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Assinale a alternativa onde não há aposto.

Assinale a opção FALSA a respeito do texto.

Acerca da frase “Curva os bambuais o vento", encontrada no quarto verso da primeira estrofe, é CORRETO afirmar que

A ambiguidade da tirinha se encontra na relação polissêmica da palavra nada, que pode ser lida como:

Ainda considerando o poema de Manuel Bandeira, assinale a opção INCORRETA.

Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue o item que se seguem.

Em “Descontada a parte do coeficiente pessoal" (l.66), a palavra “coeficiente" foi empregada no sentido de fator, circunstância.

Com relação às ideias desenvolvidas no texto II, julgue o item subsequente.

O narrador discorda da opinião geral dos amigos de Leiva, que o julgam “perfeitamente hipócrita" (l.60), e considera que tal julgamento advém do meio pobre e humilde que Leiva frequenta.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.

No período “Creio que lhes não faltava inteligência, sinceridade também; o que não encontravam era uma soma de necessidades a que viessem responder e sobre as quais apoiassem as suas furiosas declamações" (l. 38 a 41), as negações enfatizam a sequência de características depreciativas atribuídas ao grupo de Leiva, para o que contribui o emprego do adjetivo “furiosas" e do modo subjuntivo, que destaca a inconsistência de suas ações.

Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.

De acordo com Antonio Candido, os autores românticos, entre eles Gonçalves de Magalhães, não fizeram referência à Carta Marítima, apesar de Sousa Caldas ser um poeta conhecido naquele momento e de o poema conter aspectos modernizadores buscados pela poesia romântica.

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.

Com o emprego de construções como “Vistas as coisas de hoje" (l.43) e “Difícil imaginar os motivos" (l.48) e da forma verbal "pensamos" (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.

Conclui-se do texto que a maioria dos comerciantes, no Império, não era formada por brasileiros, bem como que o comércio mais lucrativo praticado na época estava associado à economia escravocrata.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.

Salienta-se, no texto, a importância da renda como atributo de grande reconhecimento social, o que levou Mauá a vivenciar "uma luta vivaz" (l.50), isto é, um dilema, entre a utilização do capital para fins próprios e o investimento na economia nacional.

Julgue o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.

Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas e de pontuação, o deslocamento dos advérbios “socialmente" e “perdidamente", ambos na linha 12, para o início e para o fim do período em que eles ocorrem, respectivamente, manteria a correção e o sentido original do texto.

A alternativa em que a palavra destacada estabelece sentido de intensidade é:

Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O sufixo “inho" marca o grau diminutivo do substantivo “muro" e tem, no texto, um efeito semântico pejorativo.

II. “Consternação" é um substantivo concreto e pode, no texto, ser substituído por “raiva".

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