Leia os trechos abaixo.
O principal pressuposto do ensaio se encontra na afirmação de que formulações de tipo reducionista-classista não dão conta do sentido do episódio revolucionário de outubro de 1930. Concretamente, tratei de demonstrar, a partir do pressuposto que a queda da Primeira República não correspondeu ao ascenso ao poder nem da burguesia industrial, nem das classes médias, contraditando assim versões correntes na época que o trabalho foi escrito.
(FAUSTO, Boris. A revolução de 30: Historiografia e história. 16 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 11)
Sob esta perspectiva, pode-se definir um processo revolucionário a partir de 1928 no Brasil, não apenas e porque a prática política das classes sociais orientou-se sob vários registros de revolução (...) mas sim devido à possibilidade de existência de uma direção dos acontecimentos cujo suporte, englobando aquilo que as propostas políticas tinham de mais geral, estava substantivado numa categoria de revolução – a revolução democrático-burguesa.
(DE DECCA, Edgar. 1930: o silêncio dos vencidos. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1984 p. 79)
Tendo em vista os dois trechos, as interpretações historiográficas sobre os acontecimentos que levaram à chamada “Revolução de 30" divergem, sobretudo, na análise do papel
O artigo 138 da Constituição de 1937, que estabelece o reconhecimento e a regulação da atividade sindical pelo Estado, foi inspirado
A Lei nº 4.214, de 2 de março de 1964, conhecida como Estatuto do Trabalhador Rural, foi produto de um contexto histórico marcado
O Estatuto do Trabalhador Rural foi instituído durante o governo de
Uma diferença importante entre a Terceira Revolução Industrial e as duas primeiras ocorridas anteriormente reside na constatação de que o produto final, no caso da Terceira Revolução Industrial,
No que se refere ao processo de ruptura do sistema colonial, assinale a alternativa correta:
De acordo com Boris Fausto (História do Brasil), qual dos fenômenos abaixo NÃO pode ser atribuído ao governo de Juscelino Kubitschek?
A revolução Industrial trouxe benesses à sociedade, mas, por outro lado, também trouxe uma série de problemas. Assinale a alternativa que aponta um desses problemas enfrentados pelos trabalhadores da época:
No que se refere à Revolução Francesa, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Napoleão Bonaparte assumiu plenos poderes por meio de um golpe de Estado.
II – O povo de Paris tomou a fortaleza de Bastilha.
III – O rei Luiz XVI tentou fugir da França, mas foi preso e, posteriormente, executado.
IV – O primeiro Estado foi proclamado em Assembleia Nacional.
V – A Revolução Francesa trouxe, num curto espaço de tempo, a paz interna e externa, bem como a melhoria das condições de vida para toda a população.
Leia o texto e responda à questão.
“A Chegada do acervo inicial da Real Biblioteca no Brasil foi concomitante com a chegada de D. João VI e sua corte ao Rio de Janeiro, como consequência da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Junto com a comitiva, desembarcaram cerca de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas."
Fonte: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico
Sobre a Biblioteca Nacional, podemos afirmar:
I- A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
II- É a maior biblioteca da América Latina.
III- Seu acervo está calculado hoje em cerca de dez milhões de itens.
IV- Sua origem remonta às coleções de livros de D. João I que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1810.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
“Jean-Baptiste Debret, o principal personagem da arte brasileira no século XIX, integrou a chamada Missão Artística Francesa e foi o maior articulador da fundação da Academia de Belas-Artes no Rio de Janeiro. Res-ponsável por formar a primeira geração de artistas brasileiros voltados à produção artística oficial."
(SPACA, 2006. p. 5).
Sobre Jean-Baptiste Debret, podemos afirmar:
I- Foi colega de Grandjean de Montigny e do pintor de paisagens Nicolas- Antoine Taunay.
II- Retratou Dom Pedro II no ápice do seu reinado, esta obra acompanha as ilustrações de sua “Viagem pito-resca e histórica ao Brasil".
III- Foi cenógrafo do Teatro da Corte.
IV- Debret observou os diversos personagens da sociedade brasileira, além dos índios e dos escravos.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto e marque a opção certa.
“Jean-François Champollion foi um egiptólogo e linguista francês do século XIX, responsável pela decifração da Pedra de Rosetta, a partir de inscrições contidas na peça. Foi a primeira vez que se alcançou o entendimento dos mecanismos da escrita egípcia, contribuindo-se para o estudo da cultura."
(PETERSON p. 16. 2017)
A Pedra Rosetta datada em 196 a.C possui registros em 3 parágrafos com o mesmo texto traduzido para três diferentes línguas, estas são:
“A campanha das Diretas ganhou uma dinâmica própria, com a presença tão grande e ecumênica nos comícios que era difícil desconsiderá-la ou desqualificá-la. A mídia liberal ficou dividida no começo entre sua fidelidade ao regime militar e o medo que as massas nas ruas sempre despertam nos mais moderados. Na Rede Globo, o “Jornal Nacional” mostrou a multidão na Praça da Sé como espectadores inofensivos numa grande festa para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, tentando despolitizar o sentido daquele evento grandioso e inédito. O jornal Estado de São Paulo foi comedido ao registrar o início da campanha. Já a Folha de São Paulo e a Rede Bandeirantes embarcaram nas Diretas Já: sem a censura prévia à imprensa, os fatos fizeram a notícia.” (NAPOLITANO, 2015, p. 18) De acordo com o texto do historiador Marcos Napolitano, pode-se inferir que
“Émile Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Pesquisador metódico e criativo, deixou um considerável número de herdeiros intelectuais. O sociólogo francês viveu numa Europa conturbada por guerras e em vias de modernização, e sua produção reflete a tensão entre valores e instituições que estavam sendo corroídos e formas emergentes cujo perfil ainda não se encontrava totalmente configurado. (...) Entre os pressupostos constitutivos da atmosfera intelectual da qual se impregnaria a teoria sociológica durkheimiana, cabe salientar a crença de que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável: a lei do progresso." (QUINTANEIRO, 2002, p. 67-68)
Com base no excerto acima, que relata a importância de Durkheim (1858-1917) para o nascimento e o fortalecimento da Sociologia enquanto ciência, pode-se afirmar que teriam influenciado a constituição de seu pensamento, principalmente,
As duas letras das músicas, textos I e II se referem, respectivamente, aos eventos históricos