Um dos principais dilemas dos BRICS foi expresso por ocasião da proposição chinesa de
estabelecimento de uma moeda comum para as negociações bilaterais com o Brasil.
Sobre esta proposição, assinale a alternativa CORRETA.
O percurso da cidadania no Brasil, como não poderia deixar de ser, seguiu os rumos da história do país. Um país que se tornou independente com a maior parte da população excluída dos direitos civis e políticos e sequer mobilizada por um sentimento de nacionalidade. Uma monarquia, cercada de repúblicas por todos os lados, significou um desafio à experiência nacional, no sentido de se reverem conceitos como ser "súdito" ou ser "soberano". Estava (e está) em questão, pois, o status desse cidadão, que repassa a própria identidade do indivíduo moderno, e é por ele reivindicada, uma vez que não se quer mais ser apenas "súdito", ou seja, simples sujeito de deveres e destinatário passivo de comandos.
André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (Orgs). Cidadania, um projeto em construção: minorias, justiça e direitos. São Paulo: Claro Enigma, 2012, p. 19.
Tendo o texto acima como referência e considerando a questão da cidadania no Brasil, julgue os itens de 194 a 198.
Em 1881, no Brasil, uma nova legislação eleitoral marcou o fim da eleição em dois turnos no Império e vedou o direito de voto aos analfabetos, tendo garantido tal direito aos libertos.
Acerca da história social e política do Brasil, julgue os itens subsecutivos.
A Revolta dos Malês, ocorrida em janeiro de 1835, na cidade de Salvador, gerou grande repercussão no Império. Essa revolta foi liderada por africanos e descendentes de africanos devotos do sistema de crenças conhecido como santeria ou lukumi.
O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas "puros", como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que, a exemplo da França, tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao "parlamentarismo sem povo" do Segundo Reinado, sucedeu uma República praticamente "sem povo", ou seja, sem cidadania democrática.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2008, p. 552.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando o contexto histórico brasileiro ao longo da segunda metade do século XIX e da primeira do século XX, julgue os itens a seguir.
A década de vinte do século XX foi assinalada por crises sucessivas, a exemplo do estado de sítio em vigor durante o governo Artur Bernardes e dos movimentos armados tenentistas — entre os quais se incluem o episódio dos 18 do Forte e a Coluna Prestes —, sinais claros de esgotamento do sistema de poder existente no país e prenúncio da vitoriosa ação militar de 1930.
A substituição periódica dos presidentes da República — sempre eleitos pelo Congresso Nacional ou pelo Colégio Eleitoral, ainda que de modo meramente homologatório — abriu, em duas circunstâncias, espaço para que a oposição apresentasse seu programa, mesmo sob a vigência do Ato Institucional n.º 5 (AI–5). A anticandidatura de Ulysses Guimarães, em 1973, e a candidatura do general Euler Bentes Monteiro, em 1978, caracterizaram momentos em que o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) usou com habilidade as brechas da legislação autoritária para apresentar ideias e criticar duramente o regime.
Marco Antonio Villa. Ditadura à brasileira: 1964–1985 – A democracia golpeada à esquerda e à direita. São Paulo: LeYa, 2014, p. 374-5 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando fatos e personagens que se destacaram ao longo do regime autoritário instaurado, no Brasil, em 1964, julgue os itens de 161 a 166.
Nas eleições de 1970 e 1972, as vitórias do regime autoritário foram obtidas por meio do voto, indireto, de deputados estaduais, federais e senadores; nas eleições para prefeitos e vereadores, o eleitorado manifestou-se rotineiramente a favor das candidaturas oposicionistas.
– Leia o texto:
“Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os
dois são levados para quartel da Polícia do Exército,
na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de
1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos,
como Ênio Silveira, dono da editora Civilização
Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell),
que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é
transferido para um outro quartel, em vila militar
no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela
ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis,
Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai
parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira
“selvagemente grande" cultivada por quase dois
anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos
para Salvador e lá permanecem confinados por mais
quatro meses. Proibidos de se apresentar em público
e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao
embarcar para Londres, um dos policiais afirma
para Caetano:
– Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se
entregar logo que chegue para nos poupar
trabalho".
(MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:
Agir, 2009. p.40.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a
Ditadura Militar Brasileira (1964 – 1985), assinale a
alternativa correta:
Sobre a correlação existente entre o desenvolvimento da atividade mineradora e a expansão da pecuária, é CORRETO afirmar que
Sobre o processo e a emancipação política do Brasil, iniciados na primeira década do século XIX, é CORRETO afirmar que
Sobre a estruturação da economia cafeeira no Brasil, é CORRETO afirmar que
São formas de trabalho livre aplicadas na agricultura brasileira do século XIX
Sobre o primeiro governo Vargas, é CORRETO afirmar que
Sobre a Revolução Russa de 1917, é CORRETO afirmar que
Assinale a alternativa em que apresenta CORRETAMENTE a tradução da expressão Terceiro Mundo.
A expressão "Consenso de Washington", bastante popular há alguns anos, designava
uma visão neo-liberal hegemônica a ser "sugerida" pelos EUA a seus países "associados".
Entre os principais instrumentos a serem utilizados nesse processo de convencimento, é
CORRETO citar
Assinale a alternativa onde se encontra a definição CORRETA do neoliberalismo.