Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.
As competências e habilidades propostas para os anos iniciais do ensino fundamental se apresentam como um desafio, visto que têm como demanda a formação de um sujeito social logo no início do processo de escolarização.
Considerando o longo período histórico que se estende do processo de humanização e de formação das sociedades ágrafas até a Antiguidade Oriental, julgue o item seguinte.
A Pérsia constituiu um grande império na Antiguidade, teve em Ciro um de seus maiores governantes e tentou estender seus domínios até a Europa, enfrentando a Grécia.
O legado cultural da Antiguidade Clássica é muito expressivo para a humanidade: da filosofia grega ao direito romano, várias e significativas foram as contribuições de ambas as civilizações para a história. Relativamente à trajetória histórica de gregos e romanos antigos, julgue o item que se segue.
As Guerras Púnicas, entre Roma e Cartago, determinaram o fim do projeto imperialista romano.
Compreendida entre os séculos V (queda de Roma) e XV (queda de Constantinopla), a Idade Média foi um dos mais longos períodos da história ocidental e, como bem destacou o historiador Jacques Le Goff, plantou as raízes da Europa. A respeito do medievo, julgue o item seguinte.
A Baixa Idade Média correspondeu à crise final do feudalismo, com o renascimento da economia monetária, do comércio e da vida urbana.
Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue os itens a seguir.
A invenção da imprensa no século XV contribuiu para a disseminação do pensamento iluminista.
A Revolução Industrial impactou profundamente o mundo, sobretudo a partir do século XIX. A respeito da Revolução Industrial e de seus impactos, julgue o item subsequente.
A Revolução Industrial proporcionou melhores condições de vida para os trabalhadores da indústria, que recebiam altos salários e eram protegidos pelo Estado.
Com relação às várias revoltas que ocorreram no Brasil durante o período regencial, julgue o ite a seguir.
A Cabanagem ocorreu na Bahia, em decorrência da revolta escravizados.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.
Entre as transformações históricas ocorridas na sociedade medieval europeia no período conhecido como Baixa Idade Média (do século XI ao século XV) tem-se:
Considere as afirmações sobre as grandes navegações iniciadas no século XV:
I. As grandes navegações atlânticas foram estimuladas pela busca de novas rotas para as Índias e para o Oriente, visando combater o monopólio das cidades italianas e as dificuldades impostas pelos Otomanos.
II. O pioneirismo dessas navegações coube à Espanha e à França, cujas monarquias, temporariamente unidas por elos da Dinastia Bourbon, estiveram vivamente empenhadas na
III. O conhecimento científico e a técnica presentes nas navegações portuguesas tiveram relação com as trocas culturais decorrentes da ocupação árabe da Península Ibérica, o processo de formação do Estado nacional português e a expertise no comércio de especiarias.
IV. A Inglaterra, com sua tradição de pirataria, esteve entre as potências que lideraram as grandes navegações, sendo responsável pela descoberta e exploração do norte do continente americano, além da primeira circum-navegação do globo, com Francis Drake.
Está correto o que se afirma APENAS em
O Movimento Abolicionista foi resultado de uma grande mobilização social pelo fim da escravidão no Império do Brasil, e pode ser caracterizado como um movimento
Se a Ilíada e a Odisseia podiam ser devidamente consideradas como fontes essenciais da história da Grécia Antiga, em contrapartida,
negava-se todo valor à tradição oral africana, essa memória dos povos que fornece, em suas vidas, a trama de tantos
acontecimentos marcantes. Ao escrever a história de grande parte da África, recorria-se somente a fontes externas à África,
oferecendo uma visão não do que poderia ser o precursor dos povos africanos, mas daquilo que se pensava que ele deveria
ser.
(M’BOW, Amadou-Mahtar. Prefácio. In: MOKHTAR, Gamal (ed). História Geral da África: África antiga. Brasília: Unesco, 2010, v. 2, p. XXI)
O trecho acima
Desde o início do século III, uma crise generalizada se abateu sobre as instituições romanas. Embora poderoso, o Estado não conseguiu preservar a unidade política e administrativa do imenso território, habitado por povos de origens e culturas diversas, propiciando a crise e a queda do império romano.
Sobre os fatores que propiciaram a crise e a queda do Império Romano, analise as afirmativas a seguir.
I. As sucessivas lutas pelo poder entre chefes militares e o Senado minaram a coesão político-militar do exército.
II. As invasões bárbaras contribuíram para a crise e a queda do Império Romano.
III. O Império do Oriente recebeu o golpe fatal em 476, ano em que foi deposto Rômulo Augústulo, seu último soberano.
Está correto o que se afirma em
O Iluminismo também é chamado de movimento das luzes, filosofia das luzes, ou ilustração. O século XVIII é denominado século das luzes. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a seguir.
I. O Iluminismo não pode ser classificado como uma revolução cultural.
II. Os iluministas passaram a procurar no universo da razão as explicações para os fenômenos do mundo físico e social.
III. O pressuposto básico do Iluminismo era o senso comum.
IV. No pensamento iluminista, um determinado pressuposto, para ser considerado verdadeiro, deveria ser analisado racionalmente.
Está correto o que se afirma em
A Antiguidade Oriental foi marcada pelo desenvolvimento de civilizações hidráulicas, dentre as quais podemos mencionar o Egito. Esta civilização se tornou um dos principais centros políticos e econômicos do mundo antigo, despertando cobiça e ambição em outros povos. O historiador grego Heródoto, ao refletir sobre a civilização egípcia, teria dito a frase, que se tornou célebre “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Tal expressão constitui uma tentativa de depreciar a civilização egípcia, pois: