A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu no Sul do Brasil, logo após a Proclamação da República. Considera-se como correto afirmar que na Revolução Federalista assim procedeu:
No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “reconhecer a importância da tradição oral na transmissão de histórias, mitos e lendas africanas”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue os itens seguintes.
Durante o governo de Prudente de Moraes, a aliança entre as elites políticas estaduais e o republicanismo jacobino viabilizou a instituição da política dos governadores.
Com relação ao regime militar instituído em 1964, julgue os itens subsequentes.
O apoio dos militares ao processo de distensão política iniciado no governo do general Ernesto Geisel foi unânime, pois tinha como finalidade controlar o processo de transição para a democracia.
Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.
Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade
versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de
Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue os próximos itens.
Como resposta à depressão econômica de 1929, os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a França e a Alemanha voltaram a utilizar o padrão-ouro no início da década de 1930.
Julgue os seguintes itens, a respeito de totalitarismo e suas origens.
De acordo com Hannah Arendt, o totalitarismo destrói os grupos e as instituições que integram as relações privadas dos homens, não se limitando a isolá-los da vida pública.
Com relação ao Congresso de Viena, julgue os itens a seguir.
Uma das questões humanitárias tratadas durante o referido congresso foi a abolição do tráfico de escravos.
A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
O Czar Nicolau I I retirou a Rússia da guerra em 1917, na tentativa de conter a Revolução Bolchevique que estava em andamento no país.
Um dos fenômenos políticos de grande relevância no âmbito das relações internacionais no século XX foi o processo de descolonização ocorrido na Ásia e na África logo após a Segunda Guerra Mundial. Com efeito, a descolonização multiplicou o número de agentes na política internacional, tendo tornado o sistema muito mais diversificado. Com relação a esse processo, julgue os itens que se seguem.
Com o fim da Segunda Guerra mundial, as antigas potências coloniais reconheceram a nova realidade internacional e concederam, de forma negociada e sob os auspícios das Nações Unidas, a independência para suas antigas colônias e territórios.
Bandeira de Mello (1997), faz uma comparação em sua tese de doutoramento sobre a história do ensino da História do Brasil, nesse sentido é INCORRETO afirmar que o ponto de vista de Mello é de que:
“No século XVII surgiu na Inglaterra um movimento religioso que defendia ideias como o batismo em idade adulta, nenhum credo oficial e a Bíblia como única autoridade reconhecida".
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a que Igreja se refere esta afirmativa.
Por mais de um século, desde a independência do Brasil, a figura de D. Pedro I foi praticamente esquecida como personagem central da história nacional. Nos manuais de história pátria, o reconhecimento de D. Pedro, quando positivo, se limitava basicamente ao “Dia do Fico" e ao “Grito do Ipiranga". Sobre essa figura da história brasileira, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Foi um imperador pintado com as cores de um monarca absolutista, avesso às ideias liberais que se espelhavam pelo mundo desde a Revolução Francesa.
( ) Sua imagem foi maculada pela fama de fanfarrão, frequentador de bordéis e tavernas e amante da marquesa de Santos com quem teve cinco filhos.
( ) Casou-se com a Marquesa de Santos com quem teve cinco filhos em nove anos de casamento, pois a imperatriz morreu em 1826 aos 29 anos.
( ) Só se tornou herdeiro após a morte do irmão mais velho, o infante D. Francisco, falecido aos 6 anos de idade, quando o futuro imperador do Brasil era um menino de apenas 3 anos.
( ) Seguindo o conselho de seu pai, D. João VI, “Ame como homem, mas case como rei", casou-se por procuração, sendo representado pelo arquiduque Karl Ludwig.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
De acordo com o livro Ensino de História: fundamentos e métodos, existem alguns problemas em escolher documentos que sejam atrativos e não oponham obstáculos para serem compreendidos, tais como:
I. Grande extensão.
II. Vocabulário complexo.
III. Inadequação à idade do aluno.
IV. Serem demasiadamente motivadores.
Está incorreto o que se afirma em:
Artistas reinventaram a arte com novas noções de dimensão espacial, emprego das cores e valorização dos planos e contrastes, como luz e sombra, ornamentação detalhada e equilíbrio geométrico. Na escrita, autores detalhavam desejos, medos, qualidades e defeitos do ser humano e de sua moral. Descreviam a utopia de um homem novo e do mundo perfeito, num tempo em que sonhar era arriscado.
(Angelo Adriano Faria Assis. A razão brilha para todos. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2013. Adaptado)
O trecho faz referência
Observe a imagem a seguir.

Trata-se de um cartaz