
Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Conclui-se do texto que a maioria dos comerciantes, no Império, não era formada por brasileiros, bem como que o comércio mais lucrativo praticado na época estava associado à economia escravocrata.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Salienta-se, no texto, a importância da renda como atributo de grande reconhecimento social, o que levou Mauá a vivenciar "uma luta vivaz" (l.50), isto é, um dilema, entre a utilização do capital para fins próprios e o investimento na economia nacional.

Julgue o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.
Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas e de pontuação, o deslocamento dos advérbios “socialmente" e “perdidamente", ambos na linha 12, para o início e para o fim do período em que eles ocorrem, respectivamente, manteria a correção e o sentido original do texto.
A alternativa em que a palavra destacada estabelece sentido de intensidade é:
Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O sufixo “inho" marca o grau diminutivo do substantivo “muro" e tem, no texto, um efeito semântico pejorativo.
II. “Consternação" é um substantivo concreto e pode, no texto, ser substituído por “raiva".
Assinale a alternativa em que não há problema de regência.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
I. Mesmo tendo ________________ a conta, o cliente teve a sua assinatura cancelada.
II. Até ontem à noite, as mercadorias não tinham ________________.
III. Eu deveria ter ____________ o Pen drive.
Considere o período e as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
O crescimento assustador de casos de febre amarela trata-se de um sério problema e fizeram com que muitas pessoas procurassem os postos de saúde.
I. O verbo “trata-se" está empregado incorretamente, pois o uso do “se" é incompatível com a presença do sujeito simples.
II. Há um problema de concordância verbal: o verbo “fazer" deveria estar na terceira pessoa do singular.
Estão corretas as afirmativas:
A partir do uso de elementos linguísticos para a construção da coesão no texto I, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. Os pronomes de terceira pessoa "eles" (linha 19) e "eles" (linha 20) fazem uma retomada anafórica pronominal de "um grupo de homens";
II. A expressão "A pesquisa" (linha 12) faz uma retomada anafórica lexical de "O novo estudo" (linha 10), referente introduzido no período anterior;
III. As expressões "homem primitivo" (linha 13), "nossos parentes primitivos" (linha 22), "humanos primitivos" (linha 25) e "proto-humano" (linha 33) são utilizadas para fazer referência ao mesmo referente.
Quanto aos verbos utilizados no texto I, assinale a opção INCORRETA.
“[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,
Sabendo-se que a coesão “ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos” (Koch; Travaglia, 1997), pode-se afirmar que em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos...” (1º§)
No 2º§, após a referência à fala de Bernardo Soares, um novo período é iniciado com o vocábulo “assim” cuja produção de sentido reflete:
No trecho – … pensam que é necessário despertar a atividade desde cedo para garantir o sucesso profissional. – a palavra destacada estabelece sentido de