Assinale a alternativa em que não há problema de regência.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
I. Mesmo tendo ________________ a conta, o cliente teve a sua assinatura cancelada.
II. Até ontem à noite, as mercadorias não tinham ________________.
III. Eu deveria ter ____________ o Pen drive.
Considere o período e as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
O crescimento assustador de casos de febre amarela trata-se de um sério problema e fizeram com que muitas pessoas procurassem os postos de saúde.
I. O verbo “trata-se" está empregado incorretamente, pois o uso do “se" é incompatível com a presença do sujeito simples.
II. Há um problema de concordância verbal: o verbo “fazer" deveria estar na terceira pessoa do singular.
Estão corretas as afirmativas:
A partir do uso de elementos linguísticos para a construção da coesão no texto I, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. Os pronomes de terceira pessoa "eles" (linha 19) e "eles" (linha 20) fazem uma retomada anafórica pronominal de "um grupo de homens";
II. A expressão "A pesquisa" (linha 12) faz uma retomada anafórica lexical de "O novo estudo" (linha 10), referente introduzido no período anterior;
III. As expressões "homem primitivo" (linha 13), "nossos parentes primitivos" (linha 22), "humanos primitivos" (linha 25) e "proto-humano" (linha 33) são utilizadas para fazer referência ao mesmo referente.
Quanto aos verbos utilizados no texto I, assinale a opção INCORRETA.
“[...] todos eles são presidiários da ternura e andarão por toda a parte acorrentados, atados aos pequenos amores da armadilha terrestre.” O fragmento destacado anteriormente promove, no contexto,
Sabendo-se que a coesão “ajuda a perceber a coerência na compreensão dos textos” (Koch; Travaglia, 1997), pode-se afirmar que em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos...” (1º§)
No 2º§, após a referência à fala de Bernardo Soares, um novo período é iniciado com o vocábulo “assim” cuja produção de sentido reflete:
No trecho – … pensam que é necessário despertar a atividade desde cedo para garantir o sucesso profissional. – a palavra destacada estabelece sentido de
Completando-se o trecho – Não se sabe o que pode vir daqui para a frente; vivemos em um cenário fulcral, em que tudo parece confuso, ... – a alternativa que introduz ideia de concessão é:
Assinale a alternativa em que todos os verbos estão corretos, de acordo com o padrão de concordância.
Nas gramáticas, na parte referente à formação de palavras, está descrita a possibilidade de se empregar uma classe de palavras com o funcionamento típico de outra, mecanismo conhecido como derivação imprópria.
Tendo essa informação em mente, considere os fragmentos destacados a seguir.
I → Também entre os grandes, temos os pintores, com seus autorretratos (l.19-20).
II → O advento da web 2.0 expandiu o falar de si (l.29).
III → Já o internauta [...] pode usar também a palavra, o áudio e o vídeo, incluindo a voz e o gesto (l.37-41).
Qual(is) fragmento(s) evidencia(m) que a derivação imprópria foi explorada no texto?
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
No período “É um novo tipo de letramento, um processo intuitivo no qual a imagem se sobrepõe à alfabetização tradicional” (linhas de 10 a 12), a forma verbal “É” poderia ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual por Trata-se de. Por outro lado, a substituição de “no qual” por onde prejudicaria a correção gramatical do período.
Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.
Em “Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores
do termo", o segmento “os gramáticos" é empregado
como termo essencial da oração.