O movimento revolucionário francês de 1789 conheceu várias fases; uma dessas foi o período conhecido como Convenção nacional (1792-1795), que se caracterizou, exceto:
A incorporação da América Latina ao sistema capitalista mundial se dá após os movimentos de independência e ocorre dentro de um contexto histórico e estrutural. A partir da segunda metade do século XIX, ocorre a entrada maciça de capitais estrangeiros na região, notadamente ingleses e posteriormente norteamericanos; colocando a América latina sob a hegemonia do capital internacional. A ideia de independência nessa parte do continente torna-se então, relativa e a região entra diretamente na rota dos interesses imperialistas que caracterizou esse século. Analise as proposições sobre esse fato e assinale a que for falsa:
Leia o fragmento abaixo: O Cadáver do Conselheiro Antes, no amanhecer daquele dia, comissão adrede escolhida descobrira o cadáver de Antônio Conselheiro. Jazia num dos casebres anexo a latada, e foi encontrado graças a indicação de um prisioneiro. Removida a breve camada de terra, apareceu no triste sudário de um lençol imundo, em que mãos piedosas haviam desparzidos algumas flores murchas, e repousando sobre uma esteira velha, de taboa, o corpo do famigerado e bárbaro agitador. Estava hediondo. Euclides da Cunha. Os Sertões. Rio de Janeiro,ediouro, 1998. Canudos mostrou para Euclides da Cunha um mundo desconhecido, onde a crueldade teve sua marca maior. Assinale a questão que melhor ilustra os principais fatores que levaram o surgimento de povoamentos como CANUDOS.
A construção de Brasília e a transferência da capital federal ficaram registradas como o grande impacto do governo de Juscelino Kubitschek. Os quatro anos de governo foram marcados por ações embasadas no PLANO DE METAS, em que as seguintes realizações marcaram o governo citado.
O Governo Vargas foi marcado por interrupções e retorno, governou sucessivamente por 15 anos (1930 - 1945), foi deposto e retornou em 1950. Apesar da descontinuidade, Vargas implementou um padrão ideológico, que podemos explicitar, no campo educacional, pela melhor alternativa abaixo.
O Paraná desempenha uma posição estratégica em relação ao Mercosul – Mercado Comum do Sul – criado a partir do Tratado de Assunção, assinado em 26 de março de 1991. Assinale a alternativa que aponta os países que fizeram parte da primeira composição deste importante bloco econômico.
Sobre a Antiguidade (greco-romana) e os estudos que a envolvem, assinale a alternativa correta.
Sobre os movimentos de independência na América Latina, analise as afirmações abaixo. I. Houve apoio da Inglaterra às independências latinoamericanas. Aos ingleses, interessava a expansão de mercado para seus produtos industrializados e o potencial que aquela região representava. II. As Reformas Bourbônicas mudaram a situação de autonomia proporcionada pelos Habsburgos hispânicos às províncias latino-americanas. Afinal, a Espanha encontrava-se em guerra e precisava extrair riquezas de suas colônias. Tais medidas fortaleceram os privilégios e as influências dos criollos, o que, somado a outros fatores, fomentaria os movimentos de independência latino-americanos. III. Os ideais da Revolução Francesa e Inglesa tiveram grande influência sobre os revolucionários latinoamericanos. É correto o que se afirma em
Sobre o Renascimento, analise as assertivas abaixo.
I. Desde o século XX, é unanimidade entre os
historiadores a total ausência de vínculos entre o
pensamento medieval e o Renascimento, em todas
as suas manifestações.
II. Houve uma total ruptura, política e cultural, com os
valores eclesiásticos.
III. O renascimento flamengo buscou inspiração dos
artistas do renascimento italiano.
É correto o que se afirma em
Sobre a história e o papel da ONU, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A ONU foi criada a partir do sucesso da Liga das
Nações e em vista de expandir seus membros.
( ) Desde sua criação, a ONU foi alvo de críticas. Um
de seus principais críticos nesse período foi o
governo francês, através da figura de Charles de
Gaulle, excluído das primeiras conferências e cético
quanto à manutenção de uma paz global não
baseada em tratados de defesas estabelecidos
diretamente entre os próprios países.
( ) O Conselho de Segurança da ONU, a exemplo dos
demais órgãos, não possui poder de intervenção
direta e uso de força, podendo apenas fazer
“recomendações” às nações envolvidas que não
cumprirem determinações.
Sobre os problemas sociais durante o período medieval, analise as afirmações abaixo. I. A Guerra Camponesa na Alemanha (1524 – 26) envolveu motivações econômicas, exclusivamente. II. Os movimentos de caráter popular no Norte da França conhecidos como jacquerie surgiram em um contexto de outras instabilidades internas, que favoreceram suas eclosões. III. A Peste Negra motivou perseguições a minorias e a grupos diversos, aos quais se atribuía a causa da infecção: judeus, leprosos, peregrinos etc.
Sobre a Primeira Guerra Mundial e a participação do Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Em 14 de maio de 1948, é proclamado o Estado de Israel, tendo como primeiro ministro David Ben Gurion, do Partido Trabalhista. Nesse mesmo ano, eclode a primeira guerra árabe-israelense, dando início a uma série de conflitos que se mantêm até os dias atuais. Dentre esses conflitos, um particularmente despertou a opinião pública mundial para a causa palestina, que foi a Intifada, caracterizada:
Com a aceleração industrial e o intenso processo de urbanização aliados ao surgimento das
classes sociais urbanas, vão-se exigir novas respostas do Estado e do empresariado às
necessidades de reprodução da vida social nas cidades. Assinale a alternativa correta:
Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que
governou a Itália depois da queda do Império Romano do
Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes
romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde,
Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do
Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo
papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista
inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência
dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação
mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia
que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se
proclamou a última descendente de Eneias.
Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos
citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era
mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da
soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram
com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram
simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus
atributos republicanos de potência militar, excelência
política e centralismo decisório.
Assinale: