Virginia, a colônia inglesa fundada na América do Norte, transformou-se num grande centro de produção de um produto altamente consumido na Europa. Esse produto era:
No Ensino de História, ao se trabalhar a temática “vilas e cidades no Brasil colonial” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:
Que tratado entrou em vigor em 28 de abril de 1952 e serviu para finalizar oficialmente a Segunda Guerra?
A economia comercial de Gana atingiu seu auge no século XVIII, dois produtos foram fundamentais para a expansão econômica do Reino de Gana. Esses produtos são:
De acordo com a periodização tradicional baseada nas grandes mudanças geopolíticas europeias, é correto afirmar que é considerado o fim da idade moderna:
O fim da Revolução Farroupilha, ao longo do início do Segundo Reinado, é marcado pelo Tratado do Poncho Verde, acerca desse momento histórico é correto afirmar que:
A Constituição de 1937, conhecida como “Polaca”, foi inspirada na Carta fascista da Polônia. A organização desse documento tinha um posicionamento:
“Não bastasse a ferocidade dos quilombolas, uma inquietude nova e constante acrescentava-se ao percurso dos viajantes em trânsito: o medo dos ataques das quadrilhas de salteadores formadas por homens livres brancos, mamelucos, mulatos ou negros alforriados. [...] O mais célebre grupo de salteadores das Minas, a quadrilha da Mantiqueira, agia no alto da serra, perto do trecho que o Caminho Novo se bifurcava na vila de São João del Rey e em direção a Vila Rica. [...] A quadrilha [...] só foi desbaratada com muito esforço, por volta de 1783, pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, então comandante do destacamento do Caminho Novo. [...]"
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 120-1.
Tomando o trecho como referência, em relação à ocupação populacional das minas no século XVIII, é correto afirmar que
Observe a imagem a seguir.
O Novo Sindicalismo se refere a “sindicatos construídos a partir do chão da fábrica, que tomavam suas decisões em grandes assembleias, e provaram que, no Brasil, não era só futebol que enchia estádio – durante as greves de 1979 e 1980, as famosas assembleias no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo, chegaram a reunir mais de cem mil trabalhadores" (SCHWARCZ; STARLING, 2015, p. 477).
O movimento surgido com as greves de 1978 no ABC paulista se intitulou Novo Sindicalismo porque, diferentemente daquele praticado até essa data,
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“______________________, o maior dos imperadores antoninos, foi sucedido por ___________________, que construiu ____________________ defensivas em várias províncias romanas."
O período da Idade Média ficou caracterizado pela preponderância do feudalismo, que foi a estrutura política, econômica e social da Europa Medieval. Em relação ao modo de produção e a sociedade feudal analise as afirmativas abaixo: I. A principal unidade econômica de produção era o feudo; II. A sociedade era estamental, ou seja, não havia mobilidade social; III. Os servos constituíam a maior parte da população camponesa; IV. Durante o período do feudalismo ocorreu grande centralização de poder, com o surgimento de monarquias absolutistas; Com relação as afirmativas acima é correto afirma que:
A chamada expansão marítima marcou o início da Idade Moderna. A “descoberta” do continente americano iniciou-se a sistema colonial. Com relação a colonização da América assinale a alternativa incorreta.
Ora, uma história não é narrada sob a pressão esquizofrênica de ser ou a pura facticidade das informações das fontes, de um lado, ou a imaginação ficcional de seu caráter histórico. Sua facticidade própria, muito mais real do que a facticidade dos dados das fontes, encontra-se na forma em que o passado se torna um elemento influente na vida humana prática no presente.
Jörn Rüsen. História viva. Teoria da História III: formas e funções
do conhecimento histórico. Brasília: EdUnB, 2007, p. 33 (com adaptações).
Considerando esse fragmento de texto, julgue o item subsequente, com referência a aspectos teórico-metodológicos dos estudos em história.
A ênfase analítica no caráter construtivo e nos aspectos ficcionais do conhecimento histórico raramente tem sido combinada com apologias à tolerância de mentiras e falsificações documentais.
Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.
Georg Simmel.
O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios
sobre teoria da história
. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo à relação entre tempo e história.
O conceito de regimes de historicidade foi cunhado e mobilizado pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault, para o estudo de formas modernas de interação entre sociedade e tempo.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue o item que se segue.
Os primeiros praticantes da micro-história tinham o propósito metodológico de operacionalizar uma abordagem qualitativa de culturas e experiências ligadas a classes sociais subalternas.