O político que ocupou a Presidência da República do Brasil entre o ano de 1956 a 1961 foi:
A denominada Nova história, particularmente desenvolvida a partir de meados do século XX, incorporou novos objetivos, novos problemas e novas perspectivas ao “ofício do historiador”, para usar a conhecida expressão de Marc Bloch. Entre os aspectos mais definidores dessa Nova história, está o permanente diálogo entre a história e as demais ciências sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que ela estimula
No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889. Pode‐se afirmar que suas primeiras décadas (Primeira República ou “República Velha”, entre 1889 e 1930) corresponderam a uma realidade que, sob vários aspectos, negava a própria essência de um regime republicano (“coisa pública”). Foi característica marcante desse período o(a)
A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)
Analise as seguintes assertivas a respeito da mesopotâmia: I. Fazia parte de um território em que hoje fica o Kuwait, a Síria, o Iraque e, ao sul, a Turquia, no oriente médio. II. O Crescente Fértil é uma região formada pelo Egito e a mesopotâmia, baseado nas qualidades de suas terras oportunas para o desenvolvimento da agricultura. III. Localizada entre os rios Tigre e Karun, formada basicamente por montanhas, essa região pode chegar a 50 graus à sombra. IV. Vivendo da agricultura, foi na mesopotâmia, há milhares de anos, que povos como os Sumérios, Acadianos, Hititas, Caldeus, Babilônios, Romanos e Sírios se fixaram nessa região. Quais estão corretas?
Em relação à escravidão e ao processo de descravização no Rio Grande do Sul, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo. ( ) Entre os anos de 1860 e 1870, iniciou um processo de descravização no Rio Grande do Sul. Nesse período histórico, o Estado Rio-Grandense deixou de ser uma das principais regiões escravistas, assumindo um papel social e demográfico. ( ) O processo de descravização teve base solidificada no valor da venda dos cativos, pois, a partir de 1850, houve um rápido crescimento no valor de venda dos cativos. ( ) O valor de venda dos cativos enquadrou-se dentro do processo de descravização como um impedimento ao envio de cativos para os cafeicultores do centro-sul do Brasil. Isso fez a região de cafeicultores do centro-sul do Brasil apresentar a menor população de cativos nesse contexto histórico. ( ) Existem relatos feitos pelo Ministro da Agricultura de 1884 que colocam o Rio Grande do Sul como o maior exportador de cativos entre os anos de 1874 e 1884. Nessa configuração, os dados registrados apontam a existência de 14.302 cativos enviados a outras regiões. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação às diferentes estruturas sociais e políticas na administração do Brasil Colonial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) No período Brasil Colônia, em teoria, existia o território, os súditos e seus bens, e tudo isso pertencia ao Rei, constituindo, assim, seu patrimônio. Portanto, todos os poderes se concentravam, por direito divino, aos Reis de Portugal. Se considerarmos essa configuração histórica na historiografia brasileira, fica evidente que o Brasil Colônia era um Estado Absolutista. ( ) O poder político e as manobras administrativas do Rei de Portugal sobre o Brasil Colônia significaram nesse período histórico uma representação prática conjunta aos interesses dos diferentes estratos sociais dos nobres, comerciantes, clero e gente do povo. Portanto, esse poder político de manobra e representatividade levou Portugal a usar a expressão “Coroa” em vez de “Rei”, determinando assim, o poder da monarquia portuguesa. ( ) Ao estabelecer a montagem administrativa portuguesa na colônia, o poder da Coroa se fortaleceu. Não ocorrendo improvisações nas decisões locais, as pressões imediatas dos colonizadores cessaram e as instruções emanadas da distante Coroa findaram-se. ( ) Entre os órgãos de poder na Colônia, existiam as Câmaras Municipais, com sede nas Vilas e nas cidades. A composição dos membros dessa administração local dava-se pelos administradores natos indicados em razão de seus papéis sociais e econômicos. Contudo, essa Câmara administrativa tinha na sua formação membros que foram eleitos pelos votos dos grandes proprietários locais, considerados puros para exercer o voto. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a visão do historiador Mário Maestri sobre a relação dos chefes farroupilhas, no conteúdo da constituição da república, que considerou “homens livres nascidos no território da república”, assinale a alternativa INCORRETA.

No mundo ocidental contemporâneo, passados 2 mil anos, é possível perceber a presença dos antigos romanos especialmente na(s):
Em julho de 1840, com catorze anos, D. Pedro II (1825-1891) assume o comando político do país, graças à mobilização pela maioridade empreendida pelos liberais. No dia 22 de julho, consultado sobre quando desejaria assumir o poder, o imperial menino responde: "Quero já!", inaugurando assim seu reinado. http://www.obrabonifacio.eom.br/azlverbete/101/, consultado em 25/07/2019.
A antecipação da maioridade de D. Pedro (Brasil,1840) teve como um dos objetivos conter as agitações nas províncias e o consequente perigo da fragmentação territorial.
A manobra política da antecipação da maioridade de D. Pedro II, seguiu-se a:
Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido, entre 1979 e 1990, e Ronald Reagan, presidente dos EUA, de 1981 a 1989, estão associados às políticas liberais - denominadas no pós Segunda Guerra Mundial de neoliberais- e marcam a expansão desse modelo em escala mundial. Caracteriza as políticas neoliberais a:
Assinale a alternativa que representa uma das competências do Ato Institucional nº 5, instituído no Brasil em 1968.
Refletindo sobre a América e a África, Dorigo (2011) menciona os hábitos e as lacunas que os antigos livros de história do Brasil apresentaram. Assinale a alternativa que NÃO representa a visão do historiador sobre o assunto.
No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “compreender a relação entre bandeirantes e indígenas”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
O movimento abolicionista (1870-1888) foi um movimento político e social que defendeu e lutou pelo fim da escravidão no Brasil. Todos os movimentos de libertação que ocorreram no Brasil propunham que: