Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em outro. Para esse tipo de alunado a escola deve
O Decreto n° 7.611, de 17, de novembro de 2011 – dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
Artigo. 2° A ____________ deve garantir os serviços de apoio _________ voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, ___________ e altas habilidades ou superdotação.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do artigo do referido decreto.
A datilologia (alfabeto manual) é usada para expressar nome de pessoas, de localidades e outras palavras que não possuem um sinal. Com base na datilologia, responda à questão.
Assinale a alternativa que apresenta o significado correto da sequência a seguir:

Assinale a alternativa que corretamente traduz o sinal a seguir:
Assinale a alternativa que corretamente denomina o enfoque pedagógico para a comunicação dos surdos que emprega, dentre outros recursos, o Português Sinalizado.
De acordo com a Lei n° 12.319, de 1° de setembro de 2010, que regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, em seu artigo 6° determina as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para uma dessas atribuições.
Muitos sinais, além de vários outros parâmetros, em sua configuração, têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha, como o da figura a seguir.

Assinale a alternativa que corretamente traz o significado desse sinal.
Assinale a alternativa correta quanto à atuação do tradutor/intérprete escolar, na ótica da inclusão.
Na Língua Brasileira de Sinais, os sinalizadores estabelecem os referentes associados com uma localização no espaço. Tais referentes podem estar fisicamente presentes ou não. Depois de serem introduzidos no espaço, os pontos específicos podem ser referidos ao longo do discurso. Quando os referentes estão presentes, os pontos no espaço são estabelecidos baseados na posição real ocupada pelo referente.
Assinale a alternativa que corretamente aponta para o momento em que os referentes estão ausentes do discurso.
Sobre Semântica Lexical na Língua Brasileira de Sinais, assinale a alternativa que indica uma associação correta.
Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:
Leia, a seguir, o relato de um aluno surdo incluído em uma turma regular de Ensino Médio.
“Bom, na escola realmente a falta de comunicação, a leitura de textos, a língua portuguesa não tinha uma explicação muito clara, trouxe um prejuízo, algumas reprovações. Reprovei a 4ª série, a 5ª série. Isso foi um atraso, eu sofri muito... Fui para o 1º ano. Era muito pesado, tive muita ajuda da intérprete. Ela me ajudava muito e eu fui para o segundo ano do ensino médio, também, melhorei. Fui para o terceiro ano, não tinha muita instrução, não tinha muita informação. Eu achava impossível entender todas aquelas palavras."
Assinale a opção que apresenta uma das funções do Tradutor e Intérprete de Libras na educação de surdos.
Na estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais há marcações não manuais a níveis morfológicos e de sintaxe, que estão relacionadas a graus de intensidade e tipos de construções sintáticas. Essas marcações indicam um dos parâmetros da LIBRAS.
A esse respeito, assinale a opção correta.
O Signwriting (SW) originou-se de um sistema de notação para passos de dança e foi desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton. Esse sistema possibilitou uma adaptação para um novo sistema de notação em Língua de Sinais, que pode ser escrito no computador chamado Signwriter.
Observe o símbolo da escrita do sinal de ADORAR

e assinale a opção da escrita do sinal a seguir.

Refletindo sobre o papel do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, em uma ótica inclusiva, sua ação vai além do ato mecânico da interpretação de conteúdos em sala de aula. Sobre a atuação do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, assinale a afirmativa correta.