Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Observe o trecho de o documento a seguir:
O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino. Porque engenhos há na Bahia que dão ao senhor quatro mil pães de açúcar e outros pouco menos, com a cana obrigada à moenda, de cujo rendimento logra o engenho ao menos a ametade, como de qualquer outra, que nele livremente se mói; e em algumas partes, ainda mais que a ametade.

(Retirado de: ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 1649. Adaptado por João Antônio Andreoni. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. Cap. I: p. 75.) Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A concepção que orientou a estrutura de investimento e exploração econômica na colônia portuguesa foi inspirada no mercantilismo.
PORQUE

II. Apesar das dificuldades em adaptação no Brasil e o investimento para preparar a terra e montar os engenhos, o plantio e benefício da cana de açúcar gerou lucros em grande escala para a Coroa Portuguesa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282