Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Por mais de um século, desde a independência do Brasil, a figura de D. Pedro I foi praticamente esquecida como personagem central da história nacional. Nos manuais de história pátria, o reconhecimento de D. Pedro, quando positivo, se limitava basicamente ao “Dia do Fico" e ao “Grito do Ipiranga". Sobre essa figura da história brasileira, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi um imperador pintado com as cores de um monarca absolutista, avesso às ideias liberais que se espelhavam pelo mundo desde a Revolução Francesa.

( ) Sua imagem foi maculada pela fama de fanfarrão, frequentador de bordéis e tavernas e amante da marquesa de Santos com quem teve cinco filhos.

( ) Casou-se com a Marquesa de Santos com quem teve cinco filhos em nove anos de casamento, pois a imperatriz morreu em 1826 aos 29 anos.

( ) Só se tornou herdeiro após a morte do irmão mais velho, o infante D. Francisco, falecido aos 6 anos de idade, quando o futuro imperador do Brasil era um menino de apenas 3 anos.

( ) Seguindo o conselho de seu pai, D. João VI, “Ame como homem, mas case como rei", casou-se por procuração, sendo representado pelo arquiduque Karl Ludwig.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282