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De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p.64), os conteúdos gerais de Língua Portuguesa estão distribuídos em eixos organizadores: FALA/ESCUTA, LEITURA/ESCRITURA – implicando esses eixos uma dimensão de ANÁLISE LINGUÍSTICA.

Estes eixos podem ser assim visualizados:


Assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre os eixos organizadores e os conteúdos a serem desenvolvidos no ensino da Língua Portuguesa.

No ensino de Geografia, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), os estudos para compreender a realidade concreta do dia-a-dia, desenvolver teorizações e compreender como fatos globais, nacionais, regionais têm a ver com explicações de questões muito próximas de nós, correspondem a qual tema de estudo?

Os conteúdos matemáticos estão organizados em quatro campos do conhecimento: Campos Numéricos, Campos Algébricos, Campos Geométricos, Estatística e Probabilidades.

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 108-109.

A alternativa onde todas as assertivas estão relacionadas aos conteúdos dos campos numéricos é:

Sobre o ensino de Ciências e alguns de seus respectivos conteúdos para os primeiros anos do Ensino Fundamental é correto afirmar, exceto:

Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124-127.

Promover a construção de estratégias pedagógicas que visam a superação, rotulação e discriminação das classes trabalhadoras está descrita na Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72, como função da supervisão escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Assinale a alternativa correta que completa o artigo 23 da Lei Nº 16.861 que diz: “O pessoal admitido nos termos desta Lei fica vinculado ao (...):"

Segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica são funções do Orientador Educacional, exceto:

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

A respeito da Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica (2014) é correto afirmar, exceto:

A Lei n° 8.321/2005, que dispõe sobre a criação da Carreira dos Profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso, estabelece sistema remuneratório por meio de

Sobre os deveres fundamentais do servidor público estadual, previstos na Lei Complementar n° 112/2002 (Código de Ética Funcional), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O servidor deve, em casos excepcionais previstos em lei, adiar prestação de contas a fim de obter maior eficiência na gestão dos bens públicos. ( ) O servidor deve resistir às pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter vantagens indevidas e denunciá-las. ( ) O servidor deve observar as formalidades legais de sua função, condição sem a qual incorrerá em finalidade estranha ao interesse público. ( ) O servidor deve ser probo e justo, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e mais vantajosa para o bem do Estado. Assinale a sequência correta.

Assinale a alternativa correta sobre as diretrizes e princípios da política Estadual de Saneamento Básico nos termos da Lei Estadual da Bahia nº 11.172, de 01 de dezembro de 2008.

“O servidor Justiniano é agente penitenciário e sempre busca desenvolver-se na carreira e atingir níveis de vencimento mais altos." Analise a seguir as situações hipotéticas a respeito de determinadas condutas de Justiniano no exercício do cargo e os respectivos reflexos em sua progressão funcional.

I. Não atingiu a pontuação mínima na avaliação de desempenho, fator impeditivo à progressão funcional.


II. Realizou um curso de aprimoramento funcional com carga horária de vinte horas e, por isso, tem direito à progressão funcional.


III. Movimentou-se de um nível para o seguinte há um ano, o que o torna apto a nova progressão funcional em razão do interstício de tempo verificado.


Conforme o Estatuto dos Agentes Penitenciários, está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Acerca das penas disciplinares aplicáveis ao agente penitenciário, segundo seu Estatuto, associe adequadamente.

( ) Aplicar de forma irregular dinheiro público.

( ) Ausentar-se do serviço durante o expediente sem prévia autorização do chefe imediato.

( ) Recusar-se a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente.

( ) Permutar horário de serviço ou a execução de tarefas, sem expressa permissão da autoridade competente.

Consoante o Estatuto da Carreira, a correta correlação entre a descrição dos atos passíveis de punição e os códigos apresentados, na ordem em que são apresentados, é:

A linha do tempo a seguir ilustra o resumo de uma das formas de provimento de cargo de carreira ou isolado, de provimento efetivo, que depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.


De acordo com a sistemática legal prevista, os atos 1 e 2 podem ser substituídos correta e respectivamente pelos seguintes termos:

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