O crescimento da ultradireita no mundo europeu é um fenômeno atual, visível e preocupante. Atentados e passeatas têm marcado a rotina da sociedade europeia atual. Esses movimentos são
Matutos, caipiras, jecas: certamente era com esses olhos que, em 1950, os 10 milhões de citadinos viam os outros 41 milhões de brasileiros que moravam no campo, nos vilarejos e cidadezinhas de menos de 20 mil habitantes. Olhos, portanto, de gente moderna, “superior", que enxerga gente atrasada, “inferior". (MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 574)
O trecho revela a relação conturbada entre o campo e a cidade na modernidade brasileira.
Sobre isso, é CORRETO afirmar:
O neoliberalismo chegou com atraso ao Brasil e terminou cedo. O Pacto Liberal-Dependente de 1991 foi dominante no Brasil entre, aproximadamente, 1991 a 2005. Nasceu do colapso do Plano Cruzado e do decorrente vácuo de poder que se estabeleceu entre 1987 e 1990. Para a classe capitalista de um país em desenvolvimento como o Brasil, a opção política fundamental está sempre em decidir se deve se aliar aos trabalhadores e às classes médias profissionais que constituem seu mercado interno ou às elites dos países ricos; em outras palavras, se deve ser parte da construção de uma nação ou se deve assumir a dependência. No primeiro caso, ela tem de aceitar maiores salários da burocracia pública e dos trabalhadores, e maiores gastos do Estado com educação, saúde e assistência social. Em compensação, tem um mercado interno maior e mais seguro para realizar lucros e investir; conta com o apoio do Estado na competição internacional; e se beneficia de maior estabilidade política, porque os governos são dotados de maior legitimidade. No segundo caso, as elites capitalistas locais globalistas pagam menos impostos e contam com aprovação maior da parte das elites dos países ricos à qual agrada sua submissão. [...] (BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil: Sociedade, economia e Estado desde a Independência. 2. ed. São Paulo: Editora 34. p. 296)
A globalização e a chamada “nova ordem mundial" não são movimentos espontâneos, mas a articulação de pactos e de afirmação de modelos. Entre 1991 e 2005, como afirma Bresser-Pereira, o Brasil aderiu ao chamado neoliberalismo com o Pacto Liberal-Dependente. No trecho, é perceptível uma crítica do autor que está expressa corretamente em:
Em 1948, o governo da África do Sul (país mais industrializado do continente africano até aquele momento) instituiu um sistema legal de segregação racial conhecido como Apartheid, que durou até o período de 1989-1992.
O fato que levou ao fim do Apartheid sul-africano foi a(o)
Acerca da sociedade inca, é correto afirmar que:
Sob a definição de “patrimônio imaterial” encontram-se
Conforme a Lei nº 581, de 4/9/1850, conhecida como “Eusébio de Queiroz", os
O movimento operário brasileiro, no contexto da Primeira República, foi muito influenciado pela corrente anarco-sindicalista que defendia princípios e estratégias de luta específicas. Como exemplo de um princípio e de uma estratégia, considera-se, respectivamente,
Leia o trecho de autoria do economista John Keynes:
Concebo pois que uma socialização abrangente do investimento será o único meio de assegurar uma situação aproximada de pleno emprego (...) Mas, além disso, não se vê argumento que justifique um socialismo de Estado que abranja a maior parte da vida econômica da comunidade. Não é a propriedade dos instrumentos de produção que importa o Estado assumir. Se o Estado estiver em condições de determinar o montante agregado dos recursos destinados a aumentar estes instrumentos e a taxa básica de remuneração dos seus detentores, terá realizado tudo que é necessário.
(KEYNES, J. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 344)
Conforme o autor, para superar o desemprego causado pela grande depressão de 1929, as principais medidas deveriam ter sido
A IV República brasileira (1946-1964) foi marcada por algumas características peculiares, sobretudo a partir dos anos 1950, tais como a ampliação do voto das classes populares,
Entre as características predominantes do fenômeno migratório interno que ocorreu no Brasil entre os anos 1950 e 1960, cita-se o predomínio da migração da região
Dentre as novidades apresentadas pela Constituição de 1988, incluem-se:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:
“Uma das autoras que questiona a datação da Teoria de Bering é Niède Guidon, arqueóloga _______________que coordena desde 1973 as pesquisas realizadas no sítio arqueológico _______________, o mais antigo no Estado de Piauí. Defensora da tese de que o Continente Americano é habitado há cerca de ______________anos. Para isso, baseia-se em vestígios de pedras lascadas e ___________, únicos materiais resistentes ao clima do local."
(Pivetta, M. 2008.)
Leia o texto e classifique as afirmações com verdadeiro (v) ou falso (f).
“O que foi o feudalismo? Durante muito tempo, e especialmente sob o influxo do racionalismo do século XVIII, pensou-se que a Idade Média como a 'era da escuridão'. […] Os pensadores católicos contemporâneos atribuem à Idade Média a função de um período germinativo […] durante o qual amadureceu a semente do mundo mo-derno."
(MONTENEGRO, W. 1961, p. 24)
( ) O feudalismo estende-se desde a queda do Império Romano até os séculos XII e XIV com o Renasci-mento.
( ) Durante o feudalismo, existiram vestígios do direito romano que se misturavam com o direito consuetu-dinário.
( ) O poder político estava concentrado, era o nascimento do conceito de Estado.
( ) O comércio e o crédito estavam condenados pela Igreja.
( ) Os artesãos agrupavam-se em grêmios e corporações cuja unidade era a oficina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência completa de forma correta:
Leia o texto e escolha a opção certa.
“O Consenso de Washington foi uma recomendação internacional elaborada em 1989 que tinha a intenção de combater as crises e misérias dos países subdesenvolvidos, sobretudo os da América Latina. Sua elaboração ficou a cargo do economista norte-americano John Williamson. EUA e, posteriormente, o FMI adotaram as medidas recomendadas como obrigatórias para fornecer ajuda aos países em crises e negociar as dívidas ex-ternas."
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/consensowashington.htm
Tal recomendação internacional aponta para o modelo político-econômico do: