Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue o item seguinte.
A relação entre patrimônio cultural e cidadania passou a ser uma preocupação constante nas políticas oficiais brasileiras a partir da promulgação da Constituição Federal de 1946.
"O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência."
Constituição de 1824, título I, art. 1.º.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.
Ao conceber o país como a “associação política” dos seus cidadãos, a Constituição de 1824, primeiro texto constitucional brasileiro, definia o país como uma nação livre e fundada na igualdade de direitos para sua população.
"O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência."
Constituição de 1824, título I, art. 1.º.
A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.
O golpe militar de 1964 instituiu a censura, fechou o parlamento e suprimiu liberdades individuais; mesmo assim, os militares o definiram como uma revolução, buscando legitimar suas ações com o argumento da defesa da ordem, da Constituição, da liberdade e da democracia.
Julgue o item subsecutivo, referente à historiografia do século XIX.
Entre as razões para o fim do comércio atlântico de escravos para o Brasil imperial estão a pressão inglesa e as epidemias de febre amarela.
Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue o item subsequente.
Escrita no calor dos acontecimentos políticos da chamada Revolução de 1930, Raízes do Brasil é obra ensaística que aborda os dilemas e desafios políticos do tempo presente em que foi escrita por meio de uma análise do passado.
Corrida de cavaleiros organizados em duas fileiras, identificadas pelas cores azul e encarnado. Realizam várias "manobras", como a das argolinhas, a das canas, a do abraço, etc. Falamos de:
A “Questão Romana" foi:
Índia e Paquistão são países que foram colonizados por:
Duarte da Costa:
I - Foi o segundo governador-geral e governou o Brasil de 1553 a 1557;
II - Trouxe o Padre Anchieta ao Brasil e enfrentou muitos conflitos, principalmente entre índios e colonos.
Sobre os itens acima:
Analise o gráfico a seguir.
Atenas é conhecida como berço da democracia, opondo-se ao sistema de governo oligárquico presente em outras cidades gregas.
A partir do gráfico acima, assinale a alternativa correta.
Noite de Natal, litoral do Haiti, 1492. Em meio a uma forte tempestade típica da região do Caribe naquela época do ano, a esquadra de três navios do navegador Cristóvão Colombo luta contra as ondas para cruzar o que hoje é conhecido como Cabo Haitiano. Uma das ondulações, no entanto, joga a nau capitânia Santa Maria, onde viajava o próprio genovês, contra os rochedos próximos à costa. Em questão de minutos, o principal navio da expedição vaia pique.
História, Em busca de Santa Maria, O Globo, 25/10/2014, p. 34.
O navio Santa Maria, construído no século XV e que fez parte da primeira expedição de Cristóvão Colombo, saiu da Espanha com o objetivo principal de:
D. João e sua corte desembarcaram em janeiro de 1808 no Brasil e se estabeleceram no Rio de Janeiro, depois de uma escala em Salvador. Seu governo tomou medidas que mudaram a posição que o Brasil ocupava frente no Império Português, entre as quais a:
" Choque do Plano Collor é o maior de toda a história"
Folha de São Paulo, 17 de março de 1990
Com esta manchete o Jornal Folha de São Paulo anunciou, há 28 anos, o Plano Collor, também conhecido como Plano Brasil Novo, aplicado pelo recém empossado presidente, Fernando Collor de Melo, com o objetivo de combater a inflação.
Entre as medidas do Plano Collor destaca-se o(a):
Entre os motivos geopolíticos que sustentaram a transferência da capital e sua criação no Planalto Central, é estabelecida a partir dos seguintes pontos, exceto:
Leia o texto e marque a opção certa.
No marco da Nova Espanha, segundo León Portilla (2012), no século XVI os cronistas espanhóis chamaram 'livros de pinturas e caracteres' aos manuscritos que hoje nomeamos códices. Os códices eram livros pré-his-pânicos da culturas mesoamericanas com um formato específico, suas páginas organizavam-se em forma de acordeão e estavam escritas com caracteres logo-silábicos. “Vários são os matérias sobre os quais estão pinta-dos esses códices, muitos deles têm como suporte o papel feito da casca da árvore conhecida genericamente como amate (que designa as várias espécies de fícus)".
(LEÓN-PORTILLA, 2012, p. 19)
O Especialista em epigrafia e códices pré-hispânicos que conseguiu decifrar o alfabeto maia, entendendo que os desenhos representavam sílabas, foi: