O segmento “para a saúde geral e qualidade de vida da população” (linhas 14 e 15) está sintaticamente subordinado ao termo “fundamental” (linha 14).
À linha 3, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a expressão “a cada dia” fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para imediatamente depois da forma verbal “aumentam”.
Tomando o texto como referência inicial, julgue o item a seguir.
Não há casos de países pobres que tenham obtido êxito em impedir a ocorrência de novos casos de infecção por malária em seus territórios.
Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa incorreta:
Assinale a alternativa onde o sinal de pontuação está incorreto.
Assinale a alternativa onde não há aposto.
Acerca da frase “Curva os bambuais o vento", encontrada no quarto verso da primeira estrofe, é CORRETO afirmar que
A ambiguidade da tirinha se encontra na relação polissêmica da palavra nada, que pode ser lida como:
Ainda considerando o poema de Manuel Bandeira, assinale a opção INCORRETA.

Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue o item que se seguem.
Em “Descontada a parte do coeficiente pessoal" (l.66), a palavra “coeficiente" foi empregada no sentido de fator, circunstância.

Com relação às ideias desenvolvidas no texto II, julgue o item subsequente.
O narrador discorda da opinião geral dos amigos de Leiva, que o julgam “perfeitamente hipócrita" (l.60), e considera que tal julgamento advém do meio pobre e humilde que Leiva frequenta.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.
No período “Creio que lhes não faltava inteligência, sinceridade também; o que não encontravam era uma soma de necessidades a que viessem responder e sobre as quais apoiassem as suas furiosas declamações" (l. 38 a 41), as negações enfatizam a sequência de características depreciativas atribuídas ao grupo de Leiva, para o que contribui o emprego do adjetivo “furiosas" e do modo subjuntivo, que destaca a inconsistência de suas ações.

Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.
De acordo com Antonio Candido, os autores românticos, entre eles Gonçalves de Magalhães, não fizeram referência à Carta Marítima, apesar de Sousa Caldas ser um poeta conhecido naquele momento e de o poema conter aspectos modernizadores buscados pela poesia romântica.

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
Com o emprego de construções como “Vistas as coisas de hoje" (l.43) e “Difícil imaginar os motivos" (l.48) e da forma verbal "pensamos" (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.