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Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:

Segundo Quadros e Karnopp (2004), os verbos na Libras estão divididos em classes. Observe o verbo a seguir e marque a alternativa que corresponde à classe do referido verbo.

Para Quadros e Karnopp (2004, p. 54), o parâmetro movimento “pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso e os movimentos direcionais no espaço". A este respeito considere os sinais a seguir:

Estes sinais são realizados, respectivamente, com movimento.

Para Gesueli (2009), os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas a coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância verbal. Observe a datilologia a seguir e marque a alternativa (uso de classificadores) que corresponde ao enunciado da datilologia.

Após observar as imagens a seguir é correto afirmar que os sinais representados, respectivamente, são:

Para Felipe e Monteiro (2006, p. 25), o sinal soletrado refere-se a “uma palavra da língua portuguesa que, por empréstimo, passou a pertencer à Libras por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio desta língua". Assim, “há palavras que são soletradas de forma a se ajustarem às restrições da língua de sinais" (GESSER, 2009, p. 31).

As imagens apresentam, respectivamente, os sinais soletrados:

Na incorporação de numeral em Libras, os sinais alteram a configuração de mão de “um" para “dois", “três" ou “quatro", criando outro significado ao sinal. Neste processo, a locação, a orientação e as expressões não-manuais permanecem iguais (QUADROS; KARNOPP, 2004). Observe as imagens e em seguida marque a alternativa que corresponde às imagens.

Observe as imagens a seguir e marque a alternativa correta para os sinais em suas devidas categorias.

Assinale o signo escrito composto correto.

Alguns sinais da Libras podem fazer alusão à imagem do seu significado, o que chamamos de iconicidade.

Observe as figuras a seguir.

Assinale a opção que corresponde a um sinal icônico.

Considerando o disposto no Decreto 5.626/2005, analise as proposições abaixo:

I. Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a forma de comunicação e expressão, pautada por um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria, que pode ser compreendida como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundo de comunidades de pessoas surdas do Brasil;

III. O ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas, deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como nos cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa;

IV. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

Com base no exposto, é CORRETO o que se afirma em:

As línguas de sinais são línguas organizadas espacialmente de forma tão complexa quanto as línguas oraisauditivas. Qualquer referência usada no discurso requer o estabelecimento de um local no espaço de sinalização. Esse local pode ser referido através de vários mecanismos espaciais. Aponte a opção que NÃO se refere a um destes mecanismos:

O profissional tradutor-intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa foi inserido nas instituições de ensino da Educação Básica e Superior, em todos os níveis, etapas e modalidades, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação por alunos surdos, a partir da publicação do(a):

Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas

características linguísticas, julgue os seguintes itens.

Na Libras, os sinais VARRER, NADAR e MAÇÃ são arbitrários.

Par mínimo é uma estratégia metodológica para identificar os segmentos que possuem valor distintivo numa língua (fonemas) e os segmentos que não fazem distinção de significados (alofones). Para isso, procura-se comparar duas palavras semelhantes e alterar apenas um único segmento, a fim de verificar se essa alteração mudou o significado. Por exemplo: pato e bato. Em Língua de Sinais, essa estratégia surgiu na relação da língua com os parâmetros CM (Configuração de Mãos), L (Locação), M (Movimento) e O (Orientação). Na tabela, cada número equivale a um par de sinais, ainda que não apresentados. Esses pares devem obedecer à configuração apresentada na tabela, onde = significa parâmetro igual e ≠ significa parâmetro diferente.

Nesse contexto, quais dos números da tabela correspondem a pares mínimos?

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