A respeito de história e memória social, julgue o item a seguir.
Diferentemente da memória individual, o patrimônio histórico, material ou imaterial, não incorpora sentimentos ou visões socialmente construídos.
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item seguinte, acerca da diversidade de atores sociais que formaram a sociedade brasileira.
A representação do índio na segunda figura demonstra a incapacidade de agência e de ação política dos indígenas em meio ao processo de extermínio e espoliação que sofreram no decorrer do século XIX, o que é confirmado pela historiografia recente.
"O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência."
Constituição de 1824, título I, art. 1.º.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.
Ao longo do período imperial, não houve nenhuma lei que regulamentasse a propriedade fundiária no Brasil, apesar de o país ser, à época, essencialmente agrário.
Julgue o item subsecutivo, referente à historiografia do século XIX.
A historiografia indica que a Lei do Ventre Livre teve baixo impacto e pouca relevância na história da escravidão no Brasil império.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue o item a seguir.
Assim como outros países, o Brasil tem utilizado recursos informáticos como ferramenta para produção do conhecimento histórico; exemplo disso são os projetos que criam metodologias novas com o uso de tecnologia de georreferenciamento e de bancos de dados.
Muitos aspiram à condição de senhor de engenho, porque se trata de um título que traz consigo a possibilidade de ser servido, obedecido e respeitado.
ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte-São Paulo: Itatiaia-Edusp, 1982 (adaptado).
Quanto à organização da sociedade colonial brasileira, para ocupar a posição social descrita, era necessário
Leia as afirmativas a seguir: I. A função das colônias dentro do antigo sistema colonial era abastecer de produtos tropicais o mercado europeu. Isso fez com que no Brasil a ocupação territorial se arrastasse inicialmente pela costa marítima. Os colonizadores só se dirigiram para o interior quando o incremento da atividade canavieira o exigiu. II. No Brasil, a grande extensão territorial era desproporcional ao número reduzido de colonos disponíveis, favorecendo a adoção do trabalho escravo nos períodos colonial e imperial, que existia residualmente em algumas regiões europeias. III. A colonização de todo o continente americano, inclusive a do norte da América inglesa, obedeceu à lógica do sistema colonial. Este baseava-se no pacto colonial, segundo o qual caberia aos comerciantes reinóis o privilégio de intermediarem o comércio das colônias. IV. A lógica da empresa mercantilista, que tinha como fim o acúmulo de numerário, em busca de uma balança comercial favorável, fez instituir-se ao longo do Brasil imperial formas de ocupação e exploração altamente depredatórias e extensivas. Marque a alternativa CORRETA:
A respeito das razões para a capitania de São Vicente iniciar as atividades exploratórias conhecidas como Bandeiras, assinale a alternativa correta:
Leia os trechos da seguinte reportagem: “Sobreviventes de Hiroshima relatam drama da bomba atômica em peça teatral em SP"

A Segunda Guerra Mundial comumente é lembrada pelos campos de trabalho forçado e extermínio de milhares de judeus na Europa, entretanto há um outra face da Guerra que nem sempre é lembrada: as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki.
Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. As bombas atômicas foram desnecessárias sob o ponto de vista de historiadores, pois o Japão continuava sozinho na Guerra, e em parte já dominado. As bombas foram lançadas devido às intenções estadunidenses de mostrar poderio bélico.
II. Ainda hoje as regiões bombardeadas sofrem com os efeitos do ataque, pois para além dos efeitos imediatos das bombas elas também afetaram geneticamente os habitantes da região, o que justifica os inúmeros casos de câncer, má formação dos fetos entre outras doenças.
III. Sob o pressuposto de que a URSS foi capaz de controlar o exercito alemão, o que colaborou para o fim da Guerra, muitos estudiosos concordam que as bombas atômicas foram um recado direto a URSS por parte dos EUA instaurando o que seria um início da Guerra Fria.
IV. É correto dizer que os Estados Unidos da América tinham consciência da capacidade destrutiva da bomba, uma vez que, o projeto de construção da arma além de ser mantido em segredo, foi iniciado anos antes da Guerra, e supervisionado por grandes nomes da ciência durante o seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa correta:
Durante o período colonial no Brasil inúmeras revoltas ocorreram nas, então, capitanias. A seguir, assinale qual das alternativas apresenta corretamente essas revoltas:
A formação do atual Brasil é consequência de um intenso processo histórico. Um dos momentos de destaque nesse processo é a Independência do Brasil frente ao Reino de Portugal. Sobre esse momento, analise as afirmativas abaixo:
I. A independência foi um processo que se estendeu de 1821 a 1825.
II. A Independência do Brasil não foi pacífica como comumente se declara, havendo a necessidade de formação de um exercito composto por mercenários para o controle de parte da sociedade contraria a Independência e pró Portugal.
III. Durante a primeira fase do Império brasileiro, governado por D. Pedro I, é instituído a aristocracia de Sangue, que estratifcou ainda mais a sociedade brasileira e dificultou a realização da abolição da escravatura no Brasil.
IV. Para conseguir a Independência o Império brasileiro se viu forçado a contrair dívida com a Inglaterra para pagar a indenização que o Império se comprometeu a pagar a Portugal no “Tratado de Amizade e Aliança".
Estão corretas as afirmativas:
Leia o trecho a seguir:
“Tratava-se da primeira grande mudança de regime político após a independência. Mais ainda: tratava-se da implantação de um sistema de governo que se propunha, exatamente, trazer o povo para o proscênio da atividade pública." (Carvalho, José Murilo. “Os bestializados".p.11)
De acordo com o autor, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta sobre a proclamação da Republica em 1889:
Durante o século XX o Brasil viu sua economia se desenvolver pela agricultura e exploração de suas reservas naturais. No caso da região norte a “os seringais foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta sobre este assunto:
I. Por causa da Seringueira inúmeros trabalhadores foram atraídos para região do Amazonas, principalmente da região nordeste.
II. A exploração dos seringais foi o principal responsável pela chamada Belle Èpoqué amazonense econômica e cultural do Brasil naquele período.
III. O ciclo da borracha chega a seu fim devido a entrada no comércio mundial dos seringais asiáticos.
IV. Nesse período o território do Acre foi extremamente importante para a produção de borracha.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o trecho a seguir:
A anedota exposta anteriormente foi feita como resultado da Rusga mato grossense, movimento ocorrido em Mato Grosso no ano de 1834. Sobre isso assinale a alternativa incorreta.
A configuração territorial da América portuguesa colonial foi alcançada por meio de um processo histórico dinâmico, iniciado no século XVI. A respeito desse tema, julgue o item.
No final do século XVI, os portugueses tinham posições fortificadas na foz do rio Amazonas e na margem oriental do rio da Prata.