura. O início do processo de alfabetização, a leitura em si, deve estar amplamente envolvido com a história e a experiência individual do educando. É preciso que o aluno aprenda baseando-se no ambiente em que está inserido, nas suas vivências e na cultura que o cerca." (Eliane de Paula Rocha, “Acolhendo a alfabetização dos países em língua portuguesa")
Conforme contexto apresentado, a teoria em questão compreende a leitura e a escrita conforme alternativa:
Assinale o par de nomes cuja regência está errada:
Dentro da perspectiva “dos pares de sons suspeitos", os vocábulos combinados: te rra>tela, torra>tora, (Seara, Izabel Christine, 2011), serão classificados como:
Leia as frases.
I - Em vez de darmos 1 milhão de reais para cada um deles, optamos por dar 40 mil. (Infinitivo pessoal)
II - Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas. (Infinitivo pessoal)
III - (...) tem coisas que eu não dou conta de fazer. (Pret. Perfeito do indicativo.)
IV - Que nós déssemos uma chance para a História mostrar sua razão de ser. (Pret. Imperfeito do indicativo)
Considerando a classificação verbal em parênteses e os verbos sublinhados, considera-se correta a alternativa:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
De acordo com o texto, qual o melhor conceito que se pode aplicar à civilidade:
Assinale o item em que o termo destacado foi grafado de forma incorreta:
Ainda no trecho “ Eu conheço um atalho para casa da vovó" o termo grifado é classificado como:
Sobre a concordância verbal, assinale a alternativa INCORRETA.
Quanto às regras de acentuação, assinale a alternativa em que TODAS as palavras são Oxítonas.
Texto 1 para responder à questão.
De acordo com a leitura compreensiva do texto, é correto afirmar que o (a)
Das afirmações seguintes: I. Os adjetivos CALMO, ASSUSTADO, APAIXONADO e TRISTE se referem ao substantivo HUMOR. II. Em “99% de umidade”, a expressão “de umidade” é adjetivo pátrio. III. De acordo com a personagem Gaturro, o seu humor é expresso pelos bigodes.
A frase “valorize o professor” encontra-se no seguinte tempo e modo: