A política externa norte-americana tem dedicado, historicamente, grande atenção à América Latina. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Tropas norte-americanas intervieram no México, em 1914, para exigir que o governo mexicano se desculpasse por alegado insulto à bandeira norte-americana e, em 1916, para perseguir o líder revolucionário Pancho Villa.
A propósito do tema precedente e de seu contexto, julgue o item.
As guerras de independência fortaleceram o poder estatal, dificultando a constituição de uma nova ordem social e política baseada no ideário liberal e igualitário.
Durante o século XIX, o expansionismo europeu sofreu um grande impulso, e a Ásia, a África e a Oceania foram divididos em zonas ocupadas pelos europeus ou sob influência europeia. A respeito desse tema, julgue o item.
Na Conferência de Bandung, já no século XX, os Estados afroasiáticos se apresentaram como um bloco organizado perante o resto do mundo, e seus participantes tinham economias essencialmente agrícolas, exceto o Japão.
Acerca do Congresso de Viena e das transformações da ordem geopolítica europeia que dele resultaram, julgue o item.
A França foi obrigada a ceder a Normandia ao Reino Unido, a título de indenização pelas perdas decorrentes das Guerras Napoleônicas.
Acerca de algumas das experiências evocadas no texto precedente, julgue o item.
Embora tivesse sido previamente aliada da Alemanha e do Império Austro-Húngaro — no âmbito da chamada Tríplice Aliança —, a Itália atuou na Primeira Guerra Mundial, a partir de 1915, ao lado da Tríplice Entente, após receber promessas de ganhos territoriais.
Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue o item.
O alinhamento da Áustria com a Alemanha na Segunda Guerra Mundial foi possível graças à queda, em 1934, do regime comunista austríaco, implantado após a derrota do país na Primeira Guerra Mundial.
“O escravocrata Antônio Benício Saraiva libertou seus escravos cinco anos antes da princesa Isabel assinar a Lei Áurea. Fazendeiro e político, Saraiva concedeu alforria em troca de indenização paga pelo Governo Provincial. Segundo o jornal abolicionista Libertador, o escravista fez da “liberdade" um negócio lucrativo. Inicialmente soltando “seus negros" no município de Baturité, o fazendeiro levou-os para Quixeramobim e alforriou novamente os mesmos escravos – ganhando, assim, indenização em dobro.
A denúncia sobre o episódio envolvendo Antônio Benício Saraiva (1823 – 1920) foi publicada, em outubro de 1883, no jornal Libertador. A história do fazendeiro e outras irregularidades que antecederam a abolição no Ceará foram noticiadas pelo periódico oficial da Sociedade Cearense Libertador, mais destacada agremiação abolicionista que atuou no Ceará."
(https://www20.opovo.com.br/app/opovo/dom/2014/03/22/noticiasjornaldom,3224538/a-libertacao-dos-escravos-e-acorrupcao-na-provicia-do-ceara.shtml. Acesso em: 22/09/2017)
Sobre a escravidão no Ceará, podemos destacar como verdadeira qual afirmativa?
A colonização de Fortaleza tem reflexo direto com a invasão holandesa no Brasil. Devido à expansão dos flamengos em todo o Nordeste, a futura capital cearense acabou recebendo expedições e um Forte de nome Schoonenborch. Sobre as invasões holandesas no Ceará, é correto dizer que:
O livro A Escrita da História, de Peter Burke, publicado originalmente em 1991, discute as mudanças ocorridas na historiografia a partir do surgimento da corrente chamada Nova História. Para isso, vários novos temas da história, entre eles, a história das mulheres, o renascimento da narrativa, a história oral etc. merecem capítulos especiais. Os modos de escrever a História são o ponto central da obra. O autor, tentando definir a História Nova, observa que a mesma se originou associada à Escola de Annales e que, além de lutar por uma história total, opõe-se totalmente ao paradigma tradicional da historiografia.
Em relação à conceituação da Nova História, marque o item correto.
O período do Regime Militar (1964-1985) suscita sempre novos questionamentos, embora muitos documentos ainda não estejam totalmente disponíveis, o assunto exige dos pesquisadores e da sociedade brasileira acompanhamento dos novos fatos que surgem, porque são do interesse da história do país.
No Ceará, politicamente três nomes comandaram o Estado durante o período: os coronéis Adauto Bezerra, César Cals de Oliveira e Virgílio Távora.
Qual opção contém uma característica do governo de Virgílio Távora?
Observe o trecho de o documento a seguir:
O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino. Porque engenhos há na Bahia que dão ao senhor quatro mil pães de açúcar e outros pouco menos, com a cana obrigada à moenda, de cujo rendimento logra o engenho ao menos a ametade, como de qualquer outra, que nele livremente se mói; e em algumas partes, ainda mais que a ametade.
(Retirado de: ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 1649. Adaptado por João Antônio Andreoni. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. Cap. I: p. 75.) Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A concepção que orientou a estrutura de investimento e exploração econômica na colônia portuguesa foi inspirada no mercantilismo.
PORQUE
II. Apesar das dificuldades em adaptação no Brasil e o investimento para preparar a terra e montar os engenhos, o plantio e benefício da cana de açúcar gerou lucros em grande escala para a Coroa Portuguesa.
“Os métodos de ensino baseados na memorização correspondiam a um entendimento de que 'saber história' era dominar muitas informações, o que, na prática, significava saber de cor a maior quantidade possível de acontecimentos de uma história nacional."
(retirado de: BITTERNCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 69).
O trecho discute a respeito do método de ensino de história utilizado no Brasil durante o século XIX. A respeito da proposta metodológica do ensino de história atual, assinale a alternativa CORRETA:
Observe a imagem a seguir:
A imagem apresentada demonstra a política de incentivo à imigração decorrente no Brasil entre segunda metade do século XIX e início do século XX. Com base na imagem e as políticas de incentivo à imigração no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
Apesar das primeiras atividades econômicas da região que hoje compreende o Rio Grande do Sul não demandarem muitos homens para o trabalho, a mão de obra escrava estava presente nesta região, desde, pelo menos 1680, para a comercialização com as nações da região do Rio da Prata. Após a fundação do Rio Grande do Sul em 1737 houve um aumento considerável no registro de escravos de origem africana, tanto provenientes da África, quanto os descentes que nasceram no Brasil. Sobre a mão de obra escrava no sul do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
O dito Pacto Colonial, marcado por uma concepção econômica mercantilista, definiu a relação entre Metrópole e Colônia, determinando a forma de organização da sociedade colonial. Sobre esse Pacto é incorreto afirmar que: