A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
No quarto período do primeiro parágrafo, há elipse do complemento da forma verbal “usar”.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
A palavra “inata” (linha 18) exerce, na oração em que ocorre, a função de predicativo do objeto.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
Em todas as suas ocorrências no texto, o pronome “lhe” exerce a função de complemento indireto da forma verbal que acompanha.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
O verbo “encabrestar” (linha 22) foi empregado no texto em sentido figurado.
Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
No texto acima, predomina a função poética.
Sobre os elementos destacados do fragmento “Quando volta, diz que sente muito mas 'um imprevisto me chama e infelizmente preciso ir'.", leia as afirmativas.
I. QUANDO e MUITO são circunstâncias adverbiais.
II. Apalavra QUE contribui para a sequenciação das ideias do período a que pertence.
III. MAS, no contexto, é uma conjunção subordinativa com valor concessivo.
Está correto apenas o que se afirma em:
Do ponto de vista da norma culta, a única substituição que poderia ser feita, sem alteração de valor semântico e linguístico, seria:
É importante, na análise de verbos, que se leve em conta uma noção muito importante: o aspecto verbal. Nesse sentido, em “Minha mãe PINTOU quando eu ainda era pequeno.” a forma verbal destacada marca o aspecto:
No parágrafo, "O professor pode pedir para que os alunos pesquisem sobre a linguagem verbal e não-verbal nos telejomais e, depois, trabalhar a questão da persuasão da linguagem; pode abordar as propagandas de jornais ou revistas virtuais, ressaltando a sua linguagem persuasiva e o uso de expressões e estruturas linguísticas comuns a esse gênero; pode desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História; pode usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; pode propor aos alunos que desenvolvam o jornal virtual da escola ou da sala; pode orientar uma pesquisa pela internet através de sites direcionados pelo próprio professor, dentre outras ideias': a estrutura oracional predominante é denominada período _____________ _
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.
Observe a frase: "O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do cotidiano do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas': Indique a alternativa que apresenta a substituição possível da palavra cotidiano por um termo sinônimo.
No contexto, a oração destacada em: "ENQUANTO FALAVAM DE SUA CONDIÇÃO, DOS EXAMES que teria que fazer" expressa ide ia de:
O pronome relativo destacado em: "Em 2014, em um minidocumentário sobre gerações de mulheres QUE dirigi para a revista 'Claudia', colhemos o depoimento de uma ex-acadêmica" funciona como elemento de coesão, retomando o termo:
No trecho “algo que lhes coloque no espetáculo" (l. 10), existe um erro gramatical, ou seja:
Quanto aos pronomes existentes neste excerto “Vai ver que, no final de tudo, o que querem mesmo é viver esta grande cena: viver do lado de fora da vida" (l. 10 e 11), é correto afirmar que: