Todas as afirmativas estão corretas, Exceto:
Leia o texto.
"A arte, até então eclesiástica, sob o controle dos padres-pedreiros, torna-se laica; ela passa às mãos do~ pedreiros livres, servidores casados da Igreja cujas humildes colônias, postas sob sua proteção constroem, mesmo em formas independentes, esses edifícios grandiosos, onde o peito do homem encontra finalmente respiração, com a vaguidão do sonho e a liberdade dos suspiros."
MICHELET, Jules. A agonia da Idade Média. São Paulo: Educ, 1992, p. 23.
O extrato acima se refere à(ao):
"As formas clientelistas atravessaram a industrialização dos anos 1940-50, a ditadura militar e, como se viu, as quase três décadas de democracia sob a Constituição de 1988, para desembocar neste governo descolado da opinião pública."
André Singer. Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/andresinger/2017/10/1931 038-a-vitoria-da-modernizacao-conservadora.shtml. Acesso em 28.10.2017.
O tema democracia se faz parte do noticiário nacional e internacional do mundo, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial. A origem deste termo é grega e remonta à Atenas.
Sobre a democracia ateniense, assinale a alternativa correta.
Leia o texto.
O fragmento acima extraído da Dictatus Papae, faz. parte das reformas gregorianas e refere-se ao conflito entre as duas espadas ou gládios que na baixa Idade Média representou o conflito entre o poder:
Em 1921, a situação econômica da Rússia estava pior do que antes da revolução. Reconhecendo a gravidade da situação, Lenin declarou aos seus pares: "Nos equivocamos. Atuamos como se pudéssemos construir o socialismo em um país no qual o capitalismo praticamente não existia. Antes de querer realizar a sociedade socialista, há que reconstruir o capitalismo." A partir daí ele propôs a NEP (Nova Política Econômica) que objetivava:

O trecho revela um momento importante da crise do Estado Novo associada ao retorno da FEB, que
Acerca de aspectos econômicos e políticos da ocupação e expansão do território da colônia portuguesa na América, julgue o próximo item.
A Coroa portuguesa cobrava impostos como o quinto e a bateia sobre a exploração do ouro das Minas Gerais; às demais atividades econômicas desenvolvidas na região era concedida isenção fiscal.
Julgue o item a seguir relativos ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.
A independência brasileira e a forma monárquica de governo foram imediatamente apoiadas pelas províncias brasileiras e reconhecidas no sistema internacional.
A chamada Revolução Praieira, que eclodiu durante o Segundo Reinado em novembro de 1848 em Pernambuco, ficou caracterizada historicamente como um movimento.
“Um professor coloca nos objetivos de ensino que o aluno, após determinada aula, deve saber 'comparar uma célula animal com uma célula vegetal'. Que faz o professor nessa aula? Explica (descreve?) como é uma célula animal e como é uma célula vegetal. Talvez faça uma tabelinha em que coloca, lado a lado, como é uma e como é a outra. Talvez estabeleça comparações. Entretanto, não considera que sua responsabilidade ensinar a comparar, não se preocupa com o desenvolvimento dessa habilidade no aluno. Está centrado no conteúdo 'célula vegetal e animal', saber comparar é algo que o aluno deve “trazer pronto" e se ele não souber o problema não é do professor de Ciências… Só que também não é de nenhum outro…".
(Lenise Martins Garcia, UnB).
Na visão apresentada acima, a professora defende que:
Os primeiros PCNs para o ensino de História trabalham com a ideia de eixos temáticos e, para o ensino fundamental, foram sugeridos quatro eixos – um para cada ciclo. Para o segundo ciclo, composto então pela 3ª e 4ª série, a temática sugerida era:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a história do Brasil republicano, julgue o item seguinte.
Confirmando o que o texto sugere, o movimento tenentista da década de 20 do século XX contestou o modelo político vigente no país e, pelas armas, tentou derrubar as estruturas políticas em vigor.
A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática entre 1946 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, algumas das quais verdadeiramente trágicas. O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas de regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.
Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.
O governo de Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 50 do século XX, teve como marco a política desenvolvimentista e o ideal de fazer o Brasil progredir cinquenta anos em cinco.
Nas primeiras décadas após a Independência, o Brasil viveu verdadeira guerra civil. O Maranhão integrou esse quadro conflituoso, em que avulta a Balaiada (1838–1841), e que, também, envolveu o Piauí e parte do Ceará. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.
Ao negar-se a enfrentar os balaios, Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, recusou-se, pela primeira e única vez, a cumprir uma ordem do governo central.
Na primeira metade do século XIX houve um abalo nas relações entre Inglaterra e Brasil, assinale abaixo o motivo desse estremecimento.