No trecho “ENTÃO, como se estivesse despertando, passou a olhar uma a uma as pessoas da roda" a palavra destacada tem sentido conclusivo. A alternativa em que essa palavra foi substituída sem perda do valor é:
A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?
A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:
A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?
A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?
A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:
Das afirmações seguintes:
I- A tira retrata uma situação de comunicação que é prejudicada pela intolerância de um dos interlocutores
II- A personagem de óculos considera errada a fala do seu interlocutor no 1º e no 2º quadrinho porque, de acordo com as regras de colocação pronominal da norma padrão, pronomes pessoais oblíquos átonos não podem iniciar frases.
III- Além de humor, a tira contém também uma crítica à rigidez de certas regras gramaticais, distantes da realidade linguística do país, ou a rigidez de algumas pessoas, que, apoiando-se nessas regras, prejudicam a comunicação verbal.
Com relação às práticas didático-normativo-tradicionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998, p. 18) apresentam críticas negativas ao ensino tradicional. Especificamente quanto ao ensino e à aprendizagem da sintaxe, principalmente no nível interfrástico, qual crítica negativa relaciona-se intrinsecamente a esse tipo de situação de sala de aula de Língua Portuguesa?
A valorização das variedades linguísticas constitui um dos “valores e atitudes subjacentes às práticas de linguagem" (BRASIL, 1998, p. 64). Isso implica a proposta de incorporar a língua falada às aulas de gramática. Que argumento se incompatibiliza com a efetivação de tal proposta?
Na primeira série do terceiro ciclo do ensino fundamental, no que se refere às atividades de produção de textos, deve-se priorizar a criação de textos baseados na tipologia de base:
Cabe ao professor, em sua mediação no trabalho com a linguagem, na disciplina de Língua Portuguesa:
Nos PCN, há sugestões didáticas de diferentes tipos de leitura com o intuito de formar leitores. Qual trecho caracteriza a leitura colaborativa?