São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem
A Revolução Cubana veio demonstrar que os negros estão muito mais preparados do que se pode supor para ascender socialmente. Com efeito, alguns anos de escolaridade francamente aberta e de estímulo à autossuperação aumentaram, rapidamente, o contingente de negros que alçaram aos postos mais altos do governo, da sociedade e da cultura cubana. Simultaneamente, toda a parcela negra da população, liberada da discriminação e do racismo, confraternizou com os outros componentes da sociedade, aprofundando o grau de solidariedade.
Tudo isso demonstra, claramente, que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia social. Ou bem há democracia para todos, ou não há democracia para ninguém, porque à opressão do negro condenado à dignidade de lutador da liberdade corresponde o opróbrio do branco posto no papel de opressor dentro de sua própria sociedade.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: A fonnação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999 (adaptado).
Segundo Darcy Ribeiro, a ascensão social dos negros cubanos, resultado de uma educação inclusiva, com estímulos à autossuperação, demonstra que
A lei dos lombardos (Edictus Rothari), povo que se instalou na Itália no século VII e era considerado bárbaro pelos romanos, estabelecia uma série de reparações pecuniárias (composições) para punir aqueles que matassem, ferissem ou aleijassem os homens livres. A lei dizia: "para todas estas chagas e feridas estabelecemos uma composição maior do que a de nossos antepassados, para que a vingança que é inimizade seja relegada depois de aceita a dita composição e não seja mais exigida nem permaneça o desgosto, mas dê-se a causa por terminada e mantenha-se a amizade."
ESPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1976 (adaptado).
A justificativa da lei evidencia que
Como o Massacre de Katyn e a farsa montada em torno
desse episódio se relacionam com a construção da chamada
Cortina de Ferro?
Cada um dos três séculos anteriores foi dominado por uma (mica tecnologia. O século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos que acompanharam a Revolução Industrial. 0 século XIX foi a era das maquinas a vapor. As principais conquistas do século XX se deram no campo da aquisição, do processamento e da distribuição de informações. Entre outros desenvolvimentos, vimos a instalação das redes de telefonia ern escala mundial, a invenção do radio e da televisão, o nascimento e crescimento sem precedentes da industria de informática e o lançamento de satélites de comunicação.
TANEMBAUM, Andrew S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A fusão dos computadores e das comunicações teve profunda influencia na organização da sociedade, conforme se verifica pela afirmação:
Sob o ponto de vista da política externa brasileira no século XX, conclui-se que
Relacionando as informações ao contexto histórico e geográfico por elas evocado, assinale a opção correta acerca do processo de formação socioeconômica dos continentes mencionados no texto.
Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é:
Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é
As terras brasileiras foram divididas por meio de tratados entre Portugal e Espanha. De acordo com esses tratados, identificados no mapa, conclui-se que
A análise das imagens e do texto acima reforça a
ideia de que
Texto 1
Assim, duplamente bloqueados, entre milhares
de soldados e milhares de mulheres — entre
lamentações e bramidos, entre lágrimas e balas —, os
rebeldes se renderiam de um momento para outro. Era
fatal. [...] Ainda que em fragmento, traçava–se curva
fechada do assédio real, efetivo. A insurreição estava
morta.
CUNHA, Euclides. Os sertões. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007,
p. 524 e 535.
Texto 2
Literatura distingue–se de História, pois,
enquanto a primeira não tem nenhum compromisso em
retratar ou reconstruir uma realidade para que seja válida
aos olhos de seus leitores, a segunda é, via de regra,
realizada para explicitar a confirmação da existência,
tanto do homem em si quanto de um fato histórico, de
uma nação, de um povo ou de um povoado. Todavia, há
vários episódios históricos que serviram de base a
narrativas literárias.
Disponível em:
A relação estabelecida entre os dois textos permite
inferir–se que o texto 1 descreve